GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

9 livros inspiradores para viajar pelo mundo

9 livros inspiradores para viajar pelo mundo

Ler é a porta, a chave e o tapete de boas-vindas para um universo novo. Podes abrir um livro e viajar para qualquer lugar do mundo e fora dele, apenas com a tua imaginação e guiado pelas palavras cuidadosamente escolhidas do autor. O poder dos livros inspiradores de autores mundiais, permite-te ler quando, onde e na língua que quiseres. (Por falar em ler noutra língua, esta é uma ótima forma de melhorar e manter as tuas competências linguísticas).

“É a vantagem dos livros. Permitem-te viajar sem teres que te mexer.” – Jhumpa Lahiri

Mas tenho que admitir que não leio tanto como uma pessoa que usa óculos intelectuais pretos e escreve para ganhar a vida. Tenho algumas desculpas (não temos todos?), mas uma que tenho que parar de usar é que já não sei o que ler – especialmente no que toca a livros de viagens. Dá uma vista de olhos nas escolhas dos nossos bloguers preferidos para ganhares inspiração para fazer caminhadas, escalada, nadar, conduzir, andar de bicicleta e voar pelo mundo com o objetivo de conhecer destinos maravilhosos e a ti mesmo.

Comer, Orar, Amar (de Elizabeth Gilbert)

Esta autobiografia sobre encontrares-te a ti mesmo numa viagem à volta do mundo baseia-se na vida de uma autora Americana, Elizabeth Gilbert. Depois de um divórcio longo e desagradável e um caso que não acabou da melhor forma, ela decide fazer uma viagem à volta do mundo e escolhe três países. Primeiro Itália, para comer e divertir-se. Depois, a Índia, na esperança de encontrar a sua espiritualidade. E por fim, mas não menos importante, a Indonésia para procurar um equilíbrio. Durante a sua viagem, Gilbert, com a ajuda dos seus amigos novos e de aventuras excitantes, começa, lentamente, a descobrir o que quer da vida. No final… bem, vais ter que ler para saber. (Se não gostares de ler, podes sempre ver o filme com a Julia Roberts no papel de Elizabeth.)

Londrinos: os dias e noites de Londres agora – contado por quem a adora, a odeia, vive nela, a deixou e anseia por ela (de Craig Taylor)

Por mais estranho que pareça comecei a ler este livro depois de me mudar de Londres, mas relembra-me todas as razões porque eu adoro (e adoro odiar) esta cidade. O autor do livro, Craig Taylor, é Canadiano e cidadão londrino há muito tempo. Passou anos a viajar à volta da capital do Reino Unido a entrevistar pessoas de todos os percursos de vida, profissões e personalidades – desde pilotos que aterraram em Heathrow até às mulheres que anunciam as estações de metro. O resultado é um retrato de Londres criado através das mais variadas perspetivas que mostra como as pessoas nos anos 2000 fazem desta cidade de classe mundial a sua casa, seja lá quais forem as suas circunstâncias pessoais.

O mundo numa só mão

By any means (de Charley Boorman)

Este, que é um dos livros inspiradores da atualidade, começou por ser uma continuação do programa Long Way Round, um documentário que segue a vida do ator Ewan McGregor e do seu melhor amigo, Charley Boorman. Juntamente com um produtor e um operador de câmara, Charley fez uma viagem à volta do mundo desde a Irlanda até à Austrália usando tudo menos companhias aéreas. O facto de seguires este trio por vários países e culturas faz desta uma aula de geografia incrível, assim como um comentário social. Se puderes vê também o programa de televisão com o mesmo nome.

Nem aqui nem lá (de Bill Bryson)

Em cada capítulo deste livro, os contos de viagem de Bill Bryson dão-te a conhecer um país diferente da Europa. Documentando cuidadosamente as suas viagens cheias de aventuras pelo continente, o seu entusiasmo e a sua franca honestidade tornam fácil de acreditar que estás à procura da aurora boreal na Noruega ou a enfrentar o trânsito louco de Paris ao seu lado. A narrativa atenta de Bryson combina o comentário sarcástico com tudo. Julga abertamente os outros turistas pelos seus momentos estúpidos e admite com honestidade muitos dos seus. Não vais conseguir terminar de ler uma única página sem dar uma gargalhada.

The Gringo trail (de Mark Mann)

Segue as façanhas épicas do licenciado da Universidade de Oxford, Mark Mann, à medida que ele parte numa viagem hilariante de autodescoberta pela América do Sul com os seus companheiros: a sua namorada hippie e o seu melhor amigo octogenário e amante de festas. Maravilha-te com as histórias chocantes deste trio dinâmico no que é um dos livros inspiradores para viajares pelo mundo. Vais apaixonar-te por estes personagens peculiares e ficar com vontade de visitar o Perú ou a Bolívia. Estranhamente (mas, ao mesmo tempo de forma excelente), as histórias de aventuras, comportamentos imprudentes e escapadelas com drogas estão recheadas com passagens informativas que explicam a história, geografia e cultura antiga de cada região. Vais acabar este livro com novos conhecimentos, não apenas com dor de barriga de tanto rir.

Uma caminhada na floresta (de Bill Bryson)

Segue o Bill Bryson e o seu infeliz amigo, Stephen Katz, na aceitação de um desafio que rapidamente se mostra muito mais difícil e complicado do que tinham imaginado. Qual foi a façanha? Fazer o trilho Appalachian no Leste dos E.U.A.. Este trilho de 3.500 km estende-se desde a Georgia a Maine e provou ser um teste para os dois homens de quase todas as formas que as atividades ao ar-livre podem ser. Desde as questões de equipamento e desporto até ao medo dos ursos. Bryson e Katz continuaram corajosamente e a sua experiência foi verdadeiramente cómica.

Viva a América do Sul: Uma viagem por um continente emergente (de Oliver Balch)
O jornalista Oliver Balch explora as casas, prisões, ruas e mentalidades da América do Sul neste livro às vezes divertido, muitas vezes trágico e a dar sempre que pensar. Depois de escolher um tema para cada país, o autor usa estes tópicos como lentes através das quais ele tenta perceber os problemas políticos e sociais de cada país. Mas tenta também perceber quais foram os progressos feitos depois de Simon Bolivar (“o grande libertador” do continente e o guia simbólico de Balch) ter sonhado com a libertação do domínio Espanhol. O resultado é uma visão mordaz da América do Sul da atualidade que, apesar de nem sempre ser animadora, é uma leitura absorvente e essencial para qualquer pessoa que tenha curiosidade neste continente vibrante e em mudança.

A realidade de quem lê por gosto

No ar rarefeito (de Jon Krakauer)

Acompanha o jornalista e alpinista, Jon Krakauer, no seu percurso para a conquista do Monte Everest com a expedição ao Everest da Adventure Consultants’ 1996. Aprende sobre o longo processo de aclimatização para se adaptar a grandes altitudes, os perigos de atravessar as Cataratas de Gelo Khumbu, e a reverência que os alpinistas e Xerpas sentem em relação a Chomolungma. Vais temer pela vida de Krakauer quando ele descer a montanha, seguido por uma tempestade que acaba por reivindicar a vida dos seus companheiros de escalada. Este relato pessoal trágico, mas emocionante, da subida ao ponto mais alto do mundo vai deixar-te admirado e ofegante por oxigénio.

Swimming to Antartica (de Lynne Cox)

Apanhada por uma chuva de granizo durante um treino de natação, Lynne Cox descobriu a sua paixão pela natação em condições extremas aos 9 anos. Bate o recorde de nadadora no Canal da Mancha aos 15 anos. Acompanha a sua viagem pelo mundo, desde os E.U.A.. até à Nova Zelândia e quebra barreiras entre culturas e nações através das suas competições de natação de longa-distência em águas abertas. A história inspiradora e refrescante de Cox vai abrir os teus olhos para a beleza e força do mar e da vontade humana.

Os melhores livros para viajares pelo mundo com a EFSabe mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais