Cambridge C2 Proficiency (CPE)

O Cambridge English: Proficiency Exam, conhecido como CPE, é o exame de nível mais alto dos Exames de Cambridge. Ter este certificado comprova que o aluno domina o Inglês num nível quase nativo e pode estudar ou trabalhar em qualquer tipo de ambiente em Inglês.

Como todos os Exames de Cambridge, o CPE é aprovado/não aprovado e para aqueles que passarem tem direito a um Certificado Vitalício. O Exame CPE pode ser feito em papel ou via online. Nas duas versões, tem a duração de 236 minutos.

Estrutura de Exame

O CPE avalia as 4 competências – audição, leitura, escrita e oralidade – estruturadas da seguinte forma:

Parte 1 (90 minutos) – A primeira parte do CPE avalia a compreensão em leitura, gramática e vocabulário. Dividida em 7 subsecções e um total de 53 questões de escolha-múltipla, preencher os espaços e questões de correspondência. Existem cerca de 3.000 palavras para ler durante esta parte do exame CPE. Todos os textos são retirados de livros, jornais, artigos de revistase internet.

Parte 2 (90 minutos) – A segunda secção do CPE avalia a capacidade de escrita. Existem duas secções nesta parte. Na primeira secção, o aluno lê dois pequenos textos e deve depois escrever um ensaio resumindo os argumentos dos dois textos e aprensentar a sua própria opinião sobre o assunto. Na segunda secção, o aluno tem 5 opções de textos que pode escrever, incluindo uma opção que é baseada num livro de Literatura Inglesa que os alunos devem ler previamente ao exame. Os livros aceites mudam de tempo a tempo.

Parte 3 (40 minutos) – A terceira parte do CPE avalia a a compreensão oral. Os alunos irão ouvir gravações de nativos a falar e questionados sobre o que ouviram. Cada gravação passa duas vezes. Os alunos devem estar preparados para ouvir diferentes sotaques em inglês nas gravações que podem ser de rádio, televisão ou outros tipos de diálogos nativos a uma velocidade de nativo. Existem 30 perguntas no total nesta secção, dividida em 4 subsecções.

Parte 4 (16 minutos) – A última parte do CPE avalia a oralidade. Os alunos fazem esta parte do exame em pares, e este teste de oralidade poder ser feito num dia diferente das outras três partes do Exame, dependendo do centro de exames. Esta parte do exame tem três curtas partes, incluindo uma em que o aluno fala sozinho, nas duas seguintes o aluno é pedido para falar com o outro aluno a ser avaliado.

Pontuação

Desde 2016, todos os Exames do Cambridge English são avaliados com a mesma escala de pontuação. Os exames de nível mais fácil atribuem resultados no nível mais baixo da escala e os exames mais difíceis atribuem resultados no nível mais alto da mesma escala. A pontuação no CPE Exam vai de 180 a 230 pontos. Um aluno com o resultado de 200 pontos ou mais "passa" no exame e irá receber o Cambridge English Proficiency Certificate, que corresponde ao nível C2 de inglês no CEFR.

Cada aluno recebe os seus resultados divididos pelas quatro competências, assim como a nota geral e o nível correspondente CEFR. Se o aluno foi aprovado no CPE, irá tambem receber o Certificado do Exame Cambridge Proficiency in English, que tem validade vitalícia, caso não passe, receber apenas o resultado obtido.

Antes de se inscrever no CPE, que é um exame rigoroso, de nível alto, faça o exame de nível grátis e online do Cambridge para ter a confirmação que as suas competências em Inglês são fortes o suficiente para este exame.