Networking Pode Ser Divertido

Se a palavra “networking” lhe dá arrepios, não está sozinho. Eu era exactamente assim. Achava que o networking não era natural e era forçado, mas pensando um pouco, e com alguma prática, descobri que não é só benéfico para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, mas o networking pode ser divertido.

Aqui está a abordagem correcta:

1. DIGA OLÁ / CUMPRIMENTE

A não ser que tenha um grupo muito variado de amigos, não é todos os dias que encontram um biólogo marinho e um engenheiro espacial a discutir os seus projectos e interesses em comum. Quando está a fazer networking, procure participantes que são diferentes de si. Muitos eventos possui uma lista de pessoas, se quiser pode apontar para uma determinada pessoa ou empresa.
Ou melhor ainda: aborde alguém aleatoriamente. Quando fala com alguém fora da sua rede tem a oportunidade de aprender mais sobre as empresas e áreas, coisas interessantes em que as pessoas estão a trabalhar e ideias inovadoras. Estas são informações que não vai saber com uma simples pesquisa no google, e pode saber mais sobre indústrias que (de outro modo) não conheceria.
Preocupado com o que dizer quando se dirige a alguém? É simples, comece com um simpático e confiante “olá”, introduza-se e a partir daí dê início à conversa.

2. VÁ DIRECTO AO PONTO

Coordenador disto, consultor daquilo. Não há dúvidas que o nome do seu cargo pode soar importante. No entanto, dizer apenas o seu título pode não fazer sentido para a pessoa com que está a falar. Em vez disso, tente descrever o que faz. O que é que torna o seu trabalho interessante? O que atingiu? Em vez de dizer que é coordenador de marketing, por exemplo, pode explicar que desenvolveu forma inovadoras de conectar as pessoas com o seu produto. Este início de conversa tem maior probabilidade de gerar questões posteriormente.

3. CRIE UMA RELAÇÃO

Fazer networking não é apenas um conjunto de conversas breves. O importante é criar relações que têm de ser cultivadas e mantidas como qualquer outra relação, portanto, acompanhá-la depois da conversa incial é crucial. Depois de trocar cartões de visita com alguém escrevo sempre alguma informação na parte de trás para me lembrar da pessoa. Pode ser algo engraçado que disseram sobre o seu trabalho ou que gostam de gatos. No dia seguinte, revejo os cartões que obtive e contacto todos com mensagens personalizadas. Nem que seja uma nota como: “foi agradável encontrá-lo/a ontem à noite e falar sobre ___. Por favor mantenha-se em contacto…” pode fazer maravilhas.

Apesar de poder pensar que uma pessoa não é um contacto importante hoje, não sabe para onde eles irão e como o podem ajudá-lo/a a conectar-se com outras pessoas no futuro. Por outro lado, se encontrou alguém que gostava de falar mais, diga-lhes. Apercebi-me que a maioria das pessoas – mesmo em posições altas – estão muito abertas a marcar encontros se mostrar interesse genuíno em aprender mais sobre o que eles fazem. Não fique intimidado. E quem sabe? Essa pessoa pode dar-lhe informações ou contactos que pode ajudá-lo a desenvolver a sua rede de contactos.

4. APRENDA COM OS MELHORES

Quer seja um pequeno seminário, workshops interactivos ou formações, há diversos espaços para se desenvolver profissionalmente. Desde associações empresariais até grupos de alumni universitários e conferências. Eventos como estes oferecem oportunidades únicas de ouvir oradores notáveis, aprender sobre novas tendências na sua área e crescer pessoal e profissionalmente. No meu trabalho em diferentes câmaras de comércio aprendi sobre um vasto número de tópicos com líderes de vários campos. Por exemplo, ouvi o governador de Massachusetts discutir como Boston está a tornar-se uma cidade mais internacional, assim como um antigo pivô dar conselhos em como se apresentar de forma mais confiante.

Está interessado em saber mais sobre o seu orador preferido no evento ou conectar-se com ele profissionalmente? Tente falar com o orador depois do evento e trocar contactos ou redes sociais (abordar as pessoas pelo Twitter pode parecer natural, por exemplo). Devia também conectar com outros participantes. Tendo em conta que estão no mesmo lugar, já têm algo em comum para iniciar a conversa.

Fazer networking pode expandir o seu mundo de várias formas. Com um pouco de coragem e prática, networking pode tornar-se menos doloroso, mais útil e, sim, divertido.

QUER POTENCIAR A SUA CARREIRA?Saiba mais