GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

E as línguas mais faladas do mundo são…

E as línguas mais faladas do mundo são…

Queres saber quais são as línguas mais faladas do mundo?

Quantas línguas achas que existem no mundo? 1000? 3000? 5371? Estás perto! De acordo com o estudo de 2009 da Ethnologue, existem mais de 6900 línguas diferentes no mundo. Isto significa que só sabemos encomendar comida em 0,0006% das línguas existentes.

Com a EF podes aprender 10 dessas línguas… bem… 9, o português já tu dominas!

Destas quase 7000 línguas, apenas 230 são faladas na Europa, enquanto que mais de 2000 são faladas na Ásia. Em Papua – Nova Guiné, um pequeno país insolar com cerca de 3.9 milhões de habitantes, o impressionante número de 830 línguas podem ser encontradas.

Não vamos falar sobre todas as 6900 línguas. Por agora, vamos ficar-nos pelas 5 línguas mais faladas do mundo – aquelas que provavelmente não estão em perigo de extinção nos próximos tempos.

Árabe

(mais de 295 milhões de nativos)

O árabe tem um conjunto imenso de dialectos que não são compreendidos entre si. O Árabe Clássico é tambem a língua sagrada do Islão e durante as orações, o Corão é recitado unicamente em árabe.

Além disso, o árabe é umas das línguas mais bonitas do mundo.

Hindi

(mais de 310 milhões de nativos)

O hindi é maioritariamente falado na Índia e no Nepal e faz parte da família de línguas Hindi – mais de 100 milhões de pessoas falam uma língua relacionada com Hindi.

Inglês

(mais de 360 milhões de nativos)

Apesar de estar no 3º lugar, o Inglês é ainda a língua mais influente no mundo (parece que o copo está meio-cheio) e é a língua com o maior número de pessoas que a falam como segunda, terceira ou quarta língua.

Se queres razões para aprender inglês, esta é sem dúvida uma delas.

Espanhol

(mais de 405 milhões de nativos)

A medalha de prata vai para Espanha e para os 30 países onde se fala Espanhol. ¡Olé!

O espanhol é também uma das 5 línguas mais fáceis de aprender.

Chinês Mandarim

(mais de 955 milhões de nativos)

E temos um vencedor da lista de línguas mais faladas do mundo!! O Mandarim faz parte da família de línguas do Chinês e é maioritariamente falado na China, Taiwan e Singapura – por muita, muita gente.

Por ser uma língua pouco conhecida no Ocidente, o chinês é, de facto, uma das línguas mais divertidas de aprender. Porque não?

Estes são números com os quais é difícil competir. Mesmo se adicionar os meus 400 amigos do Facebook e os amigos do dia-a-dia, não se consegue imaginar como um bilião de nativos fala ou se faz ouvir. Este infográfico mostra claramente as caraterísticas de um mundo onde se falam tantas línguas diferentes.

Se fôssemos a uma festa com 100 pessoas, 17 iriam discutir a qualidade dos snacks em Chinês. 6 iriam falar sobre a música do DJ em Espanhol e 5 fazem tempo na fila da casa de banho em Inglês. 4 convidados partilhariam passos de dança em Hindi e outros 3 comentariam as suas #selfies em Árabe. Por falar em 3, 3 dessas pessoas iriam falar em Português ou Bengali, que não ficaram no nosso Top 5, enquanto que 2 dos convidados que falam apenas Russo desafiariam os 2 Japoneses para um concurso de limbo. Os outros 55 convidados não têm ninguém para falar, portanto estariam a olhar para os seus telemóveis durante a festa, ou a comer cubos de queijo!

Aprender Inglês, Espanhol ou Mandarim Com A EFSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me