5 razões para aprender Italiano

O Italiano é uma língua bonita e útil. E eu não digo isto só por ser italiana, mas porque é a língua da comida, do amor, da música e da arte. 63 milhões de pessoas em todo o mundo falam Italiano como a sua língua nativa. Está no 23º lugar na lista de línguas mais faladas do mundo. Não só é a língua oficial de Itália, mas também uma das línguas oficiais da Suíça, partes da Croácia e da Eslovénia. Podemos encontrar Italianos em todo o lado! Há imensas razões para aprender Italiano!

Há falantes de Italiano a viver em quase todos os quatro cantos do mundo. Se também és apaixonado por fazer amizades e te relacionares com pessoas num dos países mais bonitos e mais visitados do mundo, então aprender Italiano é a escolha certa para ti. Além disso, quem não quer aprender aqueles gestos que caracterizam a linguagem italiana?

Se ainda não te convenci, deixa-me partilhar contigo mais algumas razões para aprender Italiano:

1. Localização

A Itália é um destino que não requer introdução, visto que é difícil encontrar outro país tão diverso e multifacetado. A Itália é o quinto país mais visitado do mundo: recebe 46 milhões de visitantes estrangeiros anualmente. Além disso, é a casa de mais lugares declarados Património da Humanidade pela UNESCO do que qualquer outro país. A Itália tem muito para oferecer: ruínas antigas, museus magníficos, ótimas praias e maravilhosas paisagens naturais.

Além disso, é a casa de cidades de cortar a respiração como Roma, Veneza, Florença e charmosas vilas no Sul tais como Amalfi, Ravello, Sorrento e Positano. Nunca te vais aborrecer em Itália; cada região é como um pequeno país à espera de ser descoberto e adorado.

2. Comida

Aprender Italiano é desculpa perfeita para impressionares os teus amigos e família quando fizeres o teu pedido num restaurante italiano. Como todos nós sabemos, a Itália é conhecida pela sua gastronomia e por ser o berço da pizza, pasta, ragù e gelato. Os chefes de cozinha italianos dependem da qualidade dos ingredientes em vez da preparação elaborada.

Os ingredientes e os pratos podem variar de região para região, especialmente entre o norte e o sul, e é isso que faz a comida italiana tão variada e incrivelmente rica. Por isso, aprender italiano vai ajudar-te a perceber o que estás realmente a comer. Além disso, também podes fazer novos amigos italianos e, se tiveres sorte, ser convidado para ir à casa deles comer uma refeição caseira feita pelas suas avós!

3. É a língua do amor, da música e da arte

“Nenhuma língua foi alguma vez mais consagrada para exprimir as emoções humanas”. É o que diz a Julia Roberts no filme ‘Comer, Orar, Amar’. A distribuição rítmica das consoantes e vogais contribui para o som ritmado, que leva os falantes não nativos a dizer que o Italiano soa cantado.

Aprender Italiano vai-te permitir ler a obra prima de Dante Alighieri, a Divina Comédia, e perceber as palavras da ópera tradicional de Pavarotti. Não precisas de ser um grande fã de música clássica e de ópera – todos nós conhecemos pelo menos um compositor de origem italiana que deixou a sua marca na música e na história da arte. A identidade italiana manifesta-se através da arte e da música, com galerias incríveis, monumentos deslumbrantes e esculturas e teatros icónicos.

4. As pessoas

Vamos encarar a realidade, também vale a pena visitar a Itália pelas pessoas. Os italianos falam alto, são obcecados pela comida, são amigáveis e falam com muitos gestos. A cultura italiana baseia-se na importância da família e do amor. Por isso, podes sempre contar com os italianos para fazer amizades – eles são muito extrovertidos e por isso torna-se fácil estabelecer relações com eles. Isso vai dar-te a oportunidade de praticares o teu Italiano no melhor cenário possível.

Além disso, aprender Italiano dá-te um avanço em termos da aprendizagem de outras línguas românicas como o Espanhol, o Português e o Francês. O vocabulário da língua italiana é mais parecido com o Francês. No entanto, os tempos verbais são mais semelhantes aos do Inglês.

5. Il dolce far niente

Aprender Italiano significa mergulhar na cultura italiana. Um dos aspetos da cultura Italiana é desfrutar da “dolce far niente”. Esta expressão demonstra o quão belo pode ser, não fazer nada.

A cultura italiana é sobre desfrutar da vida o máximo que se puder. Coisas como beber café no bar depois do almoço e falar com as pessoas sentadas ao teu lado ou andar pela cidade a comer um gelato e a contemplar a beleza da vida – são só dois dos exemplos da doce ociosidade italiana.

Possuir a capacidade de te expressares noutra língua abre a tua mente e abre também muitas portas. Aprender italiano não é só sobre acrescentar uma nova língua ao teu CV. Aprender italiano significa descobrir a cultura rica e a beleza de Itália e tudo o que esta tem para oferecer.

Escolhe uma destas razões para aprender Italiano e lança-te nesta aventura!

Aprende Italiano com a EFDescobre mais