Porque é que o nível de inglês no seu país é tão importante?

As competências em inglês são importantes porque dão às pessoas acesso a um leque mais vasto de informações, a uma rede internacional mais diversificada e a mais oportunidades de emprego do que nunca. Também são importantes a nível nacional porque podem dizer-nos muito sobre o nível de inovação, competitividade e perspectivas futuras de um país.

No EF Education First's 2023 English Proficiency Index (EF EPI), compilámos dados de testes de 2,2 milhões de adultos e utilizámos estes dados para classificar as nações de acordo com as suas competências em inglês.

Seguem-se as principais conclusões do relatório deste ano:

• O nível médio mundial de proficiência em inglês dos adultos, ponderado pela população, não se alterou desde 2011. Embora o nível global tenha permanecido o mesmo, os ganhos num grupo são compensados por perdas noutro, à medida que as circunstâncias mudam e as prioridades se alteram

• A proficiência em inglês está a aumentar na força de trabalho - os adultos estão a adquirir proficiência no local de trabalho, quer através de esquemas de formação sancionados, quer através de desenvolvimento pessoal à parte.

• A proficiência em inglês dos adultos da Ásia Oriental tem vindo a diminuir nos últimos quatro anos e, no Japão, há uma década inteira. Esse declínio acelerou este ano, com o Japão e a China a registarem mudanças significativas.

• A América Latina no seu conjunto registou uma erosão maior do que a média na proficiência dos jovens em inglês durante a pandemia, da qual ainda não recuperou.

• Apesar de continuar a dominar o topo do índice, a Europa está a sofrer uma ligeira quebra este ano, com vários países com proficiência elevada e muito elevada a registarem pontuações ligeiramente inferiores.

• A proficiência em inglês do Norte de África tem vindo a melhorar de forma constante ao longo da última década, embora o ritmo de melhoria tenha abrandado desde 2021.

Os resultados deste ano também cimentaram algumas correlações esclarecedoras entre os níveis de inglês e uma maior interconectividade, maior produtividade e níveis mais elevados de inovação.

• A nível individual, também se destacaram as seguintes conclusões:

• As disparidades entre os géneros em matéria de proficiência em inglês voltaram a aumentar, tendo os homens melhorado enquanto as mulheres registaram um ligeiro declínio.

• O grupo etário mais jovem (18-20 anos) regista uma diminuição da proficiência em inglês, mas este é um caso em que o que parece ser uma tendência mundial é, de facto, apenas uma tendência em alguns países grandes. Na maioria dos locais, a proficiência em inglês deste grupo manteve-se estável.

• Para os indivíduos, falar inglês abre portas. Pode levar a um acesso mais alargado à informação, a um salário mais elevado, a oportunidades educativas mais variadas e a uma maior independência do mercado de trabalho local.

• Falar inglês permite que os indivíduos se envolvam com pessoas fora da sua bolha, ganhando consciência dos seus estilos de vida e prioridades, das injustiças que sofrem e dos seus sonhos para o futuro.

Embora os resultados do EF EPI não contem toda a história, contam uma história importante: níveis elevados de proficiência em inglês são parte integrante de um futuro próspero, interligado e saudável.

Sublinham igualmente a importância crucial das competências que tornam os indivíduos, as empresas e as sociedades mais ligados internacionalmente e adaptáveis face a uma evolução tecnológica cada vez mais rápida.

Como refere o relatório do IEFP de 2023

"A língua é uma parte essencial da partilha de perspectivas e da construção da compreensão. Isto é verdade para todas as línguas, mas como o inglês é falado por pessoas de todo o mundo, está numa posição única para nos aproximar para além das fronteiras. Mais pessoas merecem ter a oportunidade de fazer parte dessa conversa."

Para obter as classificações nacionais completas e a análise da relação entre os conhecimentos de inglês do seu país e a sua economia, nível de inovação e conetividade, vá a https://www.ef.edu.pt/epi/.

Queres contribuir para o EF EPI ranking do teu país?Testa o teu inglês

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.