12 Dicas Para Preparar Uma Viagem No Estrangeiro

Estudar no estrangeiro é uma aventura inesquecível. Ponto. Contudo, antes de te tornares proficiente na língua que escolheste, imergir no estilo de vida local e fazer memórias que irão durar uma vida inteira, precisas de te preparar para viajar para outro país. Mas, atenção! Isso não significa agarrar apenas no teu passaporte e na tua mala de viagem.

1. Faz as contas

Antes de qualquer coisa, certifica-te que tens dinheiro suficiente para pagar a viagem. Isto inclui também o dinheiro que vais gastar na tua temporada fora. Como regra de ouro, espera sempre gastar mais do que inicialmente pensaste. É melhor teres sempre algum dinheiro, em pequenas quantidades, mas também um cartão de crédito para despesas maiores e viagens mais longas. Informa a empresa do cartão de crédito para onde vais e durante quanto tempo – deste modo, eles não vão bloquear o cartão assim que começares a tua corrida aos saldos.

2. Arranja um transfer para e do aeroporto

Se queres facilitar a tua vida, deixa que o teu conselheiro de estudos no estrangeiro te arranje o transfer para a residência. Caso prefiras arranjar o teu próprio transporte, certifica-te que fazes a tua pesquisa vendo diferentes opções de antemão. Isto vai poupar-te tempo e muita energia, especialmente depois de um longo voo. Quandoe estiver tudo organizado, lembra-te que vais precisar também de uma “boleia” para o aeroporto quando for hora de partir.

3. Verifica a cobertura do teu seguro no estrangeiro

O teu conselheiro de estudos no estrangeiro é também uma boa pessoa para falares sobre seguros de viagem, por isso, aproveita. Deves também entrar em contacto com a tua seguradora, para ver se tem alguma oferta especial que te dê cobertura enquanto estiveres fora.

4. Faz cópias dos documentos importantes

Tem sempre contigo cópias de todos os teus documentos importantes – passaporte, seguros, informação do cartão de crédito e arquiva-os em lugares diferentes. É melhor deixares uma cópia em casa com a tua família ou com os teus amigos e ter em formato digital e papel contigo. A versão digital deve estar num lugar seguro, mas acessível, tipo o teu e-mail ou na cloud.

5. Dá uma vista de olhos no teu lar fora de casa

Saber mais o teu destino é provavelmente a melhor maneira de te preparares para a viagem. Podes comprar guias de viagens ou apenas pesquisar na net para veres como será o teu novo lar longe de casa. Apesar de ser muito mais divertido ver tudo na vida real, ter uma perspetiva de como as coisas são, vai ajudar-te a planear excursões e a aproveitares o tempo no estrangeiro melhor. Não te esqueças de ler os costumes, hábitos e tradições que te vão ajudar a sentir-te como um nativo num instante.

6. Fazer as malas (duh!)

Primeiro que tudo, vê as restrições de peso e tamanho da companhia aérea com que vais viajar. Depois disto, lê os nossos artigos de blog sobre fazer as malas para que se torne canja. Materiais de higiene, adaptador e uma muda de roupa são as melhores coisas para pôr na bagagem de mão, no caso de esta ser extraviada. Se ficares num sítio por apenas alguns dias, compra produtos de higiene no destino e traz apenas frasquinhos para o primeiro duche quando aterrares. Assim que estiver tudo arrumado, certifica-te que metes uma etiqueta com o teu nome em tudo.

7. Decorar algumas palavras da língua local

Visto que estás a ler isto no nosso blog, é seguro dizer que provavelmente vais estudar uma língua no estrangeiro. Mas porque não preparares-te um bocadinho antes? Viajar vai tornar-se muito mais fácil se estiveres habituado ao som da nova língua e até souberes algumas frases da língua local. Lembra-te que voos longos são uma altura perfeita para dar uma vista de olhos no vocabulário básico.

8. Levar todas as receitas necessárias

Se tomas medicamentos regularmente ou usas lentes de contacto, certifica-te que tens medicação suficiente para a viagem toda. Lembra-te ainda de levar receitas para poderes levantar mais no estrangeiro (verifica com a companhia de seguros sobre a cobertura).

9. Aponta números importantes

Na era dos telemóveis, dificilmente nos lembramos de números de telemóveis – ou passwords para dizer a verdade. Se vais para o estrangeiro, podes ter que arranjar um novo telemóvel ou ter que fazer log in num computador na escola: Certifica-te de que memorizas ou escreves alguns números de telemóvel importantes e passwords (ou dicas para as passwords), para que consigas telefonar e conectar-te no computador sem entrares em pânico.

10. Perceber o teu plano de chamadas

Dependendo de quanto tempo vais ficar no estrangeiro, vale a pena comprares um cartão SIM no teu destino final. Antes de partires, vê com a tua companhia de telefones os custos do roaming e planos de dados. Isto vai evitar que recebas uma conta gigante quando voltares. Consegues aceder a WI-FI gratuito em imensos sítios – como na tua escola, na residência e muito possivelmente até em locais públicos. Contudo, é sempre bom teres também uma maneira de estares contactável mesmo sem estares ao pé de um local com internet.

11. Diz olá à tua família de acolhimento

Se vais viver com uma família de acolhimento e já tens de antemão os contactos deles, apresenta-te antes de chegares! Eles estarão tão curiosos em conhecer-te como tu estás a eles, por isso, ligar antes de chegares pode ser simpático. Toda a gente adora presentes, por isso, porque não levares-lhes uma pequena lembrança do teu país?

12. Entusiasma-te

Há muitas coisas em que pensar e que fazer antes de ires para o estrangeiro, especialmente se é a tua primeira viagem. Contudo, independentemente de quantas vezes já tenhas feito a mala, não te esqueças de ficar entusiasmado com a aventura que está prestes a começar . Isto é exatamente a razão pela qual as danças da alegria foram inventadas!

Viaja para o estrangeiro com a EFSaiba mais

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro