GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

É a altura de guardares o telemóvel e aproveitares o mundo

É a altura de guardares o telemóvel e aproveitares o mundo

É fácil de perceber porque nos tornamos todos tão obcecados com os telemóveis. O telemóvel é um aparelho incrível que nos dá acesso instantâneo ao mundo e a todos os nossos amigos. É útil, divertido e viciante.

Antes de continuarmos, este artigo não tem como objetivo envergonhar ou culpar ninguém. Nem será o meu grande manifesto antes de deixar a internet e entrar na selva (não tenho a intenção de o fazer).

Mas já este ano, fiz uma viagem de carro por Itália e percebi que algo estava errado. No final da viagem estava parada em frente à Torre de Pisa e de repente tomei consciência de que estava colada ao meu telemóvel tal como o mar de pessoas que tinha à minha volta. Percebi que estavamos todos a olhar para esta magnífica torre através de um ecrã.

Parecia uma oportunidade desperdiçada não aproveitar realmente o momento e conhecer o mundo tal como ele é, por isso comprometi-me a aplicar algumas destas dicas na minha vida e viagens e, assim, certificar-me que aproveito melhor o mundo.

1. Põe o teu telemóvel em modo de avião

É fácil cair no hábito de abrires as tuas aplicações preferidas constantemente. Todos nós (provavelmente) já passámos 15 minutos no Instagram, perdemos o interesse, fechamos a aplicação e imediatamente a seguir abrimo-la novamente.

Mas quando pões o teu telemóvel em modo de avião, não te vais sentir tentado constantemente. Vai apenas recarregar aquilo que já viste (se carregar alguma coisa se quer) e vai tirar-te desse ciclo e lembrar-te de estar presente no mundo real (além disso vai poupar-te bateria, o que é importante quando estás a viajar).

2. Compra o pacote com menos dados móveis

Se o truque do modo de avião não funcionar contigo, pode ser que o do pacote de dados funcione. Eu recomendaria isto para os viajantes que querem comprar um pacote limitado de dados móveis quando viajam. Comprar o pacote com menos dados vai dar-te suficiente apenas para emergências e navegar um pouco sem excessos. Claro, podes sempre aumentar os dados quando vires que estão a acabar, mas valerá mesmo a pena gastares mais dinheiro para veres outro vídeo desfocado ou o peixe dourado do teu colega de quarto? Talvez. Mas provavelmente não.

3. Ganha alguma disciplina

Quando eu estava no secundário, o Facebook estava a começar a ser popular. Adicionavas todas as pessoas que conhecias e postavas coisas sobre assuntos importantes como aquilo que estavas a ouvir naquele momento. Ainda não eramos grande coisa nas redes sociais, mas uma coisa que nós percebemos naquela altura foi os limites de quando e onde as podíamos usar.

Se fizesses uma grande viagem, tinhas que esperar até voltar a estar à frente do teu computador para partilhar alguma coisa sobre ela. Se quisesses mandar uma mensagem a um amigo teu que estava em casa, tinhas que esperar até voltar ao hotel. Tinhas um tempo definido de quando podias estar em frente ao ecrã e, se realmente fosse uma grande viagem, estarias tão ocupado a aproveitá-la que não terias tempo ou energia no final do dia para te preocupares com o que estava a acontecer online.

Para te ajudar a aproveitar ao máximo as tuas viagens – a experimentar o mundo real em vez de estar imbuído no mundo online o tempo inteiro – eu recomendo recuperar alguma desta estrutura e disciplina. Pôr o teu telemóvel em modo de avião ajuda, mas decidir partilhar nas redes sociais apenas quando chegares ao teu hotel é outra forma de seres disciplinado. Além disso…

4. Usa uma máquina como deve ser

Eu adorava a minha máquina Polaroid (aquela em que a foto saía diretamente da máquina). Tinha fotos de toda a gente e todas as coisas de que gostava ou até mesmo longe me preocupava. E mesmo com uma década e meia de fotografias lindas de máquinas digitais, há algo incrivelmente especial nas fotos das Polaroids ou nas fotografias que tirei com a minha DSLR e processei, imprimi e emoldurei meticulosamente.

Valorizo-as um pouco mais agora. Talvez seja porque com uma máquina fotográfica como deve ser, tenho mais probabilidades de conseguir a foto que quero do que com o meu iPhone porque a memória e os materiais são limitados. Também pode ser porque as fotos que tiro com uma DSLR fazem parecer que sou talentosa com o Photoshop antes se quer de me sentir corajosa o suficiente para as mostrar ao mundo. Ambas as razões são boas se quiseres passar menos tempo com o teu telemóvel, e ainda assim quiseres ter boas memórias das tuas experiências.

5. Faz um pacto com amigos/ companheiros de viagem

Já todos passamos por isso. Estás sentado numa mesa de um restaurante fabuloso na cidade que sempre quiseste visitar com os teus amigos, os pratos chegam e metade das pessoas que estão à tua volta tira o telemóvel para tirar uma foto rápida da comida para o Instagram. Talvez nem ligues muito a tirar fotos aos pratos, mas toda a gente está a fazê-lo por isso também tiras uma foto rápida ao teu prato.

Da próxima vez, aproveita-te desta mentalidade do grupo e diz a todos para não usarem os telemóveis. Eu e alguns amigos meus de longa data temos um pacto que consiste em, quando temos a rara oportunidade de jantar todos juntos, não podemos usar os telemóveis. A primeira pessoa a pegar no seu telemóvel tem que pagar o jantar a alguém. Mesmo que seja um prato caro, é um desafio divertido e um lembrete claro de que queremos passar um tempo de qualidade sem sermos interrompidos pela tecnologia. Há até um filme no Netflix sobre isto – vê aqui!

Viaja e aprende uma língua com a EF - não precisas de telemóvel ;)Sabe mais aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me