Como melhorar o teu Inglês falado: 8 dicas

Quando perguntas a um aluno de línguas quais são os seus objetivos, quase toda a gente diz “melhorar o meu discurso”. Quando estás a aprender uma língua estrangeira, vais ver que falarás com todo o tipo de falantes nativos – o teu professor, empregados nos restaurantes, taxistas e o teu anfitrião. Por isso, é vital que te sintas confortável. Tal como melhorares na tua escrita, no ouvir e noutra capacidade qualquer, há técnicas que podes usar para melhor o teu Inglês de uma forma orientada. Aqui estão oito das nossas técnicas favoritas para que possas melhorar o Inglês falado.

1. Fala, fala e fala

Vamos começar por esclarecer já que não existe um comprimido mágico para falar melhor. Assim seria fácil, não é? Basicamente, a melhor maneira de falar melhor, é falar! Compromete-te a praticar várias vezes e com pessoas diferentes, tantas vezes quanto as possíveis. Já vives ou estudas fora do país? Sendo assim, aproveita os milhares de falantes nativos que vivem na tua comunidade, tais como amigos, as famílias deles, os teus colegas de trabalho, empregados nos cafés, supermercado, correios e outros lugares que frequentes. Por outro lado, se estiveres a aprender no teu próprio país, melhora a prática combinando encontros com os teus amigos depois das aulas, encontra um colega para fazer intercâmbio linguístico ou junta-te a uma comunidade de alunos online.

2. Reflete sobre as conversas que tiveste

Depois de acabares de conversar, tira um tempo para reflectires. Como é que correu? Quanto é que achas que percebes? Quão à vontade é que te sentiste com aquela matéria? Defrontaste-te com alguma palavra desconhecida? O mero acto de pensares sobre isso, vai aumentar a tua confiança para a próxima vez que falares. Além disso, vai dar-te objetivos sobre os quais trabalhar, por exemplo vocabulário que não percebeste bem.

3. Ouve e lê

Precisas de palavras, de modo a falar, certo? As aulas são uma altura ótima para aprenderes vocabulário, mas há outras maneiras de te enriqueceres e de melhorar o Inglês falado: vê filmes, ouve música, rádio e podcasts. Lê livros, revistas e blogs. Quando estiveres a ouvir e a ler, encontrarás novas e interessantes expressões, termos de calão e sinónimos, escreve-os e procura os significados, caso alguma coisa te pareça menos familiar. Tudo isto é mais lenha para a tua fogueira do vocabulário, que poderás usar na próxima vez que praticares.

4. Prepara cábulas

Uma parte do nervosismo que envolve o ato de falar é o sentimento de não saber o que dizer. Para combater isto, prepara uma cábula. Vais ao médico? Antes da tua consulta, procura vocabulário relacionado com a tua condição médica, e algumas frases comuns que provavelmente irás precisar. Usa a técnica antes de ires pagar uma conta, comer num restaurante, entrevistas de trabalho, fazer uma reclamação, ou qualquer outra situação que te torne ansioso.

5. Atende o telefone

A maior parte das pessoas acha as conversas telefónicas particularmente desafiantes. Porquê? Porque ao telefone, não conseguimos ver a linguagem corporal da outra pessoa, ou ver a sua boca a mexer, ferramentas estas que ajudam imenso na comunicação. Para te sentires mais confiante ao telefone, começa a fazer pequenas conversas telefónicas com amigos – depois sobe a parada para chamadas mais desafiantes como marcar encontros ou questionários (esta é uma excelente altura para usar a dica 4, e preparar uma lista de questões e vocabulário útil para usares durante a tua chamada).

6. Grava a tua voz

Nós sabemos, nós sabemos – a maior parte das pessoas não gosta de ouvir a sua voz gravada – mas na verdade, é uma maneira extremamente benéfica de melhorares a tua oralidade! Ouvir-te em gravação mostra-te coisas em que talvez não tenhas reparado (talvez fales rápido quando estás nervoso, suprimas os “s’s” ou gaguejes). Por outro lado, podes surpreender-te positivamente ao ouvires a gravação e perceberes que a tua oralidade está bem melhor do que o que pensavas! Para pontos bónus, leva a tua gravação ao teu professor ou a um amigo nativo da língua e pede-lhes o feedback.

7. Aprende frases em vez de palavras sozinhas

Outra dica para aumentar a tua fluência ao falar é usando uma variedade de frases em vez de palavras soltas (provavelmente fazes isto a toda a hora na tua língua nativa). Em vez de perguntares automaticamente “Hello, how are you today?”, complica e escolhe outra expressões tipo “What’s up man?”, “Hey dude!” ou “How ya goig, mate?” (mas tem cuidado: algumas expressões são bastante informais e não serão ideais para algumas situações!).

8. Diverte-te

Vamos dizer a verdade. É bastante mais fácil aprender alguma coisa quando te estás a divertir. Introduz um pouco de parvoíce na prática da oralidade ao falar sozinho e cantar canções populares em Inglês; fazer alguns trocadilhos e trava-línguas (tenta os nossos trocadilhos mais populares); ou ao fazer discursos improvisados sobre tópicos escolhidos aleatoriamente (tipo cobras, café, Índia ou temas como “Se eu governasse o mundo, eu faria…”, “Três factos surpreendentes sobre mim” ou “O que é que veio primeiro, o ovo ou a galinha?”). Boas práticas e muito boa diversão tonta que te vão ajudar a melhorar o teu Inglês falado.

Pratica o teu inglês no Reino Unido, EUA, Austrália ou Nova ZelândiaSaiba mais