GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Alta Tecnologia: As Melhores Apps de Viagem

Alta Tecnologia: As Melhores Apps de Viagem

Tens uma viagem para um destino completamente novo a aproximar-se. O que é que vais levar contigo? É provável que o teu telemóvel (ou tablet) sejam uma das primeiras coisas na tua lista de itens a levar e decerto aquilo que nunca deixarias para trás. Por isso, nós temos as melhores apps de viagem para ti.

O “computador de bolso” é tão útil como as aplicações que lá vão dentro, contudo, e com tantas opções na app store, pode ser difícil encontrar aplicações que valham o espaço que vão ocupar e que se provem verdadeiramente úteis na estrada.

Neste ponto, acreditamos que já decidiste se vais viajar sozinho ou se já encontraste o teu companheiro de viagem perfeito; o checklist de coisas a fazer antes da viagem está à mão e pronto a ser usado.

Aqui está a nossa lista das 15 melhores apps para viajar que estão disponíveis no mercado (todas disponíveis em iOS e Android):

Começa a tua viagem

A viagem de milhares de quilómetros transcontinentais começa com o primeiro passo – e na direção certa.

Antes de começares a fazer as malas e procurar alguém que regue as tuas plantas enquanto estás fora, tens que perceber primeiro como chegas de A a B. Rome2rio é uma aplicação muito conveniente que encontra todas as maneiras possíveis e racionais de chegares da tua sala de estar ao teu destino.

Tudo isto para além de ser útil para planear, olhar para os mapas e para os diferentes modos de transporte. É a maneira perfeita para te inspirares para a tua próxima aventura.

Aproveita os melhores preços

Montes de websites dizem que te conseguem dar preços de bilhetes de avião mais baixos e bons negócios em hotéis, mas apenas alguns levam isto a todo um outro nível.

Kayak não só compara preços, como também verifica nos sites tipo Orbitz e Priceline, para ter a certeza que tu recebes os melhores negócios.

O Skyscanner também compara preços e torna mais fácil a procura por flutuação de preços. Pede simplesmente para receberes notificações de quando o preço varia e marca viagem quando o preço for mais baixo. As tuas datas de viagem são flexíveis?

Podes expandir a tua busca para ver quais as datas mais em conta para viajares. Simplesmente queres sair da cidade? Podes ver voos para qualquer lado, baseando-te nos sítios para onde é mais baixo viajar nas datas que selecionaste.

Outra ferramenta útil para encontrares os melhores voos e hotéis, é Hipmunk. Esta app junta opções de transporte e alojamento e mostra-as com gráficos de fácil interpretação, que tornam a escolha do itinerário fácil e divertida.

Planear e preparar

Então, agora que já tens os teus voos e um sítio para ficar, deves querer descobrir todas as coisas fixes que existem no destino para onde vais – e para isto, apresentamos-te mais duas ferramentas que gostaríamos de destacar:

Trip it, uma aplicação que é (não só) perfeita para viagens de negócios, para organizar os planos – e a cabeça – tudo num só sítio. Esta app identifica os emails na tua caixa de entrada e junta-os num só sítio, para te mostrar todos os detalhes da tua viagem.

Depois disto, adiciona direções e outras informações úteis para ligar os vários pontos do teu itinerário.Tudo isto pode ser conectado com o teu calendário e ser partilhado nas redes sociais.

A Google Trips traz uma onda mais de férias e não só organiza todas as reservas que conseguir encontrar na tua caixa de entrada – desde voos, a alojamento e restaurantes – num só sítio, como também faz sugestões de guias que mostram o que fazer, o que comer e ver.

Ambas as aplicações funcionam sem internet, para que tu não tenhas que planear as tuas atividades e refeições à volta de hotspots de Wi-Fi.

O próximo passo dos preparativos para a viagem: fazer as malas.

Com o PackPoint (e as nossas dicas para fazer as malas) podes ter a certeza que tens todas as coisas que precisas contigo (numa mala pequena e fácil de transportar, claro!).

Simplesmente adiciona a tua informação de viagem e a aplicação sugere que itens deves levar. Estas sugestões são baseadas no clima e relevo, assim como na duração, propósito e tipo de atividades que planeias fazer no destino.

Deste modo, não ficas sem chapéu de chuva durante a época chuvosa na Guatemala, nem te esqueces que o Natal na Nova Zelândia exige fatos de banho e protector solar, em vez de skis e cachecóis.

Conhece o teu destino

Andar por uma cidade nova pode ser assustador (mas divertido).

Para onde é que é o museu? Qual é que é o ingrediente principal deste prato? O Google Tradutor é popular, porque podes escrever simplesmente uma palavra ou frase numa caixa de texto e receber a tradução com o sotaque escolhido num segundo.

Para algumas línguas, até podes inserir texto ou voz, que ele traduz. Também podes alternar facilmente entre línguas, traduzir websites inteiros simplesmente ao colar o link e ouvir exemplos de palavras a ser pronunciadas.

A melhor parte e uma nova característica, permite ainda que apontes a câmara do teu telefone para texto noutra língua e o vejas imediatamente traduzido no teu ecrã.

É nesta parte que ter feito um curso de línguas ajuda muito. Se conseguires não depender de APPs não tens de estar preocupado em encontrar pontos de wi-fi ou tomadas de electricidade. Para quem tem tempo, um curso intensivo de inglês é uma hipótese a explorar.

Os câmbios podem provar-se verdadeiramente confusos quando estás num novo país, a lidar com uma moeda nova.

A aplicação XE Currency, permite que tenhas acesso às taxas de câmbio em tempo real, que vejas históricos de variações e que calcules preços para que possas poupar o máximo de dinheiro possível.

A aplicação também funciona offline, porque guarda a última taxa de câmbio, por isso não tens que depender do Wi-Fi quando a febre das compras te atingir.

Uma coisa desesperante quando se está a viajar no estrangeiro, é ter-se dados móveis limitados. E se nos perdermos e não conseguirmos contactar ninguém? E aquela foto fantástica que tens mesmo que pôr no Instagram já?

Felizmente, a maior parte das cidades tem WI-FI grátis – a única coisa que tens que fazer é encontrá-lo com uma das muitas aplicações para encontrar hotspots de WI-FI.

Certifica-te que fazes o download de uma que te permita aceder a ela offline, para que não tenhas que pagar taxas de roaming enquanto tentas encontrar uma ligação à internet gratuita.

…E depois aproveita ao máximo

Field Trip é como ter um guia turístico no bolso.

Recebes notificações com textos explicativos ao passares por locais interessantes, de modo a que não percas sítios únicos e escondidos. Críticas de restaurantes e vales de desconto também podem aparecer nas notificações se estiveres a passar perto de algum ponto de gastronomia.

Outros sites populares de críticas são o TripAdvisor, que se foca em críticas de hotéis e atrações turísticas, o Yelp, que fornece críticas sobre restaurantes e outros negócios locais; e o Foodspotting, que te diz quais os melhores pratos nos restaurantes perto de ti.

Tens algum sítio onde precises mesmo de estar? Certifica-te que chegas lá da maneira mais rápida e conveniente possível.

Se estás a conduzir, o Waze é o que estás à procura. Esta aplicação fornece navegação por GPS, baseada na informação que os utilizadores dão, como o trânsito, operações STOP, acidentes e podes também ver os preços do combustível durante o teu trajeto.

O teu género é mais transportes públicos? A premiada aplicação Citymapper fornece-te horários, mapas e até os atrasos dos autocarros, comboios, metros, barcos, elétricos, Ubers e ainda circuitos de bicicleta para algumas das cidades mais excitantes do mundo.

Ter as melhores aplicações no bolso, é tudo o que precisas para te tornares num pro das viagens. Certifica-te que olhas à tua volta, falas com pessoas locais e que experiencias bem o mundo lá fora – boas viagens!

ONDE VAI USAR ESTAS APPS?Saiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me