GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

10 razões para aprender árabe

10 razões para aprender árabe

Porquê aprender árabe? Esta é a pergunta que muitos se fazem quando procuram razões para aprender árabe e não outra língua.

Como uma das línguas mais faladas do mundo, embora não seja ensinada frequentemente nas escolas fora do Médio Oriente, escolhemos as dez razões principais porque te devias empenhar em aprender árabe como a tua próxima língua.

1. É um desafio entusiasmante

Aprender árabe significa aprender um alfabeto completamente novo – e a escrever da direita para a esquerda. Por isso, se já dominas a tua segunda língua, talvez já sejas fluente em Inglês e Francês como segunda ou terceira língua e estás pronto para testar as tuas habilidades linguísticas.

O Árabe vai mexer com os teus neurónios e usar esferas diferentes para processar a informação. Mas não é difícil de dominar esta nova língua.

2. Na realidade é muito fixe

Se houvesse um concurso de popularidade sobre a aprendizagem de línguas, o Árabe seria uma tendência. Em sítios como a Europa e os Estados Unidos, onde não é falado fluentemente em abundância, é uma língua com procura tanto por entidades patronais como por uma comunidade crescente de estudantes de línguas.

Cada vez mais pessoas estão a inscrever-se para aprender árabe, por isso, tanto a qualidade como a disponibilidade dos cursos aumentou rapidamente.

Além disso, o árabe é considerada uma das línguas mais bonitas do mundo.

3. Fazes amigos locais…

As comunidades ao longo do Médio Oriente e países africanos que falam Árabe são conhecidas pela sua receção sincera e amizade genuína com os visitantes. Os transeuntes são quase sempre envolvidos em conversas amigáveis e convidados até mesmo para as ir às casas mais humildes beber um chá de menta, um café ou apenas conversar. Muitas vezes os visitantes podem aprender uma ou duas palavras em Árabe – Shukran, significa “obrigado”, por exemplo – mas ser capaz de conversar na língua nativa deles é considerado altamente educado, e é visto com muito entusiasmo.

4. …enquanto estudas

Claro, passar tempo a estudar com os teus colegas de curso é outra forma testada de fazer um novo grupo de amigos próximos. Aprendem juntos, praticam juntos, vivem juntos e falam juntos; os amigos que fizeres enquanto estudares fora são amigos para a vida.

5. Dá-te um grande incremento de empregabilidade

Apesar de aprender uma segunda língua ser uma grande vantagem no teu CV, o Árabe é uma escolha muito procurada e incomum. A fluência vai embelezar o teu conjunto de habilidades e garantir que estás preparado para uma grande variedade de carreiras, quer estejas interessado em tornar-te intérprete ou trabalhar no exército, ou queiras procurar um trabalho como jornalista ou repórter, o Árabe pode dar imenso jeito.

6. Vais fazer parte de um pequeno grupo…

Como não é tão falado no mundo ocidental, a fluência em Árabe é relativamente incomum. Não só a sua exclusividade te vai fazer destacar dos outros candidatos a um emprego, como te vai dar prioridade numa pequena comunidade de pessoas que falam Árabe sem serem nativas.

7. … mas também te vais juntar a uma comunidade de milhões

Além disso, é um dos idiomas mais falados do mundo. Com mais de 420 milhões de falantes e como língua oficial de 22 países, o Árabe Moderno Padrão é considerado a quinta língua mais falada do mundo. Na verdade é tão vasto, que há mais de trinta variedades modernas e centenas de dialetos regionais.

Sem esquecer que o árabe influenciou línguas como o espanhol ou o português.

8. Tem uma escrita bonita

Não há forma de o negar, os manuscritos antigos em Árabe são incrivelmente bonitos. Quer estejam esculpidos nas paredes de templos históricos, gravados em escrituras religiosas seculares ou rabiscados no teu bloco de notas enquanto praticas a tua escrita da direita para a esquerda, são atraentes e encantadores.

9. Estuda em alguns lugares fascinantes

Um dos lugares mais populares para ter aulas e aprender Árabe é o Dubai, o coração extravagante e abastado dos Emirados Árabes Unidos. Vais ser imerso numa cultura na qual as raízes árabes antigas colidem com a vanguarda da vida moderna e vais estar livre para fazer compras, explorar os desertos ou até mesmo aproveitar as praias nos teus tempos-livres.

10. Permite-te trabalhar no Médio Oriente

O Dubai não é só um lugar fantástico para aprender, é também uma colmeia em atividade e um centro global de negócios que oferece imensas oportunidades de trabalho (normalmente muito bem pagas). Setores como a energia, finanças, negócios, arquitetura e viagens aéreas têm uma enorme presença internacional aqui, atraindo pessoas ambiciosas e licenciadas de todo o mundo para os arranha-céus e ruas movimentadas do Dubai. Apesar de a comunidade internacional e de expatriados ser grande e diversificada, falar Árabe faz-te assentar aqui e navegar pelos costumes e estilo de vida local de forma mais suave.

Aprende Árabe no Dubai com a EFJá!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me