Cada vez mais pais querem que os seus filhos estudem fora – aqui está o motivo

Com o crescimento da economia mundial, não é de surpreender que os estudantes estejam cada vez mais interessados em estudar, viver e trabalhar internacionalmente. Estudar fora de Portugal pode aumentar as suas perspetivas de carreira e melhorar significativamente as suas capacidades linguísticas, tornando-se, assim, uma experiência incalculável. Esta noção parece ser apoiada pelos pais do mundo inteiro, tal como comprovado por um estudo recente conduzido pelo HSBC. O estudo mostrou que 42% dos pais consideraria enviar os filhos para colégios no estrangeiro – um aumento significativo dos 35% registados em 2016. Na verdade, quase todos os 15 países incluídos no estudo mostraram um aumento significativo no interesse pelo estudo internacional..

Conforme explicado pelo extensivo inquérito do HSBC, estudar no estrangeiro é uma mais-valia para crianças que esperam construir um futuro internacional. Pode moldar o sucesso dos seus filhos e é um investimento importante para as suas carreiras globais. Aqui estão apenas algumas das razões por que cada vez mais pais estão a dar o pontapé de saída para o futuro dos filhos com estudos no estrangeiro.

Melhoramento das capacidades linguísticas

Estudar num país novo é a melhor forma de estar exposto a uma língua nova. Para quase metade dos pais que consideram o ensino superior para os seus filhos no estrangeiro, a aquisição de capacidades linguísticas foi a sua motivação principal. Um know-how linguístico que abrange muitos idiomas é uma ferramenta que pode abrir muitas portas.

Mudança cultural

A melhor maneira de se familiarizar com culturas diferentes é estar exposto a elas diretamente. Ser capaz de efetivamente entender e interagir com pessoas de outras culturas é fundamental para o sucesso de uma carreira global. Ao conhecer as suas visões do mundo e compreender as diferenças culturais, o seu filho vai ganhar conhecimentos valiosos sobre comunicação eficaz num ambiente internacional.

Ambiente empresarial internacional e competitivo

Os negócios da atualidade estão a tornar-se cada vez mais internacionais, e, para serem competitivos, os candidatos precisam de falar múltiplas línguas e ter uma experiência internacional de trabalho no seu CV. Ao mandar os seus filhos para estudar no estrangeiro, isso vai dar-lhes um avanço nas capacidades culturais e linguísticas que eles vão precisar para se destacarem e brilharem em qualquer situação.

Preparação para a experiência de uma universidade internacional

Mandar o seu filho para uma universidade estrangeira pode ser o primeiro passo para assegurar o sucesso do seu futuro. Estudar fora é a maneira perfeita de prepará-los para as suas experiências universitárias ao encorajá-los a focarem-se mas suas capacidades linguísticas primeiro.

Num curso de línguas no estrangeiro, o seu filho pode estudar para exames de línguas como o IELTS e o Exame de Cambridge, que serve como certificado oficial de proficiência em inglês e pode ter um papel fundamental na sua admissão na universidade internacional da que ele escolheu.

Mais, ao fazer pelo menos um curso de curta duração no estrangeiro, o seu filho vai ter a oportunidade de descobrir uma cidade nova e conhecer pessoas de todo o mundo, o que vai prepará-lo para uma experiência universitária internacional inesquecível.

Aquisição de novas capacidades e confiança

Viajar e estudar fora tem um papel significante não apenas em alargar os horizontes de um jovem mas também em garantir que ele está bem equipado para o seu futuro tanto quanto possível. Sentir-se confortável a falar uma nova língua numa nova cidade e a conhecer pessoas de todo o mundo pode parecer difícil, mas, no fim de contas, é uma experiência que vai deixar o seu filho mais confortável a falar e escrever na sua nova língua, confiante num cenário internacional, e preparado para enfrentar novos desafios académicos e profissionais.

Sabe mais dicas nos outros artigos do BlogEscolhe já o teu destino :)

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro