TOEIC Oralidade

O teste de TOEIC de Oralidade é a primeira metado do teste TOEIC de Oralidade e Escrita. O Teste TOEIC de Oralidade dura 20 minutos e é composto por 11 ensiaos falados. O segmento falado é avaliado de 0 a 200 pontos, e não pode ser feito sem fazer também o teste TOEIC de Escrita na mesma sessão. O teste TOEIC de Leitura e Compreensão Oral é um teste separado e pode ser feito durante a mesma sessão ou não.

O TOEIC de Oralidade é feito num computador, não com uma pessoa. O aluno terá que ler ou escutar vários ensaios, e depois gravar a sua resposta. As suas gravações serão salvas e transmitidas para o ETS para serem pontuadas. O seu resultado no TOEIC de Oralidade será baseado na facilidade que demonstrou ao falar Inglês, na fluência e precisão da sua resposta aos ensaios.

Estrutura do Teste

O teste TOEIC de Oralidade é composto por 6 tipos de perguntas com uma ordem fixa. O aluno deverá responder às questões por ordem de 1 a 6 e não pode parar o teste nem voltar atrás uma vez que termine uma questão:

A parte 1 do Teste TOEIC de Oralidade pede aos alunos para ler dois textos. Os dois textos aparecerão escritos e terá que os ler em voz alta. Tem 45 segundos para se preparar e mais 45 segundos para ler cada texto. Tem um resultado entre 0 e 3 em cada texto que ler baseado na sua pronunciação, entoação e stress. Estas são as questões 1 e 2.

A parte 2 do Teste TOEIC de Oralidade mostra-lhe uma imagem que deverá descrever em voz alta. Tem 30 segundos para se preparar e outros 45 segundos para descrever a imagem em detalhe. Terá um resultado entre 0 e 3 para esta tarefa falada baseado não apenas na sua pronunciação, entoação e stress, mas também na sua gramática e vocabulário de Inglês. Esta é a questão 3.

A parte 3do Teste TOEIC de Oralidade pede aos alunos para responder a 3 perguntas com a naturalidade de uma conversa do dia-a-dia. Por exemplo, "existe um sítio onde costume ir regularmente nas suas férias?". Tem 15 segundos para responder a cada uma das duas primeiras perguntas, e 30 segundos para a terceira pergunta. Não tem tempo de preparação. O seu resultado em cada uma das questões é, de novo, numa escala de 0 a 3. Estas são as questões 4, 5 e 6.

A parte 4 do Teste TOEIC de Oralidade é semelhante à parte 3 excepto que na parte 4 o aluno tem informação com antecedência e tem que responder a 3 perguntas sobre esse assunto. Por exemplo, pode ver um poster para um evento e perguntarem-lhe qual é a data do evento ou quem vai ser o orador. A informação que lhe é dada está visível enquanto está a responder às perguntas. Tem 30 segundos para ler a informação, e 15 segundos para cada resposta das duas primeiras perguntas, e 30 segundos para a resposta à pergunta final. O seu resultado em cada pergunta tem escala de 0 a 3. Estas são as questões 7, 8 e 9.

A parte 5 do Teste TOEIC de Oralidade pede-lhe para escutar uma mensagem gravada que explica o problema e depois a solução proposta. Depois da gravação que lhe diz que o enunciado do problema acabou, tem 30 segundos para preparar a sua resposta e 60 segundos para falar e explicar a sua solução. É importante que torne claro que entendeu o problema ao propos a sua solução. O seu resultado nesta parte oral é de 0 a 2. Esta é a questão 10.

A parte 6 do Teste TOEIC de Oralidade pede-lhe para escutar uma pequena gravação sobre um tópico familiar e depois exprimir a sua opinião sobre esse tópico. Tem 15 segundos para preparar a sua resposta e 60 segundos para falar. O seu resultado neste ensaio oral é também numa escala de 0 a 5. Esta é a questão 11.

Estratégia

Se não responder a uma das questões na secção TOEIC Oral ou se responder na sua própria língua, é contado como zero, por isso é sempre melhor dar uma resposta em Inglês, mesmo que não tenha a certeza da resposta ou que possa estar incompleta. Pode ainda assim ter um ponto ou dois. Lembre-se de falar calmamente e de forma clara e para responder completamente a cada questão. A pessoa que o avaliará não está no centro consigo, por isso os festos e as expressões faciais não o ajudarão a explicar o que pretende.