GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 razões para aprender Português

10 razões para aprender Português

Se queres aprender uma língua que tanto é bonita como útil, não precisas de procurar mais, apresento-te 10 razões para aprender Português.

1. Junta-te a milhões de falantes nativos

Portugal pode ser um país pequeno, mas a sua língua tem chegado muito além fronteiras. De facto, Portugal nem é o país com mais falantes nativos da língua portuguesa no mundo. Mais de 207 milhões de pessoas vivem no Brasil e a grande maioria tem o Português como língua materna. Com fluência em Português vais estar mais do que pronto para fazeres parte das celebrações mundialmente famosas do Carnaval do Rio.

2. Vais destacar-te na multidão

Apesar de cada vez mais de falantes de Inglês estarem a começar a aprender uma segunda língua, poucos são os que optam pelo Português, mesmo sendo uma língua falada em vários pontos do mundo. Enquanto um falante nativo, vais ter um conjunto de skills que te vão permitir diferenciares-te.

3. Aprender e viver em Lisboa

A capital portuguesa respira vida e não lhe falta nada: com um tempo quente e solarengo, um coração histórico com ruas pavimentadas com a bem conhecida calçada portuguesa e um pouco acima um castelo bem pitoresco. Casas coloridas, uma comunidade jovem, o peixe e o marisco fresquinho em todas as ementas e uma crescente cena de arte urbana, Lisboa é uma excelente cidade para passar vários meses (ou um ano) a estudar a sua língua.

4. É uma ótima desculpa para te mudares para Portugal (ou para o Brasil)

Porquê ficares-te só por aprender a língua no exterior? Uma vez que és fluente, mudares-te para Portugal ou para o Brasil são fantásticas opções. Encontrar emprego e estabeleceres-te numa comunidade local é muito mais fácil quando consegues conversar sem um grande esforço com todas as pessoas que te rodeiam. Passa alguns anos em Portugal, na sua maravilhosa costa Algarvia, com o Oceano Atlântico mesmo à porta e incontáveis oportunidades de praticar surf, ou ruma ao Brasil para sentires a força e vibração da cultura local.

5. É relativamente fácil de aprender

Claro que aprender uma língua vai requerer bastante trabalho, mas o Português é até relativamente fácil de apanhar. Não tens que aprender um novo alfabeto, como terias por exemplo no caso do Russo, Japonês ou Árabe. E se já souberes falar Espanhol ou Francês, o Português partilha com eles muitas palavras e tem uma estrutura frásica semelhante à inglesa.

6. É uma porta para muitas outras língua

De forma inversa, aprender português como uma segunda língua faz com que a aprendizagem de outras línguas românicas se torne mais fácil. Experimenta o Espanhol, Italiano, Francês ou até Romeno e vais descobrir que apanhar o jeito a estas línguas que também vêm do Latim não é difícil.

7. É uma das línguas mais vastamente faladas online

O Português é a quinta língua mais usada online uma vez que os utilizadores que falam Português e as páginas escritas nesta língua têm vindo a aumentar rapidamente. Aspirantes a produtor de conteúdo e escritor com a capacidade de escrever na perfeição em Português podem mais facilmente prosperar nas oportunidades digitais, com uma grande audiência (e empregadores) a pedir por esse tipo de conteúdo, especialmente no Brasil.

8. Vai fazer brilhar o teu CV

Faz acelerar o coração do teu futuro empregador quando vir que o teu CV refere que tens fluência numa língua menos comum, mas tão cobiçada como o Português. Dominar o Português vai dar-lhe logo provas de que és uma pessoa que gosta de aprender e é também aventureiro. Empresas de quase todas as áreas vão adorar o facto de falares português.

9. O Brasil é uma potência global

Desde o início dos anos 90, o Brasil surgiu como uma forte potência económica da região. Embora o seu desenvolvimento tenha vindo a desacelerar um pouco nos últimos anos, empresas multinacionais continuam a abrir escritórios no Brasil, por isso falar português está a tornar-se cada vez uma capacidade mais desejada. Quer estejas interessado em trabalhar no país ou numa empresa em que tenhas de comunicar com parceiros e fornecedores no Brasil, saberes falar Português vai ajudar-te a estares preparado para tudo.

10. Para fazer amigos

Aprender uma língua no estrangeiro é uma experiência que te permite viver a cultura desse país e também fazer um fantástico grupo de amigos. Os teus colegas de aulas e de casa, tal como os locais com que te vais encontrar, tornam-se na tua família quando começas um novo capítulo numa nova cidade. Vão aprender juntos durante o dia, praticar juntos durante a tarde e passar o tempo livre a explorarem juntos todas as coisas maravilhosas que tanto o Brasil, como Portugal têm para oferecer.

Aprende Português em Lisboa
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro

Sabe mais