Cambridge CAE Exam

O Cambridge CAE Exam, conhecido como Cambridge Advanced Certificate, é o penúltimo exame dos Exames de Cambridge. Este é aceite pelas Universidades no Reino Unido para estudos avançados.

Como todos os Exames de Cambridge, o CAE é aprovado/não aprovado e para aqueles que passarem tem direito a um Certificado Vitalício. O Exame CAE pode ser feito em papel ou via online. Nas duas versões, tem a duração de 235 minutos.

Estrutura de Exame

O CAE avalia as 4 competências – audição, leitura, escrita e oralidade – estruturadas da seguinte forma:

Parte 1 (90 minutos) – A primeira parte do CAE avalia a compreensão em leitura, gramática e vocabulário. Com um total de 56 questões de escolha-múltipla, preencher os espaços e questões de correspondência, divididas em 8 subsecções. Existem cerca de 3.500 palavras para ler durante esta parte do exame CAE, e todos os textos são retirados de jornais, revistas, livros de textos, anúncios ou outra forma de escrita autêntica em inglês.

Parte 2 (90 minutos) – A segunda secção do Cambridge Advanced Exam avalia a capacidade de escrita. Irá escrever dois textos, cada uma com cerca de 250 palavras. O primeiro texto é um ensaio onde terá que expor a sua opinião sobre um assunto. No segundo existem algumas opções de onde pode escolher para responder à informação apresentada.

Parte 3 (40 minutos) -A terceira parte do CAE avalia a a compreensão oral. Irá ouvir rádio, televisão ou outros tipos de diálogos nativos e responder a questões sobre o que ouviu. Cada gravação passa duas vezes. Existem 30 perguntas no total nesta secção, dividida em 4 subsecções.

Parte 4 (15 minutos) – A última parte do CAE avalia a oralidade. Os alunos fazem esta parte do exame em pares, e este teste de oralidade poder ser feito num dia diferente das outras três partes do Exame, dependendo do centro de exames. Esta parte do exame tem quatro sub-secções, nas primeiras duas o aluno fala sozinho e nas seguintes o aluno é pedido para falar com o outro aluno. Irá estar um segundo examinador na sala que irá tirar notas mas não participa na conversa.

Pontuação

Desde 2016, todos os Exames do Cambridge English são avaliados com a mesma escala de pontuação. Os exames de nível mais fácil atribuem resultados no nível mais baixo da escala e os exames mais difíceis atribuem resultados no nível mais alto da mesma escala. A pontuação no CAE Exam vai de 160 a 210 pontos. Um aluno com o resultado de 180 pontos ou mais "passa" no exame e irá receber o Cambridge Advanced Certificate, que corresponde ao nível C1 de inglês no CEFR. Um aluno com o resultado de 200 pontos ou mais irá receber o Cambrige First Certificate para o nível C2.

O Exame de Inglês de Cambridge que está acima do exame CAE em nossa lista, chama-se Cambridge First Certificate. Já o teste que está abaixo chama-se CPE. Para decidir qual o Exame mais apropriado para o seu nível, Cambridge oferece para o ajudar a decidir qual é o exame adequado ao seu nível, o teste de nível online de Cambridge.