GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Desististe da universidade – e agora? 10 coisas a fazer para dar a volta

Desististe da universidade – e agora? 10 coisas a fazer para dar a volta

Já estavas preparado para ser o dono da universidade. As coisas começaram bem, mas depois, o impensável aconteceu e agora estás de volta à estaca zero. Se foste forçado a sair ou desistir, provavelmente estás a sentir-te um pouco confuso e frágil. Mas antes de te esconderes debaixo dos cobertores e jurares nunca mais falar com ninguém, ouve isto: Tu não és a primeira pessoa a quem os estudos não correram como o planeado – e não serás, certamente, a última. E apesar de te poderes sentir apanhado de surpresa pelas tuas novas circunstâncias, não és nenhum falhado por causa disso. Na realidade, muitos empresários famosos, donos de empresas e funcionários felizes não são licenciados e ainda assim construíram uma vida plena de realizações.

Aqui tens dez coisas que podes fazer para dar a volta mais rapidamente e pores a tua vida de novo nos eixos:

1. Respira

É isso mesmo: inspira e expira, inspira e expira. Se começares a entrar em pânico, começa de novo. Apesar de parecer demasiado simples e até parvo, tempos de agitação e mudança são momentos perfeitos para manter o controlo. Estar atento ou ciente dos teus pensamentos no presente, mantém-te focado, acalma-te e impede a tua mente de pensar em milhares de coisas ao mesmo tempo

2. Lembra-te daquilo que aprendeste

Mesmo que não te tenhas licenciado, o tempo que estiveste na universidade deu-te um monte de capacidades. Pensa em quando começaste e o quão ignorante provavelmente te sentias. E agora? Bem, aprendeste a viver longe de casa. Quebraste o gelo ao falar com estranhos. Fizeste planos. Procuraste e encontraste informação. Cozinhaste para ti próprio. Descobriste uma nova cidade. E muitas outras coisas. Tudo isso são conquistas das quais te deves orgulhar!

3. Faz-te à estrada

Tira esse passaporte, o mundo está à espera. Viajar permite-te fugir da vida quotidiana, deixa-te longe das perguntas da tua família e dos teus amigos sobre o que aconteceu com os teus estudos e deixa-te experimentar outras culturas, comidas, paisagens e formas de vida. Mas para onde deves ir? Encontra inspiração em blogues, nas redes sociais, a falar com amigos, rabiscando ideias num pedaço de papel ou simplesmente girando um globo e parando-o à sorte. Não há realmente um botão melhor para reiniciar do que algumas semanas (ou meses) fora.

4. Aprende uma língua

Estudar na universidade requer comprometimento e tempo. Lá porque agora não é possível dedicares-te aos teus estudos universitários, não quer dizer que sejas incapaz de te comprometer com qualquer outra coisa. Aprender uma língua é uma ótima forma de usares o tempo que tens agora enquanto continuas a planear o teu futuro. Ao teres aulas, vais conhecer pessoas novas, vais dar a ti próprio um propósito, vais redescobrir a disciplina e adquirir uma nova competência incrível que poderá ser aplicada nos teus estudos e empregos futuros. Um passo ainda maior é combinar a aprendizagem de uma língua e viajar, fazendo um curso no estrangeiro. Quanto à língua a escolher: chinês, árabe, espanhol, alemão e francês são excelentes opções.

5. Aprende qualquer coisa!

Fotografia, cozinha, codificação, design gráfico, costura, carpintaria, pintura, escalada, surf, música, e por aí fora. Faz uma aula de alguma coisa – qualquer coisa – para melhorar o teu estado de espírito, reganhar confiança e desafiares-te a ti mesmo com algo novo. Quem sabe até podes descobrir uma nova paixão no meio desse processo?

6. Recupera um passatempo antigo

Durante o secundário e a universidade, os nossos passatempos são muitas vezes postos de lado em detrimento de trabalhos e preparações para os exames. Isso é totalmente compreensível, no entanto, a vida sem interesses fora dos estudos e do trabalho pode ser enfadonha. Agora tens tempo para preencher. Recuperar um passatempo antigo pode ser uma ótima forma de usares o teu tempo para relaxares, fazer novos grupos e sonhar com possibilidades para o futuro.

7. Começa um pequeno negócio

Todas estas aulas e esta recuperação de passatempos provavelmente vai deixar a tua criatividade fluir! Porque razão não aproveitar essa energia e combiná-la com uma pitada de empreendedorismo? Pronto! És o orgulhoso novo dono da ideia de uma nova marca de uma pequena empresa. Quer a tua ideia envolva trabalhar como freelancer, vender produtos caseiros, planear eventos ou algo completamente diferente, há centenas de blogues e grupos online que te podem ajudar a definir o teu ângulo e os passos que deves seguir para encontrar clientes. Não será necessariamente rápido, mas, com tempo e dedicação, vais dar por ti a trabalhar parcialmente ou a tempo inteiro para ti mesmo!

8. Faz voluntariado

Encontra um objetivo e orgulha-te de ti próprio ao fazeres voluntariado por uma causa nobre. Há imensas instituições de caridade e organizações de ajuda a precisar de apoio, por isso escolher em qual vais ser voluntário é a tua primeira tarefa. Começa por pensar naquilo de que gostas. Pode ser direitos dos animais, ambiente, educação, acabar com a pobreza ou encontrar a cura para uma doença. Os voluntários podem encontrar oportunidades nas suas cidades e países ou num país estrangeiro. Alguns anúncios procuram até mesmo alguém para um longo período de tempo, o que quer dizer que poderias viver e fazer voluntariado noutro país durante várias semanas ou meses.

9. Procura um trabalho a part-time

Ganhar dinheiro aumenta a sensação de independência, o que por sua vez aumenta a auto-estima. Melhora o teu CV (certifica-te que incluis as competências que adquiriste na universidade, as tuas experiências de voluntariado e associações a que pertenceste) e consegue um part-time. Dependendo do tipo de trabalho que estás à procura, podes candidatar-te através de agências de recrutamento ou diretamente na entidade empregadora. Dica extra: Se estiveres à procura de um emprego num hotel ou em lojas, toma em atenção que muitos diretores valorizam o esforço de ires até ao escritório apresentar-te.

10. Fala com um conselheiro de carreira

Se começares a sentir que gostavas de voltar para a universidade, considera visitar um conselheiro de carreira primeiro. Ele vai ajudar-te a definir o teu objetivo para o futuro e escolher um curso que te dê proveito. Nunca é tarde demais para recomeçar!

Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me