Expressões úteis numa entrevista de trabalho

Poucas coisas fazem o teu estômago ficar com borboletas como uma entrevista de trabalho. Apesar de ser assustador sentares-te em frente a um recrutador, é algo que praticamente 99% das pessoas já fizeram. Mas não te preocupes! Com um pouco de prática (e algumas expressões chave na manga), passas pela entrevista sem problemas, como se fosse a coisa mais fácil do mundo.

Para te ajudares a preparar temos algumas dicas sobre o que vais falar durante uma entrevista de trabalho: a tua personalidade, pontos fortes, experiência e o porquê de quereres o trabalho em específico, claro.

DESCREVE A TUA PERSONALIDADE

Desde o momento em que entras na sala que o entrevistador (o teu possível chefe) está a tentar perceber se te irás enquadrar ou não dentro da equipa. Por isso, esta é a altura para mostrares quem és e porque serás uma pessoa com quem eles vão querer trabalhar. Aqui estão alguns adjectivos a utilizar:

• Descontraído: uma pessoa com quem é fácil de lidar

• Trabalhador: alguém que é trabalhador e não é preguiçoso

• Dedicado: leal a um projecto ou a alguém

• Responsável: alguém em que se pode confiar

• Honesto: alguém que diz a verdade

• Focado : alguém que não se distrai facilmente

• Metódico : alguem que presta atenção aos detalhes e trabalha com uma sequência lógica

• Proativo : alguém que se oferece para fazer as tarefas

Podes dizer: Sou uma pessoa dedicada.

Se quiseres acrescentar alguma coisa, podes usar expressões como: muito, extremamente (Sou muito focado, Sou extremamente metódico)

Descreve as tuas forças

O teu entrevistador vai querer saber no que és bom. Porquê? Porque o trabalho a que te estás a candidatar requer capacidades específicas – por isso agora é a altura para mostrares o que fazes bem!!

Alguns traços positivos e skills importantes são:

• Organização

• Capacidade de gerir diferentes tarefas

• Fazer as coisas dentro dos prazos

• Resolução de problemas

• Capacidade de comunicação

• Trabalhar num ambiente internacional com pessoas de todo o mundo

• Falar outras línguas

• Entusiasmo

Podes usar frases como: Sou bom em/ Tenho capacidade para fazer diferentes coisas/ trabalhar sobre pressão/ cumprir prazos ou As minhas forças são/ as minhas competências para resolver problemas/ ser entusiasta/ falar fluentemente inglês, etc.

Descrever a tua experiência

Se tiveste um trabalho antes, tens uma experiência valiosa a partilhar para esta nova oportunidade. Dependendo do tipo de trabalho a que te estás a candidatar, o teu currículo académico tambem pode ser importante de realçar. Aqui estão algumas frase que podes usar:

• Tenho 5 anos de experiência como empregado de mesa/ em retalho / professor

• Trabalhei na área do retalho durante 7 anos e no final do 2º fui promovido a gestor.

• Estudei na Universidade de Coimbra.

• Trabalhei na Sousa e Associados como advogado

Prepara-te para explicares o teu CV e evindeciares os pontos principais. Usa essa oportunidade para mostrares o que fizeste e dar mais detalhes sobre a tua experiência.

Descreve os teus objectivos para o futuro e porque queres esta oportunidade

Este é o momento para dizeres ao entrevistador porque queres aquela vaga. Para ganhar experiência na área, aprender uma skill em específico, porque acreditas ser uma mais-valia para a empresa ou porque os respeitas dentro da indústria. Estas expressões podem ajudar:

• Espero desenvolver/aprofundar as minhas competências em atendimento ao cliente, como educadora de infância, etc.

• Quero especializar-me na área da fisioterapia/ como fisioterapeuta, na administração/ como administrador.

• Acredito que a vossa empresa é um jogador importante no mercado.

• Acredito que o meu perfil se enquandra na vossa equipa e que posso contribuir para o seu desenvolvimento com…

É muito importante realçar este último ponto – o teu entrevistador vai querer ser convencido por ti de que realmente queres a oportunidade de emprego. Não exageres, claro, mas assegura-te que ele fica esclarecido.

Aumenta a tua empregabilidade com um curso linguístico no estrangeiroSaiba mais