GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

A melhor arquitetura do mundo – Factos divertidos

A melhor arquitetura do mundo – Factos divertidos

A minha paixão pela arquitetura tem origem numa infância complemente obcecada por legos. Para muitos, a arquitetura oferece o meio perfeito para apimentar o Instagram ou aumentar a sua cultura geral. Até mesmo o velho Winston Churchill ficou impressionado. “Nós damos forma aos edifícios, depois são eles que nos dão forma”, afirmou. Inspira-te com alguns factos impensáveis sobre as nossas construções preferidas abaixo.

Esta é a melhor aquitetura do mundo!

1. Dongdaemun Design Plaza

Arquiteta: Zaha Hadid, “Rainha das curvas”
Destino: Seoul, Coreia do Sul

Em 2015 o DDP foi o local mais identificado no Instagram em toda a Coreia! O Design Market, no interior do complexo, nunca fecha, por isso as pessoas podem absorver a cultura e fazer compras no Mercado Dongdaemun o dia inteiro, todos os dias.

Sabias que… a arquiteta Zaha Hadid nunca desenhou um edifício com um ângulo reto?

2. 30 St Mary Axe

Arquiteto: Norman Foster, “Herói da tecnologia de ponta”
Destino: Londres, Reino Unido

Na minha (modesta) opinião o 30 St Mary Axe parece uma nave espacial. Os londrinos pensam de forma diferente e deram-lhe o apelido de “pepino pequeno” porque parece um pickle gigante. É composto por 7,429 placas de vidro e 22 milhas de infraestrutura de aço.

Sabias que… a torre foi desenhada para ser aerodinâmica e para o vento a envolver de forma a reduzir o seu impacto?

3. Sagrada Família

Arquiteto: Antonio Gaudi, “O arquiteto de Deus”
Destino: Barcelona, Espanha

No meio do agitado bairro de Eixample, a obra-prima de Gaudi foi concebida para celebrar a natureza, com pilares no interior da catedral que fazem lembrar árvores gigantes. É épico de tal maneira que a UNESCO decidiu classificá-la como Património da Humanidade.

Sabias que…está em construção há 137 anos e ainda não está terminada?

4. Marina Bay Sands

Arquiteto: Moshe Safdie, “O Modernista”
Destino: Singapura

O Marina Bay Sands foi construído para se assemelhar a uma pilha de cartas, o que assenta que nem uma luva porque o edifício tem um casino impressionante. Além disso, ostenta a piscina elevada mais alta do mundo, projetada como piscina infinita e decorada com folhas de palmeira a 57 pisos acima do solo.

Sabias que…a construção do Marina Bay Sands resort inteiro custou uns impressionantes 8 biliões de dólares de Singapura?

5. Guggenheim

Arquiteto: Frank Lloyd Wright, “O maior arquiteto Americano de todos os tempos”
Destino: Nova Iorque, E.U.A.

Quando abriu em 1959, o Gugg enfrentou uma receção controversa, com uma crítica a chamá-lo de “prato de aveia invertido”. O seu interior foi desenhado para ser uma experiência “fluída”, com uma longa galeria aberta a descer em espiral desde o topo até à base e com as obras de arte colocadas na parede externa.

Sabias que… Lloyd fez mais de 700 esboços até ao projeto final?

6. Ópera de Sydney

Arquiteto: Jørn Utzon, “O arquiteto aditivo”
Destino: Sydney, Austrália

O arquiteto Jørn Utzon ganhou o concurso internacional para desenhar a Casa da Ópera depois de explicar que o seu projeto fazia lembrar as velas dos barcos no mar. Visionário! Na altura, foi inaugurada pela Rainha Isabel II em 1973 e a sua construção envolveu mais de 10 000 trabalhadores.

Sabias que… a sala de concertos está sempre a 22,5 ºC quando a Orquestra Sinfónica toca, para manter os instrumentos nas condições perfeitas?

7. Walt Disney Concert Hall

Arquiteto: Frank Gehry, “Não me chamem um arquiteto de topo”
Destino: Los Angeles, E.U.A.

Gehry, um dos arquitetos mais famosos do mundo, desenhou a sala de espetáculos de L.A. para representar o “movimento da cidade” e refletir o ritmo da música. Desconstrução no seu melhor, o revestimento do edifício é feito com 6,500 placas de aço, todas com tamanhos diferentes.

Sabias que… o edifício foi um enorme imã de calor – derretendo cones de trânsito e sobreaquecendo os apartamentos nas proximidades – até que as pessoas se aperceberam e alteraram o metal exterior.

8. Burj Khalifa

Arquiteto: Vários
Destino: Dubai, E.A.U.

Com mais de 160 andares e 826 metros de altura, o Burj é o edifício mais alto do mundo. A sua sustentabilidade requer o uso de mais de 56,78 milhões de litros de água, por ano, que são usados nos sistemas de rega e refrigeração.

Sabias que… o Empire State Building mede menos de metade do Burj Khalifa?

9. Panteão

Arquiteto: Apollodorus de Damascus (crê-se)
Destino: Roma, Itália

Construído há mais de 2000 anos, o Panteão foi apelidado de “O Templo dos Deuses”. Uma verdadeira façanha da engenharia arquitetónica, as 16 colunas coríntias que suportam o pórtico frontal pesam 60 toneladas…cada! (O equivalente a 70 elefantes).

Sabias que… este edifício tem a maior cúpula sem suporte do mundo e um buraco misterioso no topo, chamado “óculo”?

10. Stonehenge

Arquiteto: Extraterrestres?
Destino: Salisbury, Reino Unido

O Stonehenge tem mais de 5 000 anos (e esta, Panteão), o que faz dele uma construção do Neolítico. Algumas das pedras gigantes foram transportadas por mais de 150 milhas, mas os cientistas e historiadores ainda não sabem bem como.

Sabias que…o propósito do Stonehenge ainda está a ser debatido, mas parece ter sido um antigo cemitério?

Com campus da EF localizados a apenas alguns passos destas joias arquitetónicas, visita-as tu mesmo e descobre as suas particularidades num curso de línguas fora. Diverte-te!

Descobre estas pérolas da arquitetura durante o teu curso da EF!Descobre os destinos aqui!
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me