GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 DICAS PARA ESCREVER UMA BOA CANDIDATURA DE EMPREGO

10 DICAS PARA ESCREVER UMA BOA CANDIDATURA DE EMPREGO

Escrever uma boa candidatura de emprego, com currículos e cartas de apresentação, é difícil. Escrever uma boa candidatura de emprego noutra língua é ainda mais difícil. Mas achamos que saíres da tua zona de conforto para seguires os teus sonhos de trabalhar no estrangeiro é fantástico (e merecedor de toda a agonia de escrever a uma boa candidatura de emprego), e por isso estamos aqui para te ajudar (literalmente) a chegares lá.

A maior parte dos trabalhos começa com uma boa candidatura de emprego e todas as boas candidaturas são precedidas de pesquisa e mais pesquisa – este artigo útil pode ser um bom ponto de partida. Depois, algumas destas dicas ajudam a fazer o resto:

1. DISTINGUE O TEU RESUME DO TEU CURRÍCULO

Apesar das palavras serem usadas com a mesma conotação em Inglês, um resume e um CV não são a mesma coisa.

O teu CV é uma lista detalhada da tua carreira, educação e conquistas – e este inclui (quase) tudo o que já fizeste e não varia para diferentes candidaturas. Se um currículo fosse uma longa metragem sobre a tua carreira, o resume seria o trailer: É muito mais curto – preferivelmente uma, mas nunca mais do que duas páginas – e muda, porque tens que o adaptar ao emprego a que te estás a candidatar. O resume basicamente só menciona as capacidades e conquistas que são importantes para um determinado trabalho e deve dar ao empregador uma visão geral de quem tu és e do que podes trazer de novo para a empresa.

2. E CERTIFICA-TE QUE SABES QUANDO USAS UM E OUTRO

Mas espera, há mais – estes dois documentos são ainda usados de diferentes maneiras pelo mundo: de acordo com o Undercover Recruiter, os norte-americanos normalmente preferem resumes (a não ser que seja pedido o CV ou que te estejas a candidatar para um emprego com pesquisa orientada), enquanto que empregadores no Reino Unido, Irlanda, Europa e Nova Zelândia normalmente pedem apenas o CV. Para tornar tudo mais fácil, os Australianos, Indianos e Sul-Africanos usam o termo permutável e, regra geral, os resumes são preferidos no setor privado, ao passo que os CVs são usados para cargos públicos. Contudo, é melhor perguntar (ao departamento de Recursos Humanos ou a um amigo) quantos detalhes deves fornecer.

3. ESCOLHE A LÍNGUA CORRETA

Faz a candidatura na língua em que o anúncio de emprego está. Podes sempre adicionar uma versão traduzida se a língua do anúncio não é a nativa do país. (Por exemplo, se responderes a um anúncio em Inglês na Alemanha, podes adicionar ambas a versão Inglesa e Alemã, mas a Inglesa terá prioridade). Também podes ter perfis de LinkedIn em diferentes línguas e enviar o link em vez de outro documento qualquer.

4. PERSONALIZA, PERSONALIZA, PERSONALIZA

Adapta sempre a tua candidatura ao país, emprego e empresa – se tiveres uma candidatura fantástica que demonstra que fizeste pesquisa, pode ser que escapes com alguma falha ou informalidade que estejam presentes. Seleciona apenas as partes melhores e mais relevantes do teu CV para o teu resume ou carta de apresentação, e edita, apaga e rearranja sem piedade para conseguires agarrar o leitor/recrutador.

5. SÊ SINCERO NO TEU VISTO DE TRABALHO E NAS TUAS CAPACIDADES LINGUÍSTICAS

Adiciona o estado do teu visto e não te esqueças de mencionar de que tipo este é. Não escondas ou deixes esta informação de fora porque o recrutador vai acabar por descobrir, por isso poupa-lhes tempo e sê honesto sobre a tua situação. O mesmo se aplica às capacidades linguísticas: se indicaste que és fluente numa língua, os falantes nativos saberão imediatamente se isso é verdade. Este não é o tipo de coisa que possas aproveitar para enganar ou exagerar.

6. SEGUE AS ORIENTAÇÕES FOTOGRÁFICAS PEDIDAS

Juntar uma foto com uma aparência profissional e alta resolução de imagem à tua candidatura nem sempre é uma boa ideia. Nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Austrália nunca deves adicionar uma fotografia. Na Alemanha e em França, tens sempre que adicionar uma fotografia. É importante que faças uma pesquisa neste campo – muitas das candidaturas são logo descartadas porque não seguem estas regras. (Isto não é porque não sejas fotogénico, mas porque por razões legais, os empregadores não se querem arriscar a ser acusados de discriminição baseada na aparência). Se não tens a certeza se deves por foto ou não, podes sempre adicionar o URL do teu LinkedIn (personalizado) ao cabeçalho do teu resume – deste modo, o recrutador/gestor de recursos humanos sempre pode consultar e ficar a saber.

7. CONHECE O DERRADEIRO ATALHO PARA OS PAÍSES EUROPEUS

Se queres trabalhar na Europa, não tens propriamente que reinventar a roda para te candidatares aos empregos: dá uma vista de olhos no Europass, uma ferramenta online que te vai ajudar a teres todos os documentos necessários para mostrar as tuas capacidades e qualificações de uma maneira fácil de perceber que ainda inclui modelos para editares o teu CV e a tua carta de apresentação.

8. TOMA ATENÇÃO AOS PEQUENOS DETALHES

Quando fazes pesquisa, toma especial atenção aos detalhes que podem saltar à vista numa candidatura mesmo antes de alguém sequer ler as tuas conquistas ou experiência. Na Alemanha, por exemplo, tens que assinar o teu nome e a data no final do documento. No Japão, tens que preencher (e às vezes à mão) um rirekisho, um resume Japonês com regras muito estritas, ou um shokumu keirekisho que mostra a tua experiência de trabalho. Em muitos países Europeus, é esperado que partilhes a tua data de nascimento, estado civil e até o número de crianças, o que seria um autêntico motivo para nem sequer olharem para o teu currículo nos Estados Unidos (por isso não o faças!). Outros detalhes importantes que são diferentes de país para país são a inclusão (ou omissão) de um objetivo de carreira, referências, resultados escolares (convertidos), e o número de documentos que deves enviar juntamente com a tua candidatura.

9. ACERTA NOS NÚMEROS

Vamos focar-nos em mais detalhes: vais marcar mais pontos se juntares o código telefónico do teu país ao teu número de telefone e até por mencionares a diferença horária. O mesmo se aplica ao escolheres a data correta (ordem mês, dia, ano) e escolher o formato correcto do papel (em caso de a candidatura ser impressa). Isto mostra que fizeste o trabalho de casa e que és realmente tão perfecionista como dizes ser.

10. PEDE AJUDA

Uma boa candidatura de emprego merece sempre toda a verificação gramatical e revisão que possas fazer. Se puderes, pede que um falante nativo, que saiba uma coisa ou duas de gramática, estilo literário e candidaturas, para dar uma vista de olhos nos documentos. Se te queres candidatar a um emprego num determinado país e estás determinado a fazer o que for preciso, contratar um escritor profissional de resume é capaz de ser um bom investimento.

Candidata-te a um estágio no EstrangeiroSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me