As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
Menu

Coisas estranhas que os londrinos fazem (vistas pelos olhos de uma italiana corajosa)

Coisas

Tenho a certeza que há imensas coisas que os Britânicos ou Londrinos iriam achar estranho sobre como se vive em Itália. Mas, como passei as últimas 4 semanas num estágio global da EF em Londres, reparei em imensas coisas estranhas que os Londrinos fazem e gostaria de as partilhar com vocês. Espero que achem isto tão interessante e cativante como eu.

As pessoas acenam para os autocarros pararem

A caminho do meu primeiro dia de trabalho, estava à espera do autocarro na paragem próxima de estação Angel. Depois de alguns minutos, o autocarro chegou finalmente, passou por mim e continuou a andar sem parar. Basicamente voou por mim. Eu fiquei bastante confusa com aquilo. E perguntei às pessoas que estavam à minha volta porque é que o autocarro não tinha parado. Até que uma senhora me disse que se quisesse entrar no autocarro, tinha que dizer, levantando a mão para este parar. Isto foi novo para mim. Em Itália, quando estamos na paragem de autocarro, o autocarro para porque estamos à espera dele no sítio certo, e não temos que dançar nem fazer mais nenhum movimento.

Toda a gente está a correr às 8h00 da manhã

Fiquei surpreendida com a quantidade de Londrinos que vi a correr antes de ir para o trabalho de manhã bem cedo. Muitos habitantes locais parecem usar as primeiras horas do dia com grande eficiência. A correr ou a andar de bicicleta do ponto A para o ponto B, usando roupas desportivas modernas e mochilas gigantes. É muito inteligente, uma vez que combina duas coisas que a maioria de nós tem que fazer. Fazer exercício e deslocar-se.

E, tendo em conta que Londres tem belos parques e vastas zonas verdes, é uma cidade que motiva os londrinos a mexerem-se, a correr e fazer exercício. Em Itália, por exemplo, somos bastante preguiçosos e a maioria das pessoas que vês pela manhã é em scooters, carros ou transportes públicos. Mas o que realmente me surpreendeu foi a hora. Quando os Italianos fazem exercício físico, fazem-no depois do trabalho…não às 8h da manhã!

Ninguém empurra para entrar no metro

Deixem-me explicar. Eu vivo em Milão e lá também temos metro, mas a diferença é que lá as pessoas empurram tudo e todos para entrar nas carruagens. Em Londres, as pessoas são calmas e muito respeitadoras nos transportes públicos. O outro dia estava na linha District e a plataforma estava cheia, ou pelo menos era o que pensava. Quando o metro chegou, as pessoas começaram a fazer uma fila de uma forma muito organizada.

Quando se aperceberam que o metro já estava quase cheio, optaram por esperar pelo próximo em vez de empurrar. Em Itália, estas coisas não acontecem. Não há filas, as pessoas ficam stressadas e não querem esperar pelo próximo metro. Toda a gente começa a empurrar para entrar nas carruagens. E se virmos um pequeno lugar onde possamos caber, empurramos e fazemos o nosso melhor para conseguir aquele lugar. O que me leva à próxima coisa estranha que os Londrinos fazem…

Há uma fila para tudo. A sério, para tudo.

Fazer filas é aquilo que caracteriza os Britânicos e eles fazem-nas muito bem. Nunca fiz tanta fila na minha vida. Em Londres há filas para tudo: restaurantes, casas de banho, metro, lojas, etc. E, uma vez que as pessoas estão muito habituadas a fazer filas, já vêm preparadas. Trazem livros para ler, podcasts para ouvir, computadores para trabalhar e café para beber enquanto esperam. Fiquei surpreendida quando vi uma fila na paragem de autocarro. Vinda de um país em que as pessoas normalmente empurram para entrar. O facto de, em Londres, as pessoas respeitarem as filas, cria um ambiente mais organizado e sereno, mesmo numa cidade tão grande.

A máquina de lavar roupa fica na cozinha

A primeira vez que entrei na cozinha do apartamento onde estou a ficar em Londres, vi a máquina de lavar roupa lá e fiquei uns bons minutos a pensar o que estaria ali a fazer. Já tinha visto máquinas da roupa em cozinhas, mas apenas em apartamentos muito antigos. No entanto, aparentemente, em Londres, isto é normal, até mesmo em apartamentos ou casas maiores e mais luxuosas. Eu acho que é um local estranho para por uma máquina de lavar. Em Itália, não havendo um quarto próprio para lavar e estender roupa, acho que o mais natural seria a casa de banho.

londrinos

Queres saber mais sobre Londres? Vê aqui.

Vêm conhecer Londres com a EF!Descobre mais aqui!

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a!
11 línguas e
52 destinos

Sabe mais