Como Aprender Uma Língua Rapidamente: 4 Técnicas Fáceis

Estás ansioso por estudar em Espanha, ir numa viagem pelos EUA ou passar um Verão a surfar no Hawaii e, para aproveitares melhor a experiência, decidiste também ter algumas aulas de línguas para poderes aprender uma língua rapidamente.

Enquanto te sentas na tua sala a memorizar as novas palavras pensas para ti mesmo: “Nunca vou perceber isto”. Confia em nós, nós entendemos. Aprender uma língua não é fácil como fazer um café – mas também não é impossível. Na realidade, temos 4 técnicas fáceis para te ajudar a aprender uma língua rapidamente.

Claro que, como qualquer coisa que valha a pena, aprender uma nova língua requere dedicação. Lembra-te: estas técnicas não são truques.

1. FALA COM SERES HUMANOS

Desde que começámos a clickar e usar os vários aparelhos todos os dias, temos a ideia que tudo pode ser ensinado, aprendido e praticado sem interação. Queres fazer um mestrado? Faz um curso online. Precisas de uma receita? Procura no Google. Queres aprender uma língua estrangeira? Escolhe uma app. É verdade que a internet pode ajudar os estudantes a sentirem-se mais confiantes com o vocabulário, mas, a não ser que não pretendas usar nenhuma dessas palavras, esquece. Precisas de falar com nativos (e o mais rapidamente possível!).

Agora, e antes que voltes atrás com os teus planos de viagem, toma atenção! Falar com estrangeiros não precisa de ser difícil ou assustador. Tenta encontrar alguém com quem possas fazer trocas de conhecimentos linguísticos e podem fazê-lo enquanto bebem um café. Se queres combinar uma nova e excitante experiência com os teus estudos linguísticos, vai para o estrangeiro e vive a língua. Lembra-te – as línguas foram feitas para ser faladas.

2. USA NOVAS PALAVRAS O QUANTO ANTES

Muitos estudantes de línguas escrevem listas de novas palavras nos seus apontamentos e depois nunca as usam na vida real. Apesar de ser bom apontar novas palavras, não é suficiente só por si. Portanto, a próxima vez que ouvires uma palavra exótica, não te limites a escrevê-la: certifica-te que a usas o mais rapidamente possível e o maior número de vezes. Basta dizê-la, escrevê-la numa frase, procurar o seu substantivo, verbo ou adjectivo.

3. FAZ MUITAS PERGUNTAS

Não te limites a fazer apontamentos durante as aulas: os professores adoram os estudantes que fazem boas perguntas! Não sabes o que perguntar? Escreve uma lista de questões gerais na parte de trás do teu caderno e usa-as durante a sua aula. Lembra-te, quanto melhores forem as perguntas, melhores serão as respostas.

As melhores são “Qual é a forma dessa palavra em substantivo/verbo/adjectivo?” “Essa palavra é usada em situações formais ou informais?” “Pode sugerir algum sinónimo/antónimo?” ou (se uma nova língua é falada em diversos países) ” Tem o mesmo significado no Chile/Espanha/Honduras?”.

4. COMEÇA COM O QUE PRECISAS REALMENTE

Imagina que aterraste em Madrid, pronto a começar um semestre no estrangeiro e a falar com espanhóis. Pensa como essas conversas poderão ocorrer. Apostamos que não vais começar logo com assuntos como arte ou política, certo? Para começares os teus primeiros dias ou semanas no estrangeiro, pensa nas situações em que vais estar. Por exemplo: Estou perdido (tópicos: andar pela cidade, transportes públicos, visitas à cidade). Quero comer (tópicos: pedir comida, ir ao supermercado). Quero fazer amigos (tópicos: fazer perguntas pessoais, falar com família e amigos). Assim que identificares as tuas áreas de vocabulário, foca aí as tuas energias. Isto irá tornar a tua experiência mais agradável!

Todos estes passos te vão ajudar no caminho para aprender uma língua rapidamente

APRENDER UMA LÍNGUA NO ESTRANGEIRO?Sabe mais aqui!