GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Usar Pauzinhos ou Não? Costumes Chineses Explicados

Usar Pauzinhos ou Não? Costumes Chineses Explicados

Tudo é diferente na China, o que é exactamente o porquê de ser um local tão excitante para visitar. De modo a diminuir o efeito do choque cultural, coleccionámos algumas dicas para ajudá-lo no seu quotidiano no país mais populoso do mundo.

USAR PAUZINHOS

Aprenda a comer com pauzinhos. Depois, certifique-se que não coloca os pauzinhos espetados no seu arroz – simboliza morte. E, por mais tentador que seja, não toque bateria com os pauzinhos e nunca os lamba. Quando terminar, coloque-os na horizontal na mesa ou a cruzar as bordas do prato, sempre na horizontal.

O CONCEITO DE “PERDER A CARA”

A falar de destaque. A cultura chinesa está muito relacionado com o sentimento de pertença: não embarace, critique ou humilhe alguém em frente de outras pessoas porque isso faz com essa pessoa “perca a cara” – perder respeito próprio e status social. Os chineses raramente vão admitir ter cometido um erro em público e farão tudo para evitar confrontação. Mesmo quando estão furiosos ou frustrados, eles mantém a calma, mantém a voz em baixo e sorriem. Esperem que a verdade seja muito aflorada e que sejam vagos ou indirectos quando se sentem desconfortável.

NÃO É TÃO FÁCIL COMO 1, 2, 3

Os números têm muito significado na China. O número oito, que soa similar à palavra “prosperar” significam sucesso, riqueza e status social. A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão em Pequim começaram no dia 8 de Agosto de 2008 às 8:08:08 e as pessoas pagam bem por números de matrículas e de telefone que contenham muitos oitos. Por outro lado, o número quatro soa à palavra “morte”, portanto, é compreensível que alguns prédios não tenham o quarto andar.

A IMPORTÂNCIA DAS CORES

Na China o vermelho significa felicidade, entusiasmo e boa sorte. Recém-casados recebem prendas em envelopes vermelhos e poderá ver muitas lanternas vermelhas durante o Ano Novo chinês. Apesar do verde significar vida, paz e vitalidade, nunca deverá usar um chapéu verde: significa que o seu marido/mulher está a traí-lo. O amarelo está associado à realeza e liberdade das preocupações do mundo. Todavia, tenham cuidado que os “vídeos amarelos” referem-se a filmes para adultos. O preto é a rainha de todas as cores – a cor da realeza simboliza poder, conhecimento e acerto. No entanto, colocar uma moldura preta à volta de uma fotografia significa que a pessoa está morta.

O QUE FAZER SEMPRE E O QUE NUNCA FAZER

Nunca toque na cabeça das pessoas (incluindo em crianças) – a cabeça é considerada sagrada e é sinal de desrespeito tocá-la. Não assopre o seu nariz em frente a outras pessoas, especialmente durante refeições. Ofereça sempre prendas com ambas as mãos. Deixe sempre um pouco de comida no prato e tenha sempre atenção ao cuspo e mandar lixo para o chão – mesmo que seja olhado de lado, ainda acontece.

Imagem de Lokb, Flickr / Creative Commons

JÁ IMAGINOU VIVER EM PEQUIM?Saiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me