GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 passos para entrar numa universidade de topo no Reino Unido

10 passos para entrar numa universidade de topo no Reino Unido

O Reino Unido é a casa de algumas das mais prestigiadas universidades do mundo e nós iremos explicar 10 passos para entrar numa universidade de topo no Reino Unido.

Como é o caso da maioria dos países, o Reino Unido tem o seu próprio processo de candidatura.

Para te ajudar neste território desconhecido e te dar algumas dicas naquilo que faz com que uma candidatura seja bem sucedida, organizámos uma lista de 10 passos que sugerimos que sigas se quiseres entrar numa universidade no Reino Unido.

1. Faz a tua pesquisa

Quanto mais cedo começares a procurar universidades e cursos melhor.

Enquanto escolher o que se quer estudar é divertido, escolher um curso é uma decisão muito importante.

Certifica-te de que é algo de que realmente gostas, porque vais estar a estudar acerca da área que escolheres pelo menos durante três anos. Vê a estrutura de vários cursos e lê tanto quanto puderes sobre aqueles em que estás interessado.

2. Escolhe as tuas universidades

Quando decidires o que queres estudar, podes começar a decidir a que universidades te queres candidatar. Dá uma vista de olhos no ranking de universidades do Reino Unido, mas não fiques demasiado focado nas mais bem posicionadas, devido ao seu prestígio. Vale a pena investigar as universidades que oferecem os cursos mais bem posicionados nos rankings, na tua área de estudos e ler algumas críticas de estudantes.

3. Familiariza-te com os UCAS

UCAS (Universities and Colleges Admissions Service), são os Serviços de Admissão das Universidades e Faculdades e são eles que lidam com os processos de candidatura às universidades britânicas. Esta vai ser a plataforma que irás utilizar para pesquisar cursos e para te candidatares a um máximo de cinco universidades à tua escolha.

Quando te registares vais poder preencher o teu perfil pessoal (vai ao website e segue cuidadosamente as intruções que lá encontras). Uma vez que as tuas candidaturas estejam feitas, vais poder acompanhar o seu progresso através do UCAS’ Track, a que terás acesso na tua conta. Este sistema vai dar-te atualizações quando o estado das tuas candidaturas sofrer alterações.

4. Prepara-te

Para estudantes que se candidatem a cursos como medicina, medicina veterinária, medicina dentária ou cursos de Oxford e de Cambridge: prepara-te para o facto de poderes ser convidado para uma entrevista. Este será o momento onde terás realmente que demonstrar a tua paixão pela área de estudos que escolheste.

Atenção:

Vai preparado para questões difíceis que requerem respostas detalhadas, procura praticar previamente com um professor ou alguém que te consiga ajudar de forma a ires mais preparado. A melhor forma de te preparares é começar a ler livros e trabalhos académicos acerca da tua área de interesse com bastante antecedência.

Não só vais estar mais informado e pronto para responder a perguntas mais complicadas, como também te vais sentir mais confiante durante a entrevista.

5. Trabalha no teu inglês

As universidades no Reino Unido requerem que os estudantes tenham um certo nível de Inglês. Apesar do nível exigido em cada universidade variar entre instituições, se o Inglês não é a tua língua nativa, é importante teres um certificado do teu conhecimento.

As universidades listam os seus requisitos de proficiência em Inglês numa série de testes diferentes, incluindo os exames do Cambridge English, o TOEFL e o IELTS (se não souberes qual o exame que deves fazer, procura saber as diferenças).

Para ter a certeza de que te sais bem no teu teste, investe na tua aprendizagem. Aprender Inglês num país em que esta é a língua nativa, é uma das formas mais rápidas de progredir e chegar ao nível desejado.

6. Ganha experência

Tal como acontece quando te candidatas a um novo trabalho, qualquer experiência relevante mais prática que possas adicionar ao teu perfil aumenta em muito as tuas hipóteses de seres aceite numa universidade britânica.

Quer seja num estágio, num curso de verão, ou em voluntariado, as universidades olham de forma interessada para os esforços que fazes para alargar os teus horizontes e para tornar mais fortes as tuas capacidades.

7. Visita as universidades

Quando tiveres uma ideia das universidades que mais gostas, é uma boa ideia planeares uma visita para as ficares a conhecer melhor, através de um tour.

Ver uma universidade e estar realmente lá pode ajudar-te a teres uma opinião mais formada. Se tiveres oportunidade de visitar as universidades em que estás interessado, pesquisa sobre os dias abertos e tenta passar por quantas quanto conseguires numa única viagem.

Isto pode nem sempre ser possível, especialmente para estudantes que vivem longe do Reino Unido. Muitas universidades oferecem tours virtuais, que te permitem explorar, online, um bocadinho as suas instituições (isto pode dar-te uma ideia de como é realmente a universidade).

Também é bom para perceberes o que é que os alunos que já lá estão a estudar acham da faculdade e do tempo que passam lá.

8. Escreve um texto em que digas o porquê de quereres aquela faculdade e porque lá serás um grande aluno

Esta é uma das partes mais desafiantes do processo de candidatura: escrever uma carta de apresentação.

É essencialmente um texto de uma página em que tens que dizer porque queres estudar o curso que escolheste e porque serás um grande aluno.

Devido à grande quantidade de candidaturas que as universidades recebem por ano, é importante escrever um texto que seja convincente, interessante e original, que te faça destacar dos restantes candidatos.

Esta fase pode fazer com que sejas aceite, mas também pode deitar tudo a perder, por isso é importante que lhe dediques algum tempo. Pede ajuda aos teus professores, família ou orientadores para que a qualidade do texto e do conteúdo seja tão boa quanto possível.

Quando estiveres satisfeito com o teu texto, mostra-o mais uma vez aos teus professores ou orientadores para uma última revisão.

9. Carta de recomendação

Todos os candidatos têm que incluir na sua candidatura uma carta de recomendação, normalmente escrita por um professor ou orientador.

A pessoa que escolheres deve ser alguém que te conheça bem e consiga escrever uma recomendação detalhada e acertada em relação a ti. Também é bom que eles tenham a possibilidade de falar com os teus professores para que estes possam comprovar os teus feitos e capacidades a nível académico.

10. Envia a candidatura (e está atento aos prazos)

Quando já tiveres escolhido as universidades a que te queres candidatar, tiveres uma previsão das tuas notas, a carta de recomendação e um excelente texto pessoal, estás pronto para avançar!

Antes de enviares a tua candidatura, lembra-te de a rever algumas vezes para teres a certeza que não há quaisquer erros ou inconsistências. É bom dá-la a ler a mais alguém para uma última revisão antes de puxares o gatilho. Assim que te sentires confiante, envia a tua candidatura.

Tem em atenção os seguintes prazos: 15 de outubro para estudantes de medicina, medicina veterinária, medicina dentária e para aqueles que se candidatam às universidades de Oxford e Cambridge e 15 de janeiro para todos os outros cursos e universidades.

Boa sorte!

Melhora o teu Inglês e certifica o nível com a EFVê Aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me