GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 Benefícios de estudar no estrangeiro por um longo período

10 Benefícios de estudar no estrangeiro por um longo período

Aprender uma nova língua lá fora é uma das coisas mais recompensadoras que podes fazer. Estudar no estrangeiro é ótimo para o teu cérebro (sim, ser bilingue é muito melhor), ótimo para a tua confiança e ótimo para a tua carreira. Contudo, ser fluente não é fácil, e quanto mais investires e mais tempo estiveres imerso na nova língua – usando-a todos os dias em diferentes situações – maiores são as probabilidades de alcançares os teus objetivos.

Aqui estão os 10 benefícios mais importantes de estudar no estrangeiro por um longo período de tempo:

1. VAIS ALCANÇAR FLUÊNCIA TOTAL

Não é segredo: quanto mais tempo estudares no estrangeiro, maior fluência vais alcançar. Numa combinação diária de aulas e interação com o mundo real (todos os dias durante vários meses), vais notar uma melhoria drástica nas tuas capacidades linguísticas mas também na tua confiança.

2. A TUA CONFIANÇA VAI AUMENTAR IMENSO

Não são apenas as tuas capacidades de comunicação que vão aumentar! Um dos maiores benefícios de viver no estrangeiro é que a tua auto-confiança também vai melhorar. Viver numa cultura diferente, fazer novos amigos e aprender a viver com um orçamento controlado são tudo capacidades que te vão ajudar a tornares-te um cidadão do mundo confiante e independente.

3. VAIS APRENDER O DIALETO LOCAL

Há uma grande diferença entre aprender uma língua e vivê-la realmente. Quando passas um longo período de tempo noutro país, começas a apanhar pequenos tiques de linguagem, expressões idiomáticas e um sotaque mais autêntico.

Vais aprender:

  • a falar como os locais;

  • perceber como ler nas entrelinhas;

  • compreender a linguagem corporal e gestual típica da cultura onde estás inserido;

Quanto mais fluente no dialeto local fores, maior vai ser a tua conexão com a tua nova casa.

4. VAIS ESTAR VERDADEIRAMENTE IMERSO NUMA NOVA MANEIRA DE VIVER

Estudar no estrangeiro durante uma semana ou duas vai dar-te um vislumbre de outra cultura, mas um benefício de estudar por um longo período no estrangeiro é que te vai permitir que te envolvas completamente na maneira de viver do país onde estás. Vais aprender a ver o mundo de uma nova perspetiva à medida que exploras cada parte do teu novo lar longe de casa.

Quando estudas no estrangeiro durante poucas semanas, o acontece é que tens que te ir embora quando o homem do bar já se lembra do teu nome e sabe o teu pedido. Os alunos de longa duração no estrangeiro têm tempo suficiente para encontrar o café perfeito, têm uma pizza preferida para encomendar em noites chuvosas em que ficam em casa a ver Netflix e sabem a quem telefonar para fazer uma reserva num restaurante super hip.

5. VAIS TER MAIS TEMPO PARA EXPLORAR

Riscar destinos e atividades da tua lista de viagens é um pouco mais fácil para aqueles que estudam no estrangeiro durante mais do que para aqueles que apenas o fazem por algumas semanas. Há tanto que consegues ver em visitas de fim-de-semana. Os alunos que estudam no estrangeiro durante mais tempo beneficiam de férias entre os períodos escolares, o que significa que terão mais tempo para explorar a sua nova cidade e arredores. Isso também significa que os teus amigos e família poderão vir visitar-te. Quando o fizerem, tu vais poder guiá-los pela cidade como um verdadeiro nativo.

6. VAIS DAR UM IMPULSO À TUA CARREIRA

Podes perguntar a qualquer licenciado: o mundo lá fora é competitivo. Toda a gente está à procura daquela coisa que fará o seu currículo sobressair. Juntar fluência completa numa língua ao teu currículo é a porta de entrada para a tua carreira de sonho. À parte do bilingualismo, o teu tempo no estrangeiro também te vai ajudar a desenvolver um conjunto de capacidades inter-culturais que empresas por todo o mundo procuram quando contratam.

7. O TEU FUTURO VAI TORNAR-SE MAIS CLARO

Programas de longa duração vão dar-te a flexibilidade para experimentares um pouco da tua futura profissão. Muitos cursos permitem que testes as tuas capacidades linguísticas graças a estágios e aulas de interesse específico. Vais poder experimentar a realidade da indústria ao mesmo tempo que ganhas experiência internacional vital para adicionar ao teu CV.

8. VAIS PODER COMPROVAR O TEU NÍVEL DA LÍNGUA

As universidades e os empregadores vão querer ter provas do teu nível da língua. Ao fazeres um curso de maior duração, vais ter tempo suficiente para estudar para os exames internacionais que reconhecem o nível das línguas. Estes exame vão ajudar-te a chegar aos teus objetivos académicos e de profissionais.

9. VAIS FICAR SUPER INTELIGENTE

Vais ficar mais inteligente! Este é mais um benefício de estudar por um longo período no estrangeiro. É um facto! Resolução de problemas, fazer várias tarefas ao mesmo tempo e tomar decisões: tudo se vai tornar mais fácil, à medida que o teu cérebro se vai tornando mais ágil e melhor nos processos cognitivos.

10. VAIS MELHORAR AS CAPACIDADES LINGUÍSTICAS DA TUA PRÓPRIA LÍNGUA MATERNA

Ao aprenderes outra língua, tornas-te um comunicador mais claro até na própria língua materna. Esta é outra das vantagens que tens ao estudar no estrangeiro durante mais tempo. Quando aprendes uma língua estás, consciente ou insconscientemente, a refletir nas estruturas de ambas as línguas ao mesmo tempo que refinas o saber de cada uma.

Benefícios de um Gap YearSabe mais aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro

Sabe mais