GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Thanksgiving Day: 3 maneiras diferentes de celebrar

Thanksgiving Day: 3 maneiras diferentes de celebrar

O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) é normalmente visto como um feriado tradicional Americano, que gira à volta do peru e da tarte de abóbora. (Dá uma vista de olhos ao nosso guia do Thanksgiving para iniciantes). Apesar de muitas pessoas ainda preferirem estes clássicos, cada vez mais pessoas estão a adaptar o feriado às suas necessidades e desejos. Nós mostramos-te como celebrar o Dia de Ação de Graças.

Podes ver aqui 3 formas de celebrar o Dia de Ação de Graças. Isto enquanto te manténs fiel ao seu verdadeiro significado: dar graças por todas as coisas boas da tua vida.

1. Faz com que o mais importante seja os amigos

O fenómeno Friendsgiving tem ganhado muita popularidade, especialmente com jovens de 20 anos. Porquê fazer um Friendsgiving? Talvez a tua família viva longe. Talvez não consigas tirar férias nesta altura. Talvez apenas não queiras que te perguntem pela milésima vez porque ainda não casaste. Seja qual for a razão, cada vez mais pessoas estão a trocar a família por um banquete com os amigos.

Apesar de conviver enquanto se devora o máximo de comida possível ser um dos focos do Friendsgiving, tal como o Thanksgiving, o cenário é um pouco diferente. Os jantares do Friendsgiving são completamente partilhados e cada pessoa traz um prato, uma sobremesa ou uma bebida, para partilhar. O anfitrião geralmente fica encarregue do peru – não porque queira necessariamente cozinhar um grande pássaro, mas por ser mais conveniente.

Uma vez que os amigos tendem a vir de culturas e ambientes familiares diferentes, uma mesa do Friendsgiving pode parecer definitivamente mais variada do que uma mesa do Thanksgiving. A tarte de abóbora por vezes partilha o seu lugar na mesa com arroz frito e sushi.

2. Torna-te doido por peru (ou não sirvas peru de maneira nenhuma)

O peru sempre foi a peça central da mesa neste dia. Estas aves são cozidas, tradicionalmente, durante um dia inteiro e cortadas com cuidado quando chega a hora da refeição. O recheio, o molho de arando, as batatas e todos os outros pratos são apenas acompanhantes da estrela deste espetáculo de culinária.

Ao longo do tempo, várias regiões e grupos deram uma vida nova a estas aves sazonais. Em algumas partes do Sul, o peru é frito. Isso requer uma grande fritadeira – normalmente montada no quintal por e para ser visível para os espectadores. Devido a este e outros métodos potencialmente perigosos, o maior número de incêndios em casa nos E.U.A. acontece entre as 10h e as 16h do Dia de Ação de Graças. No entanto, quem defende este método diz que o pouco tempo de cozedura e a carne suculenta valem o risco.

Queres mesmo impressionar – ou horrorizar – os teus convidados neste dia? No Louisiana, criaram uma mistura tipo Frankenstein chamada de ‘turduchen’. Este prato empilha as aves: uma galinha sem ossos é posta dentro de um pato, que, por sua vez, vai para dentro de um peru. Como se isso ainda não fosse suficiente, o recheio preenche todos os espaços entre as aves, criando uma massa sólida de carne saborosa.

Neste dia de partilha e de comunidade, não nos devíamos esquecer dos nossos amigos vegetarianos e veganos. Um prato que consiste apenas em batatas, molho de arando e feijão-verde parece um pouco triste. No entanto, tofu ou outro substituto de carne são uma boa opção. Apenas lembra-te de o temperares com ervas e especiarias, tal como o peru, para lhe dar o sabor típico do Thanksgiving.

3. Partilha a tua alegria com o mundo

Apesar de os Americanos quererem reclamar o Thanksgiving como algo só seu, há pessoas em outros países que também estão a começar a celebrar este feriado. Acima de tudo, todos podem festejar um feriado que celebra a gratidão e junta as pessoas que amamos.

Canadá

Os nossos amigos fãs de hóquei do Norte também se sentam à mesa para uma refeição para celebrar a colheita e as bênçãos do ano. Qual é a principal diferença? O Dia de Ação de Graças no Canadá é na segunda segunda-feira de Outubro. Não há nenhuma ligação com os nativos Americanos, como nos E.U.A, e não é um feriado nacional em todas as províncias do Canadá. Mas o peru também tem um lugar à tua frente e no centro da mesa.

Japão

Como cada vez mais Americanos vão viver para o estrangeiro, a tradição do Thanksgiving foi espalhada – e alterada. Uma das minhas amigas passou um ano a dar aulas no Japão. Mas quando chegou Novembro, vieram as saudades de casa. Por isso, ela decidiu cozinhar para os seus amigos um jantar de Thanksgiving tipicamente Americano. Só houve um problema. Num país repleto de lojas de ramen, onde é que se encontra peru, molho de arando e recheio? Ela pegou no carro e fez 2h até à mercearia internacional mais próxima. Depois, voltou para o seu apartamento apertado e começou o desafio de preparar os pratos. Isto na sua cozinha pequena, equipada apenas com um fogão e um microondas. Apesar de a refeição não ter sido tradicional no sentido restrito, os seus amigos Japoneses experimentaram a tradição pela primeira vez e adoraram.

E porque é que as pessoas fora dos E.U.A devem considerar celebrar o Dia de Ação de Graças ou as alternativas acima? É uma ótima desculpa para se juntarem, comerem bem e agradecer as coisas que realmente importam: amigos, família e união. E não têm de se preocupar com presentes! Se tens curiosidade em ver como é celebrado o ThanksGiving, não percas os episódios da lendária série “Friends”. Encontra-os aqui.

Aprende Inglês nos EUADescobre mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Descubra o mundo e estude uma nova língua no estrangeiro

Sabe mais