Como fazer sobressair o CV

Depois de estudares inglês no estrangeiro durante 3 meses, as tuasnovas skills linguísticas não são a única coisa que podes acrescentar ao CV. Vê as nossas dicas sobre quanto tempo necessitas de estudar no estrangeiro e descobre como fazer sobressair o CV.

A IMPORTÂNCIA DAS SOFT SKILLS

As soft skills são fundamentais quando nos preparamos para o mercado de trabalho ou quando nos candidatamos a um emprego.

A questão é: o que são as soft skills?

Incluem as competências que se ganha fora da sala de aula e através de trabalho. Alguns exemplos são:

• ser capaz de comunicar efetivamente e em público;

• construir relacionamentos e ligações com desconhecidos;

• ser um jogador de equipa – saber ouvir e aceitar opiniões diferentes;

• Ser versátil e saber lidar com ambientes multiculturais.

Estas são todas competências que praticarás todos os dias enquanto estudas no estrangeiro. Um novo ambiente, uma nova cultura e novas pessoas, muitas vezes de culturas diferentes vão fazer-te crescer. Até mesmo celebrar o Dia de Acção de Graças (Thanksgiving) com a tua família local melhora as tuas competências.

Tudo isto deve ser incluídas no teu Currículo Vitae.

LOCALIZAÇÃO, LOCALIZAÇÃO, LOCALIZAÇÃO

Experiências de estudo no estrangeiro podem ser colocadas em diferentes locais do seu CV, seja o mais específico possível e não se repita. Se foi para o estrangeiro desenvolver as suas competências linguísticas, acrescento-o à parte de Educação. Quaisquer estágios ou trabalho voluntário combinado com aulas de línguas devem estar divididos entre Experiência de Trabalho e Educação. Se tem mais de duas experiências no estrangeiro, crie uma secção chamadas “Experiência Internacional” ou “Educação Internacional” e liste os seus resultados.

CONTEÚDO, CONTEÚDO, CONTEÚDO

Agora que a base está criada, esta é a informação que deve providenciar:

• Nome do programa / Empresa onde estagiou ou fez voluntariado

• Cidade ou país

• Datas

• Diplomas e exames (se necessário: notas)

• Aulas que teve

• (Extracurricular) Actividades em que participou

• Outros estágios ou trabalhos voluntários

Aqui está um exemplo de como deve ficar no seu CV:

EF Academic Year Abroad, London (UK)
August 2013 – May 2014
Cambridge Certificate of Proficiency in English
Aulas de Interesse Específico: Inglês para Negócios, Cultura Corporativa, Marketing, Questões Ambientais Globais

PALAVRAS-CHAVE QUE SE DESTACAM

Palavras-chave são cruciais, especialmente quando se candidata online ou quer apimentar o seu perfil de LinkedIn. Esteja à vontade para escolher mas certifique-se que correspondem ao pedido na job description: skills linguísticas, adaptibilidade, competência cultural, skills de comunicação, flexibilidade, capacidade de resolução de problemas, capacidade de decisão, gestão de tempo, sensibilidade para hábitos e tradições internacionais.

USE VERBOS QUE REPRESENTAM ACÇÃO

Comece as suas frases com verbos que representem acção: Adaptou, cooperou, desenvolveu, trocou, melhorou, geriu, organizou, ultrapassou, praticou, viajou, etc. Estas palavras mostrarão a energia que o caracteriza.

EXEMPLOS EM ACÇÃO

• Como é que estas palavras podem encaixar no meu CV? Experimente frases como…

• Adaptou-se a viver numa família local no (país) por (tempo)

• Imergiu-se na língua e cultura do (país)

• Conduziu o seu trabalho de curso em (língua)

• Adaptou-se a um ambiente diferente e abraçou culturas diferentes

• Utilizou skills de comunicação e organização para navegar num novo ambiente

• Aumentou consciência global através de leitura, escrita e conversação com pessoas de diferentes origens e culturas

• Construiu relações interpessoais com estudantes de todo o mundo

• Desenvolveu capacidades de independências e confiança viajando pelo (país) sozinho por (número de semanas/meses)

Agora que as suas competências estão organizadas, veja as nossas dicas em como fazer com que o seu CV seja o escolhido.

Estudar línguas no estrangeiro?Sabe mais aqui!

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro