GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Como fazeres as malas para um ano no estrangeiro (e porque devias estar já a preparar-te)

Como fazeres as malas para um ano no estrangeiro (e porque devias estar já a preparar-te)

No que toca a fazer as malas para um longo período de tempo fora, nunca é demasiado cedo. Fazer as malas à última da hora significa esquecer objetos vitais, colocar coisas que nunca vais precisar e apressares-te a colocar numa mala gigante tudo o que tiveres por perto – e aí, provavelmente, vais ter de pagar por excesso de bagagem.

Tens aqui como fazer uma mala para um ano no estrangeiro – e manteres-te são (e excitado!) no processo.

Quando fazer as malas

  1. Começa pelo menos alguns meses antes de partires. Isto parece absurdo, mas vais perceber rapidamente que podes ter falhas no teu guarda-roupa e precisas de comprar coisas novas. E comprá-las no teu país pode ser economicamente mais responsável do que comprar ao desbarato no teu destino. Lembra-te: poupa em tudo o que puderes, para usares em excursões e viagens.

  2. Começar cedo vai, também, impedir-te de entrar em pânico com compras. Vais evitar comprar um casaco novo de inverno do qual, na verdade, não gostas ou perceber que todos os biquínis que compraste  no aeroporto antes de voar para Miami não te servem. É sempre melhor ter tudo preparado a tempo!

  3. É escusado dizer que vais precisar de todas as tuas roupas lavadas. Certifica-te que tens tudo lavado e seco, assim não precisas de ir a correr para a lavandaria e descobrir as instruções numa língua estrangeira quando chegares.

O que pôr na mala: o essencial

As respostas óbvias incluem o teu passaporte, Cartão de Cidadão, carta de condução, bilhetes de embarque, cartões de crédito/débito que possam ser usados no estrangeiro e dinheiro, cópias de documentos importantes, incluindo seguro de saúde, etc.  Há ainda algumas outras coisas importantes a considerar quando fizeres a tua mala.

  1. Em primeiro lugar, fá-la de acordo com as estações que vais apanhar. Não faz sentido levares aquilo que normalmente usas no teu país se a tua nova cidade está a 35 graus o ano todo ou está atolada de neve todos os invernos.

  2. Uns bons pares de sapatos e umas botas confortáveis são essenciais para explorares a tua nova cidade a pé.

  3. Leva uma câmara decente se tiveres, ou certifica-te que tens o melhor telemóvel com a melhor câmara que puderes comprar. Estás prestes a passar 6 meses ou 1 ano a guardar milhares de memórias e a conhecer novos amigos, por isso vais querer ter meios para documentar isso.

  4. Finalmente, confirma se vais precisar de adaptadores para manter o teu telemóvel e a tua câmara completamente carregados. Os carregadores de dois buracos europeus não vão caber nas tomadas de 3 buracos do Reino Unido. O mesmo é válido para os Estados Unidos, onde as tomadas são também diferentes.

O que pôr na mala: caso a tua mala ainda tenha espaço

Leva alguns objetos de conforto para fazer o teu novo quarto parecer um pouco mais acolhedor quando chegares. Podes optar por levares os teus lençóis preferidos, algumas fotografias ou até mesmo uma ou duas iguarias que possa não haver na tua nova cidade – qualquer coisa que te faça lembrar de casa.

Como fazer a mala

  • Não te limites a atirar as coisas para dentro da tua mala e esperar que caiba tudo – isso não vai acontecer quando se trata de fazer uma mala para um ano no estrangeiro.

  • Continua a adicionar coisas à tua lista de coisas que tens de pôr na mala nos meses antes de partires e, quando finalmente estiveres pronto para fazer a mala, coloca tudo em cima da tua cama e organiza por categorias. Isso ajuda-te a visualizar o que já tens organizado e o que pode estar a faltar. Tens pares de meias suficientes? Precisas mesmo de 19 t-shirts?

  • Durante esta fase, sê crítico e tira impiedosamente coisas que não vás usar, mas, ao mesmo tempo, certifica-te que tens as coisas básicas (e as tuas favoritas).

Os aspetos práticos da bagagem

  • As malas duras são a escolha mais acertada para viagens mais longas. São fáceis de carregar mesmo quando estão muito pesadas e mantêm tudo seguro durante a viagem. A bagagem de mão apenas ou uma mochila não é suficiente quando te estás a preparar para uma vida nova no estrangeiro. Não te esqueças de verificar os limites da bagagem quando estiveres a comprar os teus voos!

  • Lembra-te de pôr os artigos de valor na tua bagagem de mão e os artigos de higiene num saco impermeável. Apesar de poderes comprar isso em qualquer sítio, pode apetecer-te levar uma garrafa do teu champô preferido e não vais querer encontrar tudo derramado.

  • Guarda os documentos importantes(de que falámos acima) noutro saco impermeável na tua bagagem de mão, num bolso de fácil acesso. Este é também um bom lugar para guardares o carregador do teu telemóvel, caso precises logo depois da aterragem.

  • Dica-chave: Investe em compartimentos de bagagem. Estas “caixas” mantêm a tua roupa organizada por secções e encaixam perfeitamente na tua mala.

Faz um Gap Year com a EF!Sabe tudo aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me