GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 Coisas a Fazer Antes Da Tua Próxima Viagem

10 Coisas a Fazer Antes Da Tua Próxima Viagem

A tua próxima aventura está já ao virar da esquina, mas antes de partires lembra-te de teres tudo pronto da melhor forma e de te preparares como o mais experiente pro (de viagens) faria.

1. Conhece as regras

Dependendo do destino, as regras relativamente ao tempo a que estás autorizado a ficar como turista pode variar muito. Certifica-te que conheces as regras e que tens o visto apropriado (se for necessário). Para além disso, verifica se o teu passaporte tem validade até 6 meses após o regresso, sendo que que existem alguns países que obrigam a isso. E, por último, certifica-te que tens as vacinas necessárias de forma a viajares de forma segura – uma pesquisa rápida no Google e uma visita ao teu doutor vai fornecer-te as informações (e as vacinas!) necessárias. E lembra-te: Se vais viajar para um destino exótico – um safari, por exemplo – convém tratares da questão das vacinas com alguns meses de antecedência porque algumas vacinas têm de ser administradas em várias vezes.

2. Mantém-te ligado

Acho que todos nós já passámos por isto: Quando a bateria do telemóvel desce para 4% durante a conversa que pode mudar a tua vida e começas a escrever cada vez mais rápido para dizeres tudo antes que o telemóvel morra. Não é um sentimento agradável e a única coisa que te pode salvar é o carregador. Certifica-te que tens o carregador sempre contigo e não te esqueças do adaptador, desta forma podes carregar o teu telemóvel em qualquer parte do mundo.

3. Tira partido dos mapas

Se vais viajar com um dispositivo iOS ou Android, então não vais ter que te preocupar se te perderes. O Google permite guardar mapas para que seja possivel acederes em modo offline (podes dizer adeus aos custos de roaming). Podes guardar mapas de regiões tão grandes como Paris, e até 6 mapas de cada vez. Se já sabes os sítios que queres ver durante a tua viagem, faz um favor a ti próprio e faz download dos mapas antes de ires.

4. Age como um local

Enquanto estamos no tópico de telefone… se vais ficar no mesmo país durante algum tempo, vale a pena investires num carão SIM local. Permitir-te-á manter o contacto com os teus amigos locais, chamar táxis e navegar na internet sem te preocupares com taxas de roaming ou wifi. Garante que levas um telefone desbloqueado contigo ou não conseguirás usar um cartão SIM de outra rede.

5. Faz a tua pesquisa

Garante que fazes a tua própria pesquisa para o local para onde vais, antes de partires! Quase todas as cidades, mesmo as mais pequenas, têm um website local onde têm agendas culturais com os eventos que estão para vir. Edições locais da revista Time Out podem também ser um excelente recurso. Não hesites em pedir dicas a amigos ou amigos de amigos nas redes sociais – vais ficar surpreendido com quantas pessoas estão dispostas a ajudar e partilhar os segredos das suas cidades. Quanto mais pesquisares, melhor preparado e entusiasmado vais estar!

6. Começa a fazer Networking

Se vais sozinho mas não queres passar as tuas férias sozinho, então começa a fazer networking e a expandir a tua rede de contactos antes de partir. Dá a conhecer o teu itinerário através de um blog de viagem (Tumblr é uma boa escolha, uma vez que permite fazeres um hastag por destino, por exemplo) e conecta-te com os teus amigos ou amigos de amigos via Facebook ou Instagram – mais uma vez, a maioria das pessoas irá, de bom grado, partilhar dicas contigo e encontrar-se contigo num café!

7. Vê, Fotografa, Guarda, Partilha

Deixa-me adivinhar: provavelmente vais tirar milhares de fotos na tua viagem. Uma cidade nova, uma festa numa piscina, o cappuccino que bebes todas as manhãs e todos os monumentos históricos que vais encontrar são uma excelente adição ao teu feed de Instagram. Se estás a tirar fotos da maneira antiquada – com uma câmara em vez do teu telefone – então tens muitas mais maneiras de guardar e mostrá-las. Faz upload delas para o teu blog, ou cria uma galeria de fotos online com o Flickr ou Snugmug.

8. Aprende a gíria local

Saber como comunicar com os locais é a chave para fazeres amigos e te sentires em casa na tua nova cidade (mesmo ficando por apenas alguns dias). Não tens que ser fluente mas conhecer algumas frases e expressões básicas vai ajudar-te imenso e quanto mais souberes, melhor. Antes de partires, compra um livro que tenha estas frases (não são muito caros e são leves e fáceis de transportar) e estuda-o! Conseguires dar as orientações necessárias quando tiveres que apanhar um táxi, fazer compras na mercearia local ou explicar as tuas alergias a um doutor que não fale inglês pode, literalmente, salvar-te a vida.

9. Leva algum dinheiro de bolso

A não ser que vás para a Suécia, em que o governo está a tentar criar uma sociedade sem dinheiro, a realidade na maioria dos países (ainda mais nos menos desenvolvidos) é que o dinheiro é “rei”. De certeza que não queres acabar num cenário horrível em que não és capaz de comprar comida, transporte ou alojamento porque não há nenhuma máquina de multibanco por perto, por isso garante que trocas dinheiro suficiente antes de partires. Mas tem cuidado com carteiristas – nunca deixes todo o teu dinheiro no mesmo sítio e nunca deixes o teu dinheiro em cima da cama quando saires do hotel.

10. Faz as malas “Like a Boss”

Não há nada mais irritante que andar a arrastar uma mala gigante cheia de coisas que provavelmente nunca mais voltarás a usar e não teres espaço nenhum para trazer as coisas que foste comprando, sendo depois forçado a pagar o peso em excesso na viagem de volta a casa. Para evitares esta situação garante que consegues lidar com uma das partes mais essenciais (e aborrecidas) de preparares a tua viagem “like a boss”. Se vais viajar só num fim-de-semana ou por menos de uma semana leva uma mala mais pequena, enrola a tua roupa, em vez de a dobrares certinha, e avalia todos os conjuntos que escolheste, antes de dares por terminada a tua arrumação – consegues sobreviver com bem menos do que pensas.

E agora que estás preparado para partir – Buon voyage! Buon Viaggo! Have a nice trip! Trevlig resa! Buon Viaje!

Viaja Com a EFSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me