GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

As 10 línguas Mais Divertidas de Aprender

As 10 línguas Mais Divertidas de Aprender

Não existe absolutamente nenhuma razão para que aprender uma língua tenha de ser aborrecido. Claro, se o teu objetivo é ser fluente, todas as línguas requerem compromisso e dedicação mas até esse processo pode ser divertido. Quer tenhas escolhido um idioma com um vocabulário divertido, ou um que a pronúncia te enlaça a língua, há sempre um lado mais leve no que toca a aprender uma nova língua. E se estiveres a fim de um pouco de diversão, considera aprender um destes dez idiomas:

1. Inglês

Sendo rica em palavras adotadas, o Inglês é uma língua incrivelmente variada, expressiva e flexível. É a língua da cultura pop global, sendo bastante influenciada por ela e adora oficializar palavras ou expressões que estão na moda (pensa em selife, bromance, frankenfood e totes). Para além disso, como é uma língua bastante falada (um número estimado de 1-1.6 biliões de pessoas), vais ter imensas oportunidades de pôr em prática essas novas palavras.

2. Espanhol

Pondo toda a sua utilidade de lado (mais de 400 milhões de pessoas falam espanhol nativo), é uma língua bastante divertida de aprender, especialmente nas primeiras aulas, em que só te vais lembrar do Speedy Gonzales, do Gato das Botas, da Dora a Exploradora e outras personagens espanholas. Um bónus adicional: o espanhol é também uma língua deliciosa de pronunciar e proporciona montes de risos com os seus “rs”.

3. Japonês

Quando começares a aprender japonês, vais ficar impressionado com o seu “gairaigo” (palavras emprestadas), normalmente escritas em “katakana”, o seu sistema de carateres. Estas são palavras ocidentais agora incorporadas na linguagem do quotidiano – como apo (appointment), arubui (RV), baiku (bike) – e muitas vezes parecem tão apropriadas que te sentes obrigado a usá-las!

4. Língua Gestual

Aprender língua gestual fornece um grande treino mental e um novo conjunto de habilidades. E tem imensos benefícios práticos: imagina seres capaz de falar facilmente num concerto, ou mesmo com a boca cheia! É também um privilégio – afinal, quantas pessoas fora da comunidade surda podem dizer que “falam” língua gestual?

5. Português do Brasil

Juntamente com a música de mexer as ancas e as praias ensolaradas, o português do Brasil com os seus diminutivos (“inha” / “inho”) e o seu ritmo entusiasmante destaca-se da sua contraparte europeia. Um ponto bónus? Falar a língua local (com aquele sotaque brasileiro!) vai-te definitvamente dar uma vantagem quando fores socializar com os moradores na tua visita obrigatória a este lindíssimo país.

6. Turco

Vais ficar surpreendido quando souberes que os desportos turcos estão cheios de estrangeirismos – particularmente palavras francesas – e que a sua gramática é relativamente lógica. Intrigado? A diversão começa quando começares a ler e a escrever usando a fonética do latim e a memorizar os sons atribuidos a certas letras (Por exemplo, em turco o “C” é pronunciado como um “J” em inglês, como a palavra “jam”).

7. Italiano

Ahhh, a língua do amor. Nós sabemos que já te imaginaste a conversar em italiano enquanto passeavas nas ruas de Roma, davas uma volta numa vespa ou enquanto comias uma pizza autêntica. É verdade: O amor pela arte e comida italiana enraizou a língua na nossa mente – e não há sinais de que vá perder a popularidade.

8. Alemão

Quando começares a aprender alemão vais certamente ser surpreendido com as longas palavras. Mas não te preocupes, rapidamente vais perceber que não passam de junções de palavras e que a maioria delas são parecidas ao inglês. Por exemplo, Schadenfreude (o sentimento de felicidade pelo azar dos outros), Fernweh (sentir saudades de um sítio que nunca visitaste) ou Verschlimmbessern (quanto tentas melhorar alguma coisa mas acabas por fazer pior).

9. Quechua

Sempre fantasiaste em aprender a língua dos incas? Sim, pode parecer um pouco aleatório, mas o que há de mais divertido do que aprender uma língua rara que vai tornar a tua experiência de viagem MUITO melhor? Se estás a planear viajar para o Peru, Equador ou Bolivia, são sítios que vão apreciar o esforço extra que vai para lá do espanhol (também falado lá). Felizmente, é bastante fácil (e divertido!) dominar o básico – assim sobra-te tempo para ires aprendendo a parte mais complexa da sua gramática.

10. Chinês

Apesar de a gramática chinesa ser muito mais simples do que muitas outras línguas, a diversão começa quando aprendes a falar. O chinês é uma língua tonal (neste caso, com quatro tons), o que significa que o mesmo som pode ser pronunciado de quatro formas diferentes – e sim, com quatro significados diferentes! É provável que te atrapalhes no inicio, mas não deixes de retirar o melhor da experiência – vai com o flow e ri-te dos teus erros!

Estude Uma Língua Com a EFSaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me