Aprender inglês

Queres aprender inglês, mas não sabes por onde começar; ou (o que é mais provável) tentaste aprender inglês e a falta de progresso deixa-te frustrado. Não és o único! Milhões de pessoas aprendem inglês em todo o mundo. Aqui, encontras estratégias chave para aprender inglês mais rapidamente, dicas para escolher o curso mais adequado para ti, erros comuns a evitar e links para a nossa coleção de recursos de aprendizagem do inglês.

Aprender inglês com a EF

Aprender inglês – porquê?

Aprender inglês permite-te melhorar o teu futuro profissional e alargar os teus horizontes. Cada vez mais pessoas em todo o mundo recorrem ao inglês para criar ligações com pessoas com diferentes percursos culturais. A língua inglesa é agora a “lingua franca” da comunicação, comércio, negócios e diplomacia internacionais, entre muitos outros âmbitos. O domínio da língua irá abrir-te portas, tanto esperadas como inesperadas.

Segundo o índice de proficiência no inglês da EF (EPI), a maior classificação de países e regiões do mundo por competências no inglês, mais de mil milhões de pessoas falam inglês como segunda língua, e milhares de milhões como terceira ou quarta. A proficiência no inglês ajuda os cientistas, investigadores, turistas e empresários a trocar informações. Individualmente, as pessoas que falam inglês conseguem melhores trabalhos, ganham mais e têm acesso a mais informações na Internet.

6 benefícios de aprender inglês

Se ainda não estás convencido dos benefícios de aprender inglês, eis mais alguns:

  1. Aprender inglês vai aumentar a tua confiança. Passar a dominar algo com que tiveste dificuldades durante anos é uma experiência extremamente gratificante.
  2. Aprender inglês estimula a tua carreira, pois podes seguir as últimas tendências no teu campo, participar em congressos e progredir para posições de âmbito internacional.
  3. Aprender uma língua nova contribui para a saúde do teu cérebro, ao estimular a memória e aumentar a flexibilidade mental.
  4. Aprender inglês permite-te aceder a mais conhecimentos, de um leque mais vasto de perspetivas. Mais de metade do material disponível online está em inglês e todas as melhores revistas científicas do mundo são publicadas em inglês.
  5. Aprender inglês torna as viagens internacionais mais fáceis e enriquecedoras. Estarás menos dependente de guias e tradutores e poderás explorar o mundo sozinho.
  6. Aprender inglês permite-te conhecer pessoas de outros locais e alargar a tua compreensão de outras culturas. O mundo nunca esteve tão interligado.

Como aprender inglês

Não há um grande segredo para aprender inglês rapidamente: é simplesmente aumentar o teu contacto com a língua. O ideal seria que estivesses rodeado de inglês 24 horas por dia, 7 dias por semana. É por isso que as idas ao estrangeiro são tão eficazes para a aprendizagem de uma língua. Mas se não podes viajar, podes criar um ambiente de imersão no inglês em casa. Lê textos em inglês, ouve podcasts em inglês, vê televisão em inglês, fala com pessoas em inglês no trabalho, faz amigos online que falam inglês, etc. Inicialmente, isto poderá parecer assustador. Mas é possível, se realizares um passo de cada vez.

  1. Começa por pensar em algo que já fazes todos os dias. Imagina que gostas de correr enquanto ouves um podcast sobre desporto.
  2. Agora, procura um podcast sobre desporto em inglês. O Google é a solução.
  3. Amanhã, ouve o podcast enquanto corres. Parabéns, converteste 30 minutos do teu dia para a língua inglesa!

Repete este processo para converteres porções do teu dia gradualmente. Se lês o jornal, escolhe um jornal de língua inglesa. Se vês futebol, vê o jogo num canal de televisão britânico. Se cozinhas, usa receitas de websites americanos. Se fazes peças de cerâmica, encontra um fórum especializado em inglês para falares sobre a tua arte. Tudo o que já fazes pode ser feito em inglês – de certeza.

E, claro, também podes começar a fazer coisas novas em inglês. Tens colegas que falam inglês? Envia-lhes emails simpáticos. Conversa com eles na pausa antes do início de uma reunião. Há turistas estrangeiros onde vives? Descobre se podes oferecer-te para trabalhar numa das atrações: um museu, um parque, um monumento. Ou talvez estejam à procura de voluntários no aeroporto ou na estação de comboios. Também podes passar tempo nesses locais e ajudar quem precisa. Mas tem cuidado para não passares uma má impressão. Existe uma comunidade de expatriados no local onde vives? Procura associações culturais americanas, britânicas ou canadianas no Facebook. Talvez organizem encontros mensais ou bimensais em que possas participar. Costumam ser eventos informais num bar ou restaurante e estão abertos a todos.

Como manter a motivação ao aprender inglês

Um dos erros mais comuns de quem tenta aprender inglês é subestimar o tempo necessário para aprender. Todos dizem que as crianças aprendem línguas naturalmente, mas é só aos dois anos que começam a formar frases. Aprender inglês é uma meta a longo prazo. Sê paciente contigo mesmo. Manter a motivação durante meses ou anos é um grande desafio, mas é essencial para dominar o inglês. Isto é demonstrado por inúmeros estudos.

Eis algumas dicas para manteres a motivação: 

    1. Faz coisas em inglês que já gostas de fazer. Se te divertires enquanto falas inglês, é menos provável que desistas. Segue as tuas paixões.
  1. Faz do inglês um hábito. Integra-o no teu dia a dia. Quanto menos tiveres de pensar nisso, tanto mais provável é que uses o inglês todos os dias. Automaticamente. 
  2. Escreve um diário de aprendizagem. Anota o que estás a fazer para melhorares o teu nível de inglês e acompanha os feitos, como o primeiro filme em inglês sem legendas, a primeira reunião em inglês ou a primeira saída com um(a) falante do inglês.
  3. Outorga-te prémios por alcançares determinados objetivos. Os prémios podem ser pequenos ou grandes. Uma nova camisa. Um doce. Uma viagem a Londres. O teu cérebro deteta naturalmente as atividades que resultam em recompensas. Se o inglês passar a ser uma dessas atividades, sentirás automaticamente motivação para aprender a língua.
  4. Acompanha a evolução. O nosso teste de inglês padronizado e gratuito ajuda-te. Efetua o teste de seis em seis meses.

Como aferir o teu nível de inglês

É importante que afiras o teu nível de inglês antes de começares a estudar e, posteriormente, durante todo o processo de aprendizagem. Caso contrário, não sabes quanto avançaste. Existem muitas formas de medires o teu progresso. A melhor forma de estabelecer uma referência é testares os teus conhecimentos em relação à meta que pretendes alcançar. Por exemplo, se pretendes realizar apresentações em inglês no trabalho, tens de tentar realizar uma apresentação em inglês no trabalho para veres como corre. Depois da sessão, anota o que sentiste e o que precisas de trabalhar. Esta será a tua referência. Aos seis meses de aprendizagem do inglês e de trabalho no sentido de alcançares a tua meta, realiza outra apresentação e verifica as melhorias.

Se a tua meta for mais genérica, podes efetuar um teste de inglês padronizado para estabeleceres a referência do teu nível atual e acompanhares o teu progresso futuro. O EF SEF testa as competências de leitura e compreensão oral e foi criado com os mesmos padrões de qualidade que o TOEFL e IELTS. Mas é gratuito. O teste demora 50 minutos. Efetua-o agora e após alguns meses para determinares as melhorias. Inclui um certificado de inglês grátis que podes incluir na tua página do LinkedIn ou partilhar com a tua escola ou entidade empregadora.

Testa o teu nível de inglês

O teste EF SET apresenta os resultados numa escala de 0 a 100, incluindo competências orais e de leitura. Obténs uma classificação de 0 a 100 para a leitura, outra classificação de 0 a 100 para as competências orais e, por último, uma classificação final de 0 a 100. Segue-se uma descrição geral dos seis níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) de A1 a C2, em relação ao teste EF SET:

QECREF SET
<A11 - 10
A1 Iniciação11 - 30
A2 Elementar31 - 40
B1 Limiar41 - 50
B2 Vantagem51 - 60
C1 Autonomia61 - 70
C2 Mestria71 -100

Descobre mais sobre os exames de inglês disponíveis para aferir o teu nível de inglês, no nosso guia de testes de inglês.

Como escolher um bom curso de inglês

Um curso de inglês é uma boa ideia para os principiantes e pode ser um excelente investimento, se souberes o que procurar. Antes de pesquisares opções, faz uma lista das tuas metas na aprendizagem do inglês. Se pretendes uma introdução abrangente à língua, o curso será muito diferente daquele que te prepara para negociar contratos em inglês ou daquele que te prepara para o TOEFL. Vale a pena dedicares 15 minutos a anotares as tuas metas.

Quando souberes o que procuras, pesquisa os cursos de inglês mais adequados para as tuas metas. Eis as opções principais:

Plataforma

  • Cursos de inglês online – acesso ilimitado à plataforma + aulas com professor em direto e a pedido, ou professor particular para estudares o que pretendes
  • Escolas de inglês – uma ou duas vezes por semana num local perto de ti (como uma escola normal)
  • Cursos de inglês no estrangeiro – 3 a 4 horas de aulas por dia + família de acolhimento (experiência de imersão completa)
  • Estudo autónomo – a forma mais comum de aprender inglês Existem muitos materiais de referência em inglês online, bem como aplicações para aprendizagem do inglês.

Tamanho da turma

  • Aulas particulares – trabalha o que pretendes (mais caro)
  • Aulas de grupo – programa definido e aulas a determinadas horas (menos caro)

Intensidade

  • Cursos de inglês de longo termo – uma ou duas vezes por semana todo o ano (normalmente, 2 a 4 horas por semana)
  • Cursos intensivos de inglês – todos os dias durante 2 a 6 semanas (normalmente, 15 a 30 horas por semana)

Tema

  • Cursos de inglês gerais – curso abrangente sobre todos os aspetos da língua inglesa
  • Cursos de inglês específicos – preparação para o IELTS, preparação para o TOEFL, inglês para medicina, inglês para aviação, inglês para fins académicos, etc.
  • Quanto mais concretas forem as tuas metas, tanto mais provável será que encontres um curso de inglês à tua medida. E não te esqueças: as tuas metas podem mudar à medida que aprendes inglês. Por isso, analisa-as com frequência e ajusta a tua estratégia de aprendizagem em concordância.

Que método de aprendizagem de inglês deves escolher

Todos os cursos de inglês usam materiais diferentes, seja um manual da Oxford University Press ou material criado pela própria escola. Além disso, os professores têm estilos de ensino próprios. Alguns preferem memorização e regras de gramática. Outros começam imediatamente a falar inglês, com jogos e simulação de papéis. Não existe uma metodologia ideal para todos os estudantes. Ao pensares nas tuas metas de aprendizagem do inglês e no estilo de ensino, pensa em como aprendeste inglês no passado. O que funciona contigo? O que achaste sem sentido ou aborrecido? O que gostas de fazer em inglês e do que tens receio? Ao analisares cuidadosamente a tua experiência prévia com o inglês, é provável que descubras que ambiente de ensino é mais adequado para ti.

Na EF, temos mais de 50 anos de experiência no ensino do inglês a estudantes de todo o mundo. Desenvolvemos um programa próprio disponível apenas nas escolas da EF e na nossa escola online, em EF English Live.

Se está a pensar inscrever-te num curso de inglês, teremos todo o prazer em aconselhar-te para a seleção do mais adequado às tuas ambições e orçamento. Contacta um escritório da EF perto de ti e fala com um consultor de ensino.

A EF é uma excelente oportunidade para os principiantes aprenderem inglês rapidamente e melhorarem muito. Noto que progredi rapidamente depois de estudar aqui. Cheguei à EF sem saber falar inglês e agora sinto-me quase bilingue.

Jenny, EF Londres

Aprender inglês com a EF

Aprender inglês no estrangeiro

Explora vários destinos, opções de duração e tipos de cursos de inglês num curso no estrangeiro.

Aprender inglês online

Participa em aulas de inglês privadas ou em grupo, de casa, com acesso à nossa escola de inglês online.

Aprender inglês com a nossa aplicação

Com tecnologia de IA, a nossa aplicação de ensino de inglês não é apenas inovadora, intuitiva e completa, é também muito divertida.

A EF define o padrão do ensino de línguas no estrangeiro desde 1965.
Inovação, qualidade e segurança são o foco da nossa atividade. Por conseguinte, a EF ganhou a confiança de empresas reconhecidas em todo o mundo.

50

Anos de experiência com programas de ensino internacionais

26

Adesão a organizações internacionais do setor

400+

Escolas e escritórios em todo o mundo