IELTS Academic

O IELTS Academic é uma das duas versões do IELTS e é sem dúvida a versão mais popular. É principalmente usado por estudantes que pretendem candidatar-se a uma universidade em UK, apesar de muitas outras universidades fora de UK também aceitarem o IELTS Academic como prova da proficiência de Inglês. O resultado do IELTS Academic também pode ser usado como prova de proficiência de Inglês para vistos e propósitos de emigração em UK e noutros países também.

Estrutura do teste

O IELTS Academic tem a duração de 2 horas e 45 minutos no total e são testadas quatro áreas: leituraescritacompreensão e conversação. As partes escritas do exame são diferentes no IELTS Academic e no IELTS General Training, com mais ênfase colocada em assuntos relacionados com partes académicas e de universidade. As partes de conversação dos dois exames são idênticas e referem-se a tópicos e situações do dia-a-dia.

Pontuação

Os resultados do IELTS Academic são de 0 a 9 e não há quem passe ou quem falhe no teste. O relatório de resultados do IELTS Academic é válido por 2 anos.