Exame de Cambridge PET

O Cambridge English Preliminary Exam (Exame Preliminar de Inglês de Cambridge), conhecido como Exame PET Cambridge e que significa Preliminary English Test (Exame de Inglês Preliminar) , é feito para estudantes com inglês intermédio. Como todos os Exames de Cambridge, o Exame PET é aprovado/não aprovado e para aqueles que passarem tem direito a um Certificado Vitalício. O Teste PET Cambridge pode ser feito em papel ou via online. Nas duas versões, tem a duração de 140 minutos.

Estrutura de Exame

O PET avalia as 4 competências – audição, leitura, escrita e oralidade – estruturadas da seguinte forma:

Parte 1 (90 minutos) – A primeira parte do Exame KET avalia a compreensão na leitura e escrita ao mesmo tempo. Está subdividido em 8 subsecções no total de 42 questões. As primeiras 5 subsecções são focadas em compreensão na leitura e as últimas 3 em competências de escrita. As questões são de escolha múltipla e de prencher os espaços, é tambem pedido aos alunos para escreverem 2 pequenos textos (um postal, uma carta ou uma história).

Parte 2 (30 minutos de gravações + 6 minutos extra para escrever as respostas na folha de respostas ) -A segunda parte do PET avalia a a compreensão oral. Cada gravação passa duas vezes. Existem 25 perguntas no total nesta secção, cada uma vale um ponto. As questões são de escolha múltipla, preencher os espaços e verdadeiro/falso.

Parte 3 (10 a 12 minutos) – A última parte do PET avalia a oralidade. Os alunos são colocados em pares e são convidados a conversar com o examinador e entre si. Está na sala um segundo examinador que observa e avalia mas que não intervem. O exame começa com o avaliador a perguntar aos alunos para se apresentarem. O examinador depois aprensenta uma situação aos alunos e estes discutem possíveis soluções. Finalmente, o examinador dá aos alunos uma imagem e os alunos descrevem-na e discutem sobre a mesma. Este teste de oralidade poder ser feito num dia diferente das primeiras duas partes do Exame PET, dependendo da agenda do centro de exames.

Pontuação

Desde 2016, todos os exames de Cambridge utilizam a mesma escala de pontuação. harmonized (?), mas cada exame pode ter pontuações diferentes dependendo do tamanho da escala e de acordo com o nível de inglês a ser testado. A pontuação dos exames de Inglês de Cambridge está alinhado com CEFR. Existem diversas formas de se preparar para o Exame de Cambridge, dependendo dos objectivos e tempo disponível.

Hoje em dia, a pontuação do PET Exam é feita entre os 120 e os 170 pontos. Um aluno que tenha o resultado de 140 pontos ou mais "passa" no exame e irá receber um certificado do PET Exam, que corresponde ao nível B1 em inglês no CEFR. Um aluno com o resultado de 160 pontos ou mais irá receber o certificado Cambridge Preliminary English Test para o nível B2.

Tal como no Exame KET, a primeira parte do Exame PET vale 50% da nota final e a segunda e terceira parte do Exame KET valem 25% cada na nota final. Cada aluno recebe os seus resultados divididos pelas três partes do exame, assim como a nota geral e o nível correspondente CEFR. Se o aluno foi aprovado no PET, irá tambem receber o Certificado do Exame PET dentro de 3 meses.

O Exame de Inglês de Cambridge seguinte chama-se Cambridge First Certificate. Para decidir qual o Exame mais apropriado para o seu nível, o teste de nível online de Cambridge é uma rápida e simples forma de o fazer.