GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Quanto custa estudar numa universidade no estrangeiro? Tens aqui a verdade nua e crua

Quanto custa estudar numa universidade no estrangeiro? Tens aqui a verdade nua e crua

Quanto custa estudar numa universidade no estrangeiro? Esta é a pergunta que muitos se fazem e cuja a resposta pode ser impedimento de acção.

Estudar fora é uma experiência importante que muda a tua vida e dá-te a oportunidade de desenvolver novas capacidades e expandir os teus horizontes. É uma rampa de lançamento para um futuro mais internacional tanto a nível pessoal como profissional. Mas é também uma decisão importante que requer muita pesquisa e preparação – incluindo o aprimoramento das tuas capacidades em Inglês – e muitas vezes um orçamento minucioso.

Há muitas razões para que os pais apoiem os filhos na sua aventura de estudar no estrangeiro. Mas este é uma decisão a tomar em família.

Para te ajudar a escolher que país anglófono é o melhor para ti e para o teu orçamento, nós calculamos os custos de uma licenciatura em três dos destinos mais populares para estudantes internacionais: a Austrália, os E.U.A. e o Reino Unido.

Se não sabes se precisas de fazer um exame de inglês nós podemos ajudar.

Por favor, repara que estes custos são apenas para licenciaturas e, no caso do Reino Unido, para estudantes internacionais. Na altura em que foi escrito, os estudantes do Reino Unido e dos Estados Unidos ainda pagavam propinas significativamente mais baixas para licenciaturas no Reino Unido.

Todos os valores são dados em dólares americanos (USD) e são apenas intervalos (os custos exatos podem variar).

Austrália

Propinas: 27- 43 mil USD por ano
Custo de vida: 14-20 mil USD por ano

A Austrália tem sido há muito tempo um destino popular para estudantes internacionais devido às suas prestigiadas universidades, elevada qualidade de vida e bonitas paisagens. Além disso, também atrai muitos estudantes por ser ligeiramente mais barata que os E.U.A., por exemplo.

As propinas na Austrália variam consoante o curso em que estás, sendo as cadeiras de artes mais baratas que as de ciências. Na universidade de Melbourne, por exemplo, as propinas variam entre 20-38 mil USD (com o curso de medicina a custar significativamente mais), ao passo que na universidade de Sydney as propinas variam entre 28-43 mil USD. Em cidades mais pequenas, como Brisbane e Canberra, as propinas são parecidas mas o custo de vida é menor.

O Departamento Australiano dos Assuntos Internos recomenda pelo menos 14.000 USD por ano para o custo de vida. Isto exclui quaisquer custos adicionais associados à educação lá, incluindo o visto de estudante, seguro de saúde para estudantes internacionais e a viagem entre a Austrália e o teu país de residência. Em cidades maiores como Sydney, Melbourne e Brisbane, a renda vai representar a maior parte do teu custo de vida.

De acordo com uma pesquisa feita pelo ICEF Monitor, a Austrália tem em média a percentagem mais alta de custos de aluguer do mundo, cerca de 255 USD por semana em 2017.

Há coisas que só aprendes quando vives no estrangeiro.

Estados Unidos

Propinas: 41-56 mil USD por ano

Custo de vida: 14-22 mil USD por ano

Os E.U.A. sempre foram um destino de eleição para estudar fora, graças ao prestígio associado às universidades da Ivy League como Harvard ou Yale, assim como ao rigor e equilíbrio da experiência académica que elas oferecem. Tudo isso tem contribuído para o aumento de estudantes internacionais nos E.U.A. da última década. Este é, certamente, o mais caro destes destinos principais para estudar fora, mas o número de oportunidades disponíveis é capaz de te ajudar a realizar o teu “sonho americano” e, assim, fazer valer a pena os custos.

A Universidade da Columbia, em Nova Iorque, e a Universidade da Pennsylvania, em Philadelphia, têm das maiores propinas com um custo anual de 56 mil USD e 53 mil USD respetivamente. A universidade de Harvard, em Cambridge, está próxima com as propinas a chegarem perto dos 46 mil USD, tal como a UCLA em Los Angeles.

É importante ter em conta que sete universidades americanas permitem uma admissão “às cegas” a estudantes internacionais, incluindo Harvard, Princeton e Yale – o que significa que vão ter em conta todas as necessidades financeiras demonstradas para tornar a tua educação acessível, independentemente dos teus conhecimentos. É importante planeares as tuas finanças cuidadosamente se quiseres estudar nos E.U.A., e procurar potenciais bolsas de estudo e ajuda financeira é uma parte essencial desse processo.

Em termos de custo de vida e renda, as três cidades mais caras para se viver nos E.U.A. são Boston, Nova Iorque e Los Angeles, sendo o custo médio de aluguer em Boston 464 USD por semana, segundo uma pesquisa do ICEF Monitor. Enquanto que o custo médio de vida por ano em Nova Iorque, Boston ou Los Angeles está entre 20-22 mil USD por ano, estudar no Michigan ou em Philadelphia levar-te-ia a poupar um bocado em termos de custos de vida, pois tem um orçamento de cerca de 15 mil USD por ano.

Reino Unido

Intervalo de propinas: 20-41 mil USD por ano

Custo de vida: 8-19 mil USD por ano

O Reino Unido orgulha-se de ter algumas das melhores universidades do mundo – incluindo Oxford e Cambridge – e uma rica cultura e história que o tornam um destino apelativo para estudantes internacionais. E nós revelamos os passos necessários para entrar numa universidade de topo no reino Unido.

As propinas de licenciaturas para estudantes internacionais são geralmente à volta dos 25 mil USD por ano. Na Universidade de Oxford e na de Edimburgo, as propinas variam entre 20 e 41 mil USD dependendo do curso (os cursos de ciências normalmente são mais caros), ao passo que na London School of Economics são à volta de 24 mil USD por ano na generalidade dos cursos.

Além das propinas mais baixas quando comparado com os E.U.A., as licenciaturas são mais pequenas no Reino Unido, o que ajuda a diminuir os custos. Enquanto que nos E.U.A. uma licenciatura leva quatro anos, no Reino Unido, demora só três. As pós-graduações são, normalmente, de um ano, o que torna possível tirar uma licenciatura ou pós-graduação em quatro anos no Reino Unido.

As cidades a Norte normalmente são muito mais baratas para se viver que as do Sul, sendo Londres a cidade mais cara do Reino Unido. Edimburgo e Newcastle oferecem uma boa relação custo-benefício, enquanto que Bristol e Oxford são apenas ligeiramente mais baratas do que Londres.

É importante ter isso em mente quando decidires onde estudar e como fazeres o teu orçamento.

Estuda numa Universidade no EstrangeiroPreços
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me