GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Como salvar o teu verão!

Como salvar o teu verão!

Quais são os teus planos para o Verão? Maior parte das pessoas já tem as férias todas planeadas por esta altura e tu provavelmente também. Os locais estão mapeados, os quartos reservados e os bilhetes de avião prontíssimos para partir. Mas às vezes as coisas não correm como queremos. Circunstâncias inesperadas, mudanças de planos e cancelamentos de última hora podem deitar tudo a perder.

Aqui estão formas de salvar o Verão no caso das coisas não parecerem muito bem encaminhadas:

1. Os teus planos foram por água abaixo

Tinhas as tuas férias todas planeadas. Conseguiste um ótimo preço nos voos, o hotel parecia algo tirado de um filme e tens um horário planeado ao detalhe. Mas tudo volta à estaca zero no último minuto quando algo inesperado acontece – os teus companheiros cancelam, ficas doente à última da hora ou as tuas finanças sofrem um impacto inesperado pouco antes de tudo começar.

Como resolver isto: sabe os teus direitos e tem sempre um plano de reserva. Se tiveres que cancelar voos ou reservas de hotéis à última da hora, o que é que acontece? Tens seguro de viagem que cubra estas coisas em caso de doença ou fizeste uma reserva de quarto que pode ser cancelada? Descobre o que está coberto pelo seguro e o que podes pedir de volta. Tem também um plano B. É muito mais fácil salvar o teu Verão ao teres alguns sítios alternativos fixes a que possas ir em mente. Talvez possas tu próprio reservar um voo mais barato de última hora para outro destino, ou talvez possas fazer uma viagem de carro até um destino mais próximo. Mantém-te flexível nos teus planos e vais ter um verão fantástico aconteça o que acontecer.

2. Há momentos em branco nos teus planos

A vida tem os seus altos e baixos e às vezes tem momentos em branco onde o tédio começa a instalar-se – talvez os teus amigos estejam entretidos a fazer as suas próprias coisas.  Quando tens um espaço livre nos teus planos que precisas de preencher com algo mais cativante do que empaturrares-te em vídeos da Kimmy Schimdt ou perderes-te em temporadas no Netflix , é tempo de olhares para lá daquilo que te rodeia no dia a dia.

Como resolver isto: Se tiveres momentos mais mortos ou em que não tens nada planeado e não sabes o que fazer, porque não usar esse tempo para fazer algo que te vai ser útil no futuro? Aproveita este tempo e faz algo tipo ires numas férias inteligentes e adquirires novas skills (como habilidades linguísticas) enquanto te divertes numa nova cidade.

3. Não fizeste um plano de férias

Idealmente, planeias as tuas férias de Verão antecipadamente, mas às vezes o teu calendário tem uma aberta e encontras a oportunidade perfeita para uma viagem de Verão. Decidiste à última da hora que queres fazer uma viagem, mas visto que é a época alta, estás em dúvida sobre o que fazer?

Como resolver isto: Passar a época alta em casa numas férias mais caseiras e fazer a viagem após essa época. Apesar de isto depender do orçamento que tens para viajar, pode ser inteligente viajar quando todos os outros não o estão a fazer. Na Europa e em muitos outros cantos do mundo as coisas começam a acalmar por volta do meio-final de agosto; os voos ficam mais acessíveis, há mais alojamentos livres e tipicamente consegues evitar a pressa e o turismo comum dos primeiros meses de Verão.

4. Estás apenas a fazer coisas que já fizeste antes

Os favoritos estão lá por alguma razão. Não há nada de errado em viajar para locais em que já estiveste e fazeres só as tuas atividades favoritas enquanto lá estás. Mas às vezes aquilo que parece um favorito confortável quando é reservado em janeiro pode dar-te segundos pensamentos quando se aproxima a data da partida.

Como resolver isto: Mudar os planos. Uma maneira fácil de fazer isso é mudar as atividades que ias fazer, mas se ainda tiveres tempo para refazer os teus planos, vai explorar uma parte do mundo com a qual estás genuinamente curioso. Quer seja Paris ou Playa Tamarindo, uma semana apenas pode ser suficiente para criar memórias incríveis. Vais tirar muito mais das tuas férias se as passares a aproveitar e a conhecer uma nova gastronomia, cenário e a ouvir uma nova língua diariamente.

Planeia as tuas férias em cima do joelho connosco!Sabe mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro

Sabe mais