GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Porque é que tirar uma licença sem vencimento pode ser a melhor coisa que já fizeste – e como usá-la da melhor forma

Porque é que tirar uma licença sem vencimento pode ser a melhor coisa que já fizeste – e como usá-la da melhor forma

Pode ser bastante difícil abrandar. Mas qualquer pessoa que tenha passado anos a trabalhar sabe que isso é uma das melhores coisas a fazer. Acima de tudo, além do tempo de férias que tens por direito a decisão de tirar uma licença sem vencimento é uma escolha adulta e consciente.

Vê aqui a nossa opinião sobre o porquê de uma licença sem vencimento ser tão importante independentemente da tua situação profissional. E aquilo que podes esperar se arriscares.

Uma indulgência? Não

Esquece a ideia de que tirar algum tempo é uma “indulgência”. Na realidade, perceber quando precisas de tempo para limpar a tua mente, fazer um reset ou apenas aprender algo novo. É um sinal de uma mente saudável – algo que qualquer patrão consciente quer nos seus funcionários! Pensa assim: tu não questionas o facto de precisares de descanso depois de correr durante um longo período de tempo. Então porque hás de pensar que deves continuar a trabalhar sem um intervalo.

Melhor produtividade

Ao contrário daquilo que o teu cérebro agitado pode estar a tentar dizer-te. Fazer uma pausa no trabalho, realmente, resulta numa melhor produtividade e moral quando voltas. Motivação, criatividade e flexibilidade diminuem quando nos sentimos presos ao trabalho. Uma pausa é o antídoto perfeito para esta sensação desconfortável.

Reavalia os teus objetivos

Podes perceber que tirar um tempo muda o teu foco em relação a outras áreas profissionais ou objetivos. E é normal. É natural reavaliarmos a direção da nossa carreira. Este período em que vais estar fora do trabalho vai encher-te de energia para lutares por outra posição na tua empresa, trabalhares por conta própria, aprenderes algo novo ou mudares completamente de direção.

Aumenta a tua criatividade

Todos nós temos outros interesses que é difícil arranjar tempo para cultivar com um emprego das 9 às 17h. Uma licença sem vencimento é a altura perfeita para desenvolveres os projetos pessoais que tens de lado, atividades, ideias e palpites criativos. Vês? Um tempo longe do teu trabalho dá-te espaço para processar as ideias que tens a pairar na tua cabeça ou nos teus cadernos. E nunca sabes até onde estas ideias te vão levar.

Aprendes algo novo

O que é que é melhor do que tirar uma licença sem vencimento e voltar com um conjunto de novas habilidades? Se sempre quiseste aprender uma língua nova ou dança, equitação, jardinagem, usar Photoshop, escalada, etc – uma licença sem vencimento é a altura perfeita. E mais, abrires a tua mente (quer seja para novas aprendizagens ou para uma dose saudável de ociosidade), aumenta a tua criatividade e a tua flexibilidade.

Ficas mais disponível

Para ti mesmo, para os teus amigos e família, para a natureza, para os teus hobbies e para os teus sonhos. Tens tempo para ler o jornal, para pensar, sonhar acordado, contactar professores antigos, marcar longos cafés e encontros com amigos e cozinhar com tempo para a tua família.

Viaja para o estrangeiro

Para que serviria este tempo fora do trabalho se não tivesses a oportunidade de experimentar algo novo? Quer seja combinar educação com viagens (aprender Francês em França, por exemplo) ou viajar pelo prazer de explorar uma nova cultura, o teu passaporte e a tua mentalidade vão agradecer-te esta pausa.

Organiza coisas

Muitos de nós olhamos para as nossas casas e vemos pilhas de tarefas por acabar. Como móveis por montar, receitas para experimentar, paredes para (re)pintar, jardins para tratar, fotografias para pendurar, etc. E depois de um dia de trabalho nunca queres passar uma noite a tratar destas coisas, certo? Mas não há nada como a sensação de paz interior quando está tudo feito.

Sê um bicho de livros (e podcasts)

Tens uma pilha de livros ao lado da tua cama à espera de serem lidos? Nós também. Mas, provavelmente, tal como nós, não tens tempo suficiente. Numa semana de trabalho normal, para os ler com atenção, calma e prazer. Este mesmo princípio pode ser aplicado aos podcasts que marcaste mas nunca tiveste tempo de ouvir. Mima-te com horas a fio a ler ou ouvir interruptamente, acompanhado de copos infinitos de café ou de chá.

Recarrega as energias do teu corpo e da tua mente

A capacidade do nosso cérebro se autorregular diminui à medida que continuamos a exigir mais e mais dele. Em outras palavras, estar continuamente a exigir mais de ti sem dar nada em troca vai resultar numa rutura de alguma forma. Tirar uma licença, mesmo que sem vencimento, dá-te tempo para te concentrares em manter-te saudável, tanto física como mentalmente. Usa-o para te deitares mais cedo, dormir até mais tarde, comer bem, estar com pessoas, ou não fazer absolutamente nada.

Longe de ser uma indulgência. Uma licença sem vencimento é um tempo que podes investir de forma inteligente no teu crescimento pessoal e profissional e no teu bem-estar. O equilíbrio entre a tua vida pessoal e profissional, a tua produtividade e criatividade, as tuas amizades e a tua auto-estima – sem esquecer a tua carreira – vão agradecer-te!

Aproveita o teu tempo livre e vem aprender uma língua com a EF!Descobre mais aqui
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro

Sabe mais