GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Coisas estranhas que os londrinos fazem (vistas pelos olhos de uma italiana corajosa)

Coisas estranhas que os londrinos fazem (vistas pelos olhos de uma italiana corajosa)

Tenho a certeza que há imensas coisas que os Britânicos ou Londrinos iriam achar estranho sobre como se vive em Itália. Mas, como passei as últimas 4 semanas num estágio global da EF em Londres, reparei em imensas coisas estranhas que os Londrinos fazem e gostaria de as partilhar com vocês. Espero que achem isto tão interessante e cativante como eu.

As pessoas acenam para os autocarros pararem

A caminho do meu primeiro dia de trabalho, estava à espera do autocarro na paragem próxima de estação Angel. Depois de alguns minutos, o autocarro chegou finalmente, passou por mim e continuou a andar sem parar. Basicamente voou por mim. Eu fiquei bastante confusa com aquilo. E perguntei às pessoas que estavam à minha volta porque é que o autocarro não tinha parado. Até que uma senhora me disse que se quisesse entrar no autocarro, tinha que dizer, levantando a mão para este parar. Isto foi novo para mim. Em Itália, quando estamos na paragem de autocarro, o autocarro para porque estamos à espera dele no sítio certo, e não temos que dançar nem fazer mais nenhum movimento.

Toda a gente está a correr às 8h00 da manhã

Fiquei surpreendida com a quantidade de Londrinos que vi a correr antes de ir para o trabalho de manhã bem cedo. Muitos habitantes locais parecem usar as primeiras horas do dia com grande eficiência. A correr ou a andar de bicicleta do ponto A para o ponto B, usando roupas desportivas modernas e mochilas gigantes. É muito inteligente, uma vez que combina duas coisas que a maioria de nós tem que fazer. Fazer exercício e deslocar-se.

E, tendo em conta que Londres tem belos parques e vastas zonas verdes, é uma cidade que motiva os londrinos a mexerem-se, a correr e fazer exercício. Em Itália, por exemplo, somos bastante preguiçosos e a maioria das pessoas que vês pela manhã é em scooters, carros ou transportes públicos. Mas o que realmente me surpreendeu foi a hora. Quando os Italianos fazem exercício físico, fazem-no depois do trabalho…não às 8h da manhã!

Ninguém empurra para entrar no metro

Deixem-me explicar. Eu vivo em Milão e lá também temos metro, mas a diferença é que lá as pessoas empurram tudo e todos para entrar nas carruagens. Em Londres, as pessoas são calmas e muito respeitadoras nos transportes públicos. O outro dia estava na linha District e a plataforma estava cheia, ou pelo menos era o que pensava. Quando o metro chegou, as pessoas começaram a fazer uma fila de uma forma muito organizada.

Quando se aperceberam que o metro já estava quase cheio, optaram por esperar pelo próximo em vez de empurrar. Em Itália, estas coisas não acontecem. Não há filas, as pessoas ficam stressadas e não querem esperar pelo próximo metro. Toda a gente começa a empurrar para entrar nas carruagens. E se virmos um pequeno lugar onde possamos caber, empurramos e fazemos o nosso melhor para conseguir aquele lugar. O que me leva à próxima coisa estranha que os Londrinos fazem…

Há uma fila para tudo. A sério, para tudo.

Fazer filas é aquilo que caracteriza os Britânicos e eles fazem-nas muito bem. Nunca fiz tanta fila na minha vida. Em Londres há filas para tudo: restaurantes, casas de banho, metro, lojas, etc. E, uma vez que as pessoas estão muito habituadas a fazer filas, já vêm preparadas. Trazem livros para ler, podcasts para ouvir, computadores para trabalhar e café para beber enquanto esperam. Fiquei surpreendida quando vi uma fila na paragem de autocarro. Vinda de um país em que as pessoas normalmente empurram para entrar. O facto de, em Londres, as pessoas respeitarem as filas, cria um ambiente mais organizado e sereno, mesmo numa cidade tão grande.

A máquina de lavar roupa fica na cozinha

A primeira vez que entrei na cozinha do apartamento onde estou a ficar em Londres, vi a máquina de lavar roupa lá e fiquei uns bons minutos a pensar o que estaria ali a fazer. Já tinha visto máquinas da roupa em cozinhas, mas apenas em apartamentos muito antigos. No entanto, aparentemente, em Londres, isto é normal, até mesmo em apartamentos ou casas maiores e mais luxuosas. Eu acho que é um local estranho para por uma máquina de lavar. Em Itália, não havendo um quarto próprio para lavar e estender roupa, acho que o mais natural seria a casa de banho.

Queres saber mais sobre Londres? Vê aqui.

Vêm conhecer Londres com a EF!Descobre mais aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Não se limite a aprender uma nova língua, viva-a! 10 línguas e 50 destinos

Sabe mais