GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

COMO ENCONTRAR UM EMPREGO COM AS REDES SOCIAIS: UMA VISÃO

COMO ENCONTRAR UM EMPREGO COM AS REDES SOCIAIS: UMA VISÃO

Só há cerca de três coisas que são mais convenientes sem a internet e procurar empregos não é uma delas. Nós hoje temos todos os anúncios de trabalho e informações de empresas à nossa disposição, enquanto podemos mostrar os nossos talentos e capacidades de infinitas maneiras. Para te certificares que toda a tua informação pode ser encontrada pelo staff de RH e recrutadores, nós apresentamos uma visão geral das redes sociais de trabalho mais utilizadas e pulverizámos este post com umas dicas para usares estes canais com sucesso de modo a encontrares o trabalho dos teus sonhos.

LINKEDIN

Conhece a principal fonte de todas as coisas relacionadas com carreira: Se estás a procura de um trabalho agora ou num futuro próximo, precisas de ter uma conta no LinkedIn, sendo este a plataforma para mostrar ao mundo o teu currículo e dar a conhecer a toda a gente a tua experiência, educação, especialidade e habilitações linguísticas. Apesar de todos os perfis de LinkedIn parecerem semelhantes, tu podes destacar-te com um título cativante, conteúdo único e uma fotografia profissional mas pessoal. Certifica-te de que não te relacionas apenas com pessoas que já conheces mas também com influenciadores e especialistas na tua área ao partilhar conteúdo e ao juntares-te a grupos. É crucial manteres o teu perfil atualizado e não lhe dares apenas atenção quando estás realmente à procura de um emprego: pode haver pessoas por aí que estão à procura de tudo aquilo que tu podes oferecer – e a altura em que isso acontece pode não ser a altura em que finalmente decides atualizar o teu perfil.

FACEBOOK

Se pensavas que o facebook era só para espreitares a vida dos teus amigos enquanto comutas com o teu trabalho ou a escola, estás errado. Esta rede social tem algumas características interessantes que te podem ajudar a ampliar a tua pesquisa de trabalho: Certifica-te que atualizas a tua educação e experiência de trabalho, põe os teus amigos em diferentes grupos para partilhares publicações relacionadas com trabalho de forma mais eficiente ou encontra “pessoas que trabalham (coloca o nome da empresa)” na barra de busca e aumenta a tua rede dessa forma. Por último, mas não menos importante, porque não ires direto ao assunto e usares anúncios de FB para chamares a atenção da tua empresa de sonho?

TWITTER

O twitter é rápido e imediato, o que o torna o espaço ideal para ver as últimas notícias, publicações de empregos e conselhos de carreira. Tu podes seguir e interagir com líderes na tua área, usar hashtags para teres as tuas publicações de trabalho ou encontrar conselhos de todos os tipos de tópicos. Idealmente tu não segues ou fazes retweetes apenas de pessoas mas ativamente publicas tweets sobre ti: O twitter é um ótimo espaço para iniciar contacto, aparecer no radar das pessoas e partilhar o teu conteúdo e ideias.

BLOGS

Nem toda a gente precisa ou quer ter um website, por isso um blog é a maneira perfeita de mostrar o que vales, partilhar conhecimento e posicionares-te como um especialista numa certa área. Lembra-te, cada blog é tão bom como o seu último post, por isso vais ter de te esforçar. Saber escrever é uma mais-valia, mas há muitas formas criativas de trabalhar um blog. Independentemente do que faças, publica pelo menos semanalmente e certifica-te que o conteúdo fornece valores aos leitores.

INSTAGRAM

O instagram não torna apenas fotografias normais em obras de arte filtradas, também te pode ajudar na procura de um trabalho se fores uma pessoa visual ou tiveres uma profissão dada a fotografia. Tu podes usar o instagram como uma ferramenta para promover o teu portfólio, anunciar o que fazes na tua vida profissional e usar todos os tipos de hastags relevantes para conectar e interagir. Deves sem dúvida tornar o teu conteúdo visual o melhor possível e seguir e interagir com empresas e marcas para aprender mais sobre a cultura de cada empresa. Referindo-te a uma publicação ou a uma estratégia completa de Instagram é uma forma excelente de quebrar o gelo para a tua carta de apresentação, um evento de uma rede de trabalho ou no início de uma entrevista de emprego.

PINTEREST

Pinterest é parecido com o instagram, mas tu não és tu que tens que tirar fotografias. No entanto, tens de ser um pouco mais criativo em vez de postares só coisas aleatórias em quadros aleatórios: Porque não criares um currículo divertido e visual ou mostrar talentos particulares que são relevantes para a tua carreira? Se quiseres levar as coisas com calma, relaxa e deixa a inspiração tomar conta de ti: Há uma série de conselhos sobre carreira no Pinterest – desde dicas de currículos a sugestões de guarda-roupa. Claro, também podes seguir e interagir com as tuas marcas favoritas e aprender mais sobre os seus produtos, funcionários e a cultura da empresa.

E AGORA QUE SABES AS GRANDES JOGADAS, AQUI ESTÁ COMO PODES TIRAR O MÁXIMO DA TUA PESQUISA DE TRABALHO VIA REDE SOCIAL:

1. Primeiro e principal: Limpa a tua presença nas redes sociais e apaga todas as fotografias e publicações que não se enquadram com os teus futuros patrões. O que quer que tenhas online, eles vão (provavelmente) descobrir.
2. Comenta, “taga”, e põe hastags – mas razoavelmente. Não te tornes aquela pessoa que só publica coisas aleatórias.
3. Pensa fora da bolha online, para tornar encontros online mais memoráveis, experimenta relacionares-te e envolveres-te de forma criativa.
4. Carreiras e currículos são sobretudo histórias e contá-las – usa as redes sociais para contar a tua história com palavras, imagens e combinações disso criativas (e consistentes).
5. Escolhe as tuas contas de forma sábia – que canais funcionam melhor para as tuas habilitações, talentos e objetivos?
6. É comum que pessoas tenham dois perfis para todos ou certas redes de trabalho – um onde pões fotografias de gatos, o outro onde promoves as tuas opiniões profissionais.
7. As redes sociais são o sítio ideal para os teus 15 minutos de fama, mas fica ciente de que as mais bem sucedidas e longas carreiras são construídas através de trabalho árduo.
8. Aprende sobre patrões e tomadores de decisões das tuas empresas preferidas. As redes sociais são a maneira perfeita de iniciar contacto e pôr um pé na porta.
9. Fica disposto a ajudar ao responder a perguntas, interagindo e partilhando – isto vai ajudar-te a construir capital social de valor inestimável e são boas maneiras de (casualmente) demonstrar a tua especialidade.
10. Sê paciente, vai levar tempo a conectar, ligar e cultivar uma rede de trabalho

Vê Como Usar As Redes Sociais E Melhora O Teu Currículo Com LínguasSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me