GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Como Aprender Inglês Mais Rápido: 10 Dicas

Como Aprender Inglês Mais Rápido: 10 Dicas

O Inglês é uma língua divertida de aprender (aqui ficam 9 razões para que percebas o quão fixe é) e apesar de ser acessível e relativamente fácil de aprender, com 750.000 palavras e várias maneiras de dizer as mesmas palavras (ex: “lead”, “lead” e “lead”) e palavras diferentes que se pronunciam quase da mesma maneira (“heat” e “hit”; “ate” e “hate”, etc), até o melhor aluno pode ter dificuldades em aperfeiçoar o seu Inglês de forma rápida. E então, como aprender Inglês rápido? Pois eu estou aqui para te informar que, na verdade, não é assim tão complicado quanto pensas – desde que adoptes a estratégia certa.

Aqui ficam as nossas 10 dicas de como podes aprender Inglês mais rápido e aperfeiçoar esta maravilhosa língua in no time!

1. Lê Tudo O Que Possas Em Inglês

Literatura Clássica, livros de capa dura, jornais, websites, emails, o teu feed nas redes sociais, a caixa de cereais que tiras todos os dias do armário: se está em Inglês, lê! Vais extrair muito vocabulário novo desta forma. Isto ajudar-te-á a melhorar rapidamente qualquer língua, uma vez que a exposição a vocabulário novo e outro que já adquiriste antes dá-te exemplos em vários contexto, o que por sua vez serve para reforçar estas palavrinhas na tua cabeça. Por outro lado, aprender novas palavras e expressões é essencial para construíres um vocabulário vasto, especialmente numa língua como o Inglês, que contém tantas palavras! No entanto, não te limites a ler e andar para a frente – depois disto tens que…

2. Conscientemente, Tomar Nota Do Novo Vocabulário

Esta dica é um clássico por alguma razão: funciona! Quando aprendes o que quer que seja, parece que nunca mais o vais esquecer porque o entusiasmo é tanto que não paras de repetir a palavra, expressão ou conceito. Mas acredita em nós, nem tudo é fixado logo às primeiras. Para que consigas combater isto, cria o hábito de andar sempre de caderno atrás ou com o teu smartphone para que possas usar o Evernote ou algo semelhante. Sempre que ouvires uma nova expressão ou palavra anota-a no contexto em que a ouviste: ou seja, escreve-a numa frase e com o seu significado anotado. Isto vai fazer com que poupes tempo, uma vez que não vais ter dúvidas sobre o que ela significa um dia mais tarde.

3. Fala Com Humanos de Pele e Osso

Para que serve uma língua senão para comunicar? Claro que nós, enquanto humanos, torná-mo-nos experts em comunicar sem termos que abrir a boca – obrigado Whatsapp! – mas quando no final de contas, está provado que se aprende uma língua muito melhor ao praticá-la em conversação (melhor do que escrever ou ler o que quer que seja). Pensa em quantas vezes é que ouviste pessoas a dizer que conseguem perceber Inglês mas que não conseguem falar. Muitos destes pseudo-falantes de Inglês tornaram o acto de falar a língua num bicho de sete cabeças e formaram uma barreira linguística tão grande que só serve para criar problemas desnecessários. Não sejas essa pessoa. Procura pessoas nativas com quem possas comunicar informalmente, inscreve-te num curso, ou participa em aulas online. Esta é uma ótima maneira de aprender Inglês mais rápido.

4. Subscreve Podcasts Ou Canais de YouTube em Inglês

Gostas de humor? Política? Blogging? Culinária? Com canais que cobrem todos os tópicos que possas imaginar, existe sempre um canal de YouTube ou um Podcast em Inglês para ti! Subscreve alguns e ouve-os enquanto conduzes ou enquanto fazes o teu caminho para a escola ou para o trabalho. De início, podes achar os sotaques nativos difíceis de perceber, mas sê consistente e começarás a percebê-los mais cedo do que pensas (de certeza que vais aprender imenso vocabulário novo).

Preferes séries? Nós temos as melhores séries para aprender inglês.

5. Viaja Para o Estrangeiro

Se existir alguma maneira mais eficiente de aprender Inglês do que viver e estudar num país onde esta seja língua oficial (Inglaterra, Estados Unidos, Canadá…), nós adoraríamos saber! Não é nenhum segredo que o Inglês é a língua mais falada à volta do mundo, com uma longa lista de países para escolheres. Poderás escolher o teu ambiente de aprendizagem de eleição baseado no hemisfério, tempo ou cidade preferida. Austrália, Nova Zelândia, Reino-Unido, EUA, Canadá e África do Sul são apenas alguns dos que podes escolher.

6. “Usa” Os Teus Amigos

Tens amigos que façam publicações online, em Inglês? Não passes por eles: aproveita e “scaneia” bem tudo o que eles partilham e compromete-te a explorar um ou dois por dia. Podem ser desde notícias, artigos de revista, vídeos, podcasts, posts de blog, canções ou outra coisa qualquer: se é em Inglês e o tópico te interessa, vai ser útil para a tua aprendizagem!

7. Faz Muitas Perguntas

A curiosidade pode ter matado o gato, mas também lançou o estudante de línguas num caminho bem mais rápido para alcançar fluência linguística! Enquanto aprenderes Inglês vais, sem dúvida, acumular uma quantidade enorme de dúvidas. Não deixes que a preguiça ou timidez te impeçam de as esclareceres – sê curioso e esclarece-as assim que possas. Se estás inscrito num curso, pergunta aos teus professores (afinal é para isso que lá estão). Se estiveres a aprender uma língua sozinho, não te preocupes: procura respostas para todas as tuas perguntas em blogs ou websites de línguas, junto de outros alunos ou em fóruns. Vais ficar contente por o teres feito.

8. Aprende Com As Estrelas

Escolhe um actor ou cantor nativo que gostes e vê os seus filmes ou ouve a sua música. Depois disso, procura entrevistas que eles deram online – ah e vê-as, claro! Vê a primeira vez para ficares com as mensagens principais e depois toma nota de expressões e palavras interessantes que tenhas ouvido. A gíria, histórias, humor e anedotas que saem destas entrevistas vão, certamente, trazer-te bastante material com que podes trabalhar.

9. Começa Com o Que Realmente Precisas

Os teus estudos de Inglês vão, sem dúvida, mais longe se estiveres constantemente a lembrar dos teus motivos pelos quais queres aprender esta língua. Vais participar num intercâmbio académico? Então foca-te no vocabulário relacionado com os teus estudos. Tens uma conferência internacional fora do país? Estuda algumas maneiras de iniciar conversação em Inglês e usa-as com os restantes participantes. Queres fazer um Gap Year? Parece-nos que vocabulário de viagem e turismo serão a tua Bíblia. Se te queres “atirar aos lobos” e estás com as expectativas demasiado elevadas, o mais provável é acabares confuso e esgotado, sem vontade de continuar a apostar nos estudos. O que nos trás para o último ponto:

10. Não Esfregues Sal Na Ferida

Quando começares a sentir que não estás a progredir – o que acontece a, literalmente, a todas as pessoas que aprendem uma língua – não digas “Eu não sei falar Inglês” ou “Eu nunca vou conseguir aprender isto”. Na verdade, bane essas frases do teu vocabulário. Só servem para te tirar o foco do objectivo principal para estares a aprender esta língua. Além disso, impedem-te de te aperceberes do quanto estás a progredir. Em vez disso diz, “Estou a aprender Inglês e a melhorar um bocadinho todos os dias”; “Nem sempre é fácil mas vale a pena”; ” Estou muito melhor do que estava há 6 meses atrás” e outras frases para nunca voltares a olhar para um fatia do bolo, em vez de para o todo. Assim fica fácil aprender Inglês mais rápido.

Não estás certo sobre que língua aprender? Nós temos uma lista de línguas que deverias ponderar estudar.

Aprenda Inglês Com a EFSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.

Sabe mais