Desenvolvimento Intelectual E Aprender Uma Língua

Se quer fazer algo de bom para si, aprenda uma língua. Eu admito, este post escrito aqui pode ser considerado tendencioso, mas os cientistas estão do meu lado: Falar mais do que uma língua dá-lhe não só mais escolhas quando se candidata a um trabalho, pode mesmo alterar a estrutura e aumentar o tamanho do seu cérebro: é como se o seu cérebro tivesse abdominais e bíceps definidos.

O desenvolvimento destes músculos vão ajudá-lo a estar mais focado, fá-lo mais criativo e analítico, alguém com memória, capacidade de planeamento e argumentação excepcionais. Em suma: aprender uma língua pode torná-lo, e ao seu cérebro, uma ferramenta fundamental!

Aqui estão quatro factos impressionantes sobre o seu cérebro quando aprende uma língua:

REALIZAR VÁRIAS COISAS SIMULTANEAMENTE TORNA-SE FÁCIL

Falar duas línguas pode ajudá-lo a focar e filtrar informação que é irrelevante. Trocar entre línguas torna o seu cérebro mais flexível e com capacidade de priorizar mais facilmente. Mas não se preocupe, se só fala uma língua: Ser bilingue não quer automaticamente dizer que é mais inteligente, quer simplesmente dizer que o seu cérebro ganha treino para melhor ultrapassar desafios mentais. Porque é que se junta ao clube e torna o seu cérebro capaz de realizar várias tarefas simultaneamente?

A MASSA CINZENTA IMPORTA

O cérebro das pessoas que falam outra língua têm maior massa cinzenta. Isto pode não ser informação muito tangível, mas massa cinzenta contém muitas fibras e células que processam informação. Este é o lugar onde a magia acontece, portanto, quanto mais, melhor. Como é que se aumenta a massa cinzenta? Treinando-a regularmente. Escolher a palavra certa, com o significado certo, na língua certa. Não soa só a muito trabalho – é o tipo de trabalho mental que coloca as células e fibras a funcionar a sério, tornando o seu cérebro mais forte e em melhores condições.

MAS A IDADE NÃO

As boas notícias não acabaram. Não interessa quantas velas já apagou, pode treinar o seu cérebro para aprender uma língua. Esqueça todos os mitos que ouviu: Adultos que estão suficientemente motivados podem não só dominar a língua como os mais novos, mas também vão tornar o seu cérebro, mais rápido e mais forte.

COMBATA A DEMÊNCIA

Por falar em idade: Investigadores perceberam que aprender e falar regularmente outra língua pode reduzir o desenvolvimento de Alzheimer e atrasar a demência por muitos anos. Não importa a sua idade, é bom saber isto – a prevenção é sempre o melhor remédio.

VAI FICAR PARA TRÁS?Saiba mais