E agora? 5 coisas para fazer depois dos exames

Acabaste os teus exames, recebeste o teu diploma e agora tens todo o tempo do mundo para fazer exactamente o que queres. Há só um problema – tu não tens ideia daquilo que realmente queres fazer. Apesar de muitos alunos irem directos para a universidade, alguns de vocês sentem que já estudaram o suficiente por agora. Se é esse o teu caso, um gap year (ano sabático) pode ser uma excelente forma de arejar as tuas ideias, de aproveitares a tua liberdade e descobrires quem realmente és, bem como, o que tu queres fazer com a tua vida. Aqui fica a nossa lista das 5 coisas a fazer depois dos exames:

1. Começa um blog

Já algumas vez te interessaste por alguma coisa que querias ter dedicado a tua vida mas nunca o fizeste porque tinhas o teu nariz permanentemente enfiado no meio dos livros? Bem, agora é a hora para mudar o teu foco. Qualquer que seja o teu interesse – viajar, cozinhar, tomar conta de animais ou ser designer de moda – porque não o documentas num blog? É uma excelente forma de te lembrares de tudo o que fazes e de criar um portfólio de histórias, fotos, videos e designs que produziste durante esse ano sabático (e depois dele também, claro). Muitas pessoas construíram uma carreira através de blogs e o primeiro passo é sempre, simplesmente, começar.

2. Obtém experiência de trabalho

Sabes o que é tão espectacular sobre um gap year? Provavelmente ainda estás a viver em casa com os teus pais e não tens renda para pagar nem frigoríficos para encher. Mas só porque não tens despesas não significa que possas simplesmente deitar-te no sofá e não fazer nada de útil durante o dia inteiro. Esta é um excelente oportunidade para obteres experiência de trabalho sem a pressão de ganhar dinheiro suficiente para pagar as contas. Fazer uma estágio neste etapa é uma grande ideia porque te irá ajudar a descobrir o que gostas de fazer e pelo que és apaixonado, talvez até descobrir o que queiras estudar mais tarde.

3. Aprende uma língua

Mais línguas significam mais oportunidades. Pensa só no quão internacional se tem tornado o nosso mundo e no quão importante é poder comunicar com pessoas de todo o mundo. Falar outras línguas é muito importante para a tua futura carreira, mas não é só uma questão de dominar as palavras e a gramática. Isso é quase tão importante como expandir os teus horizontes através das novas línguas e de conhecer novos mundos e culturas. Além disso, aprender uma língua é divertido, especialmente se vais para um país estrangeiro para estudá-la.

4. Faz Voluntariado

Outra excelente forma de expandir os teus horizontes e de obteres uma avaliação pessoal de um país e das suas pessoas é inscreveres-te num projecto de voluntariado noutro país. Deixar os teus amigos e família será provavelmente a coisa mais difícil que farás. Irás conhecer um novo mundo, talvez uma nova forma de vida e farás algo bom durante esse processo. Irás também crescer e ficar mais maduro em aspectos que pensavas que não eram possíveis até agora. Estes projectos de voluntariado podem ir desde trabalhar numa quinta na Argentina ensinando as pessoas sobre agricultura orgânica, até trabalhar lado a lado com o presidente de um ONG Mexicana ganhando experiência em sustentabilidade.

5. Faz algo que nunca tenhas feito

“Se queres as coisas que nunca tiveste, então tens de fazer o que nunca fizeste.” Este pode ser o momento perfeito para saíres da tua zona de conforto e realizares alguns dos teus maiores sonhos. É preciso muita coragem para pensar fora do normal e levar a vida por um caminho totalmente novo, mas todos sabemos que, para te desenvolveres e te tornares na pessoa que sempre te quiseste tornar, é absolutamente necessário. Sempre sonhaste em viajar à volta do mundo ou de fazer um InterRail pela Europa? Passa este ano a trabalhar e a poupar e depois, lança-te à estrada.

Vive a experiência da tua vida com a EFdescobre mais

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos