GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Como falar Inglês em 10 passos simples

Como falar Inglês em 10 passos simples

Aprender a falar Inglês com confiança é super importante para qualquer pessoa que esteja a aprender a língua. Simplesmente não há nada que substitua usar as tuas competências linguísticas para comunicar em tempo real na vida real – e não há nada mais divertido. Independentemente do teu nível, aqui vais descobrir como falar Inglês com mais confiança e mais rapidamente.

Descobre os 10 simples passos para um caminho de sucesso:

1. Imita

Quando a maioria das pessoas pensa em aprender Inglês, pensa numa pilha de livros, em memorizar listas e estudar com cartões. Tudo isso é útil à sua maneira e não deve ser ignorado. No entanto, muitas pessoas esquecem-se – ou evitam lembrar-se – do lado ativo da aprendizagem de uma língua – explorar, jogar, ouvir e repetir.

Estudos comprovam que a imitação é uma das melhores formas de melhorar as tuas capacidades numa língua. Ouvir os outros e repetir o que eles dizem e como o dizem – incluindo entoação, emoção e a escolha de palavras – é uma das formas mais eficazes e divertidas de fazer progressos. É por isso que estudar no estrangeiro é a melhor e mais rápida maneira de evoluires rapidamente numa língua

2. Evita aprender palavra por palavra

Estás cansado de memorizar listas de verbos e de sentir que ainda não consegues falar com confiança? É a altura de mudares de estratégia. Desta vez, aprende expressões completas – isso chama-se aprendizagem por partes.

Pensa nas expressões novas como uma unidade que não podes separar. Escuta e repete. Por um momento, esquece a gramática e o significado de cada palavra até a expressar te parecer natural.

Sê prático e “copia e cola” as expressões que ouves sem criar obstáculos desnecessários. Isso pode significar aprender uma expressão como “I need water” como um todo, em vez de traduzir palavra por palavra e aprender a conjugar o verbo “to need” antes de o fazer.

3. Usa logo o que aprendeste

Se há algo que o teu cérebro gosta é de sentir-se útil. Os nossos cérebros não gostam de perder tempo com informações que não usamos. (Talvez seja por isso que te estás sempre a esquecer das palavras em Inglês que aprendeste ontem!)

Tens aqui uma dica: mesmo que estejas sozinho no quarto, a primeira coisa que deves fazer quando vês uma expressão ou palavra nova em Inglês é lê-la em voz alta imediatamente. Repete-a várias vezes até conseguires dizê-la sem olhar para o papel. Se escreveres três frases em que uses esta palavra nova, melhor ainda. Este é o momento em que paras de memorizar e começas a usar o Inglês!

4. Sê ator

Os atores têm uma missão: estudar um texto e fazer as pessoas acreditar que aquele texto é real. Eles fazem isso recorrendo ao uso de emoção, exagero, repetição e prática. Então, porque não te inspiras nos teus atores preferidos e fazes o mesmo?

Podes fazer um jogo. Quando estiveres sozinho, pega num pedaço de papel e escreve uma expressão em Inglês – uma qualquer que queiras aprender. Depois, tenta lê-la até a conseguires dizer sem olhar para o papel. O próximo passo é tentar dizê-la com emoções diferentes. Não tenhas medo de exagerar! Passado um pouco, vais-te habituar ao som da expressão sem sequer dar por isso.

5. Ouve os outros à medida que falas

Muitos estudantes de Inglês têm dificuldade em falar por três razões: ficam com vergonha da sua pronúncia estrangeira, não se lembram de palavras-chave quando precisam e não conseguem perceber bem quando alguém fala com eles, o que leva a situações constrangedoras.

Solução: expõe-te ao máximo de músicas(vê a nossa playlist aqui), séries (a nossa lista de séries do Netflix), documentários, sotaques e conversas que conseguires. Isso vai ajudar-te a compreender os sons do Inglês de diferentes países e a forma como é falado por várias pessoas.

Bónus – ao fazeres isso, vais perceber que muitos estrangeiros pelo mundo têm sotaques mas, ainda assim, são facilmente compreendidos pelos falantes nativos e conseguem comunicar com eficiência. Por isso… porque não hás de conseguir? Um sotaque estrangeiro não é o fim do mundo – é apenas a prova de que tiveste a coragem suficiente para aprender algo novo!

6. Ouve-te a ti mesmo e obtém um feedback de quem fala a língua de forma nativa

Alguns estudantes de Inglês são tão tímidos e nervosos que adiam falar a língua por tempo indeterminado. Depois de meses de estudo, percebem que nunca se ouviram a si próprios a falar. É essencial que comeces a praticar frases básicas desde o primeiro dia em voz alta. Ouve-te a ti mesmo. Ouve como soa o Inglês quando falas.

Uma boa forma de começar é gravares-te a ti próprio a ler textos simples. Isso ajuda-te de duas maneiras. Primeiro, começas a sentir-te confortável com o som do Inglês que sai da tua boca. Segundo, podes guardar as tuas gravações para verificares o teu progresso no futuro e veres como tem sido fantástico!

É essencial arranjares alguém para te dar um feedback da tua expressão oral – o ideal seria um falante nativo. Uma das formas mais eficazes de fazer isso é a estudar Inglês num país em que se fala Inglês, e assim vais ter um feedback contínuo – nas aulas, enquanto estiveres a fazer compras, na cidade, e até mesmo da tua família de acolhimento. Aprender através da imersão é extremamente eficaz porque torna a tua vida inteira numa oportunidade de aprendizagem – e quanto mais usares o teu Inglês num ambiente natural, com falantes nativos com os mais variados estilos de vida, mais rápido vai ser o teu progresso.

Se não conseguires fazer isso, obtém um feedback contínuo do teu professor local, explicador ou outro qualquer falante nativo de Inglês que conheças.

7. Torna-te visual

“A aprendizagem visual é muito eficaz – e está cada vez mais popular. Procura séries em que, as imagens associadas a palavras, nos ajudam a relembrar de forma muito mais eficiente, o que significa que teremos menos dificuldade em falar.”

Da próxima vez que te quiseres lembrar de uma expressão nova, usa uma das tuas próprias fotografias ou procura uma imagem no Google para representar este vocabulário. Escolher as tuas próprias imagens para um flashcard ou um caderno é a chave para te lembrares destas palavras da próxima vez.

8. Narra a tua vida

O teu cérebro tem mais facilidade em lembrar-se de vocabulário novo se o aplicares à tua própria vida e o tornares o mais pessoal possível. Por esta razão podes pegar numa expressão que aprendeste recentemente e perguntar a ti próprio: “Como é que eu posso usar esta expressão na minha vida? Em que contextos me imagino a usar isto?”

Isto tem 2 benefícios: primeiro, vais sentir que a tua aprendizagem é útil e evitar frustrações. Segundo, vais tornar a tua vida mais fácil, porque, da próxima vez que tiveres de falar sobre ti, as tuas memórias e as tuas experiências, vais estar preparado porque já praticaste.

9. Começa a cantar

A ciência já provou que a parte do nosso cérebro que se liga à música também está ativa quando processamos a língua. Os estudantes de Inglês que ouvem músicas em Inglês com frequência, tendem a ter uma pronúncia melhor e a perceber melhor as outras pessoas a falar – o Inglês soa-lhes de forma mais natural.

Cantar é uma forma fantástica de estares de bom humor e melhorares o teu Inglês ao mesmo tempo. Da próxima vez que encontrares uma música de que gostas, procura a letra na internet e lê-a ao mesmo tempo que ouves a música. Depois, canta a canção ao mesmo tempo. Presta atenção à forma como as palavras são pronunciadas e imita aquilo que ouves da forma mais parecida possível. Vais dar por ti a cantar sem sequer precisar da letra.

Este é um dos melhores sites para praticares letras de músicas.

10. Estabelece as tuas prioridades

Se perguntares a alguém: “Porque estás a aprender Inglês?”. As respostas vão ser diferentes mas a maioria vai dizer: “porque eu quero um emprego melhor”, “porque eu quero mudar-me para Londres”, “porque a minha namorada fala Inglês”, ou “porque adoro Inglês”.

No entanto, acreditas que ias ouvir alguém responder: “eu quero falar Inglês porque quero ser perfeito”? Provavelmente não. Lembra-te sempre que a tua prioridade deve ser uma comunicação eficiente e não a perfeição. Foca-te em transmitir a tua mensagem, e isso significa falares o máximo que conseguires e logo que possível.

Aprender Inglês a sério é no estrangeiro!Descobre aqui os nossos destinos de língua inglesa!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.

Sabe mais