10 gírias em Inglês que tens de saber em 2020

Com um novo ano chega uma série de gírias novas, que tens de saber em 2020. São muitas vezes desconcertantes, aparecem tão rápido como desaparecem e são banidas para as profundezas dos termos “estranhos” que não devem ser pronunciados.

Quando aprendemos Inglês muitas vezes é difícil perceber quais são as palavras que estão mais na moda e quais devem ser enterradas no ano anterior. Mas não te preocupes, nós ajudamos! Podes ver aqui a versão mais recente da série “gírias para o próximo ano”, com termos que são engraçados mas outros que são simplesmente estranhos.

1. Hate to see it

Uma combinação de encolhimento e deceção, esta expressão pode ser usada como reação a uma situação abaixo do ideal. Sabes que o teu amigo copiou no teste e foi apanhado em flagrante, podes dizer um “hate to see it”. Diz isso com um suspiro e um encolher de ombros simpático e estás no caminho certo para conquistares tudo o que tens de saber em 2020.

2. Ok, boomer

Esta expressão em particular causou algum tumulto nas redes sociais. Para ignorar alguém mais velho (normalmente da geração “Baby Boomer”), os millennials e a geração Z começaram a dizer um “ok, boomer“.

Por exemplo, se alguém mais velho te disser: “Quando eu tinha a tua idade, nós líamos livros e íamos para a rua em vez de estar a olhar para esses ecrãs horas a fio” – podes dizer “Ok, boomer”. É uma forma um pouco atrevida, mas ao mesmo tempo divertida, de responder às piadas dos mais velhos.

3. Cap

“To cap” basicamente é mentir. Esta expressão em particular pode ser usada em situações de ceticismo (“he’s capping”) ou para convencer alguém da legitimidade da tua afirmação (“no cap”). E como um bónus adicional, se achares que o teu amigo não está a dizer a verdade toda, podes mandar-lhe o emoji do boné de basebol (“baseball cap”) e transmitir a tua mensagem.

4. Basic

Esta palavra esteve em cena durante algum tempo, mas parece já ter acabado o seu tempo. “Basic” é mais usado para se referir a coisas que podem ser consideradas terrivelmente comuns. Tem uma conotação um pouco sarcástica por isso fica muito bem acompanhado de um revirar de olhos.

5. Retweet

Já sei o que estão todos a pensar. Esta já é antiga, mas faz parte de tudo o que tens de saber em 2020. Em vez de referir o ato de voltar a “tweetar” a publicação do Twitter de alguém, este termo tem sido usado recentemente ressuscitada por americanos para expressar concordância. Se alguém disser alguma coisa e concordares plenamente com aquilo, em vez de dizeres que concordas, podes simplesmente dizer “retweet”. Porque, na realidade, quem é que tem tempo para usar três palavras em vez de uma?

6. Fit

Por falar em poupar tempo, “fit” significa “outfit” (roupa). O “out” foi removido a certa a altura por razões que ainda ninguém percebeu. Portanto, em vez de elogiares a roupa de alguém podes simplesmente dizer “cute fit“.

7. Fr

Outra abreviatura, “fr” vem de “for real”, o que quer dizer imensa coisa, desde enfatizar que aquilo que estás a dizer é verdade até questionar a veracidade da história de alguém. Esta, como é óbvio, é limitada a mensagens escritas. A menos que te sintas com coragem e queiras tentar pronunciá-la em voz alta.

8. Canceled

Esta palavra costumava estar associada a comboios e programas de televisão, mas hoje-em-dia qualquer coisa pode ser “canceled”. Se uma celebridade disser algo escandaloso ou tornar-se problemática, pode-se dizer que está “canceled”. O Burger King põe carne num hambúrguer vegetariano por acidente? Está “canceled”. Se essas pessoas/ coisas/ instituições continuam ou não depois deste “cancelamento” não oficial, é irrelevante.

9. Clout

De acordo com o Dicionário de Oxford, uma das definições oficiais desta palavra é “poder e influência sobre outras pessoas ou eventos”. E no que toca às redes sociais não é diferente, refere-se à fama de influenciadores e YouTubers. Alguém que é um “perseguidor de influência” é alguém que quer ter mais seguidores e está à procura de mais oportunidades que o levem a ter influência.

10. And I oop

Esta pérola veio deste vídeo da Jasmine Masters, uma das concorrentes do famoso programa “RuPaul’s Drag Race”. A Jasmine estava quase a começar outra frase quando se magoou acidentalmente e interrompeu com “And I oop”. Isso é usado essencialmente quando dizes ou fazes algo estúpido. Por exemplo, se alguém deixar cair o telemóvel, pode dizer “and I oop”.

A EF põe-te a par das expressões #trendy de 2020!Sabe mais