Cambridge B2 First Certificate (FCE)

O Cambridge English: First Exam, conhecido como Exame FCE Cambridge ou Cambridge First Certificate, é feito para estudantes com inglês intermédio-alto. É o exame de Cambridge mais popular visto ser o mínimo requerido pelas Universidades em países de língua inglesa.

Como todos os Exames de Cambridge, o Exame FCE é aprovado/não aprovado e para aqueles que passarem tem direito a um Certificado Vitalício. O FCE Cambridge pode ser feito em papel ou via online. Nas duas versões, tem a duração de 209 minutos.

Estrutura de Exame

O Cambridge First Certificate avalia as 4 competências – audição, leitura, escrita e oralidade – estruturadas da seguinte forma:

Parte 1 (75 minutos) – A primeira parte do Exame First Certificate avalia a compreensão em leitura, gramática e vocabulário.Com um total de 52 questões de escolha-múltipla, preencher os espaços e questões de correspondência. Existem cerca de 2.200 palavras para ler durante esta parte do exame do FCE.

Parte 2 (80 minutos) – A segunda secção do First Certificate de Cambridge avalia a capacidade de escrita. Irá escrever dois textos, cada uma com cerca de 140 a 190 palavras. O primeiro texto é um ensaio. No segundo existem algumas opções de onde pode escolher: artigo, carta, crítica, etc.

Parte 3 (40 minutos) – A terceira parte do First Certificate avalia a a compreensão oral. Irá ouvir pequenos discursos, conversas ou outro tipo de diálogo de Inglês natico e responder a questões sobre o que ouviu. Cada gravação passa duas vezes. Existem 30 perguntas no total nesta secção.

Parte 4 (14 minutos) – A última parte do FCE avalia a oralidade. Os alunos fazem esta parte do exame em pares, e este teste de oralidade poder ser feito num dia diferente das outras três partes do Exame, dependendo do centro de exames. Esta parte do exame tem quatro sub-secções, nas primeiras duas o aluno fala sozinho e nas seguintes o aluno é pedido para falar com o outro aluno.

Pontuação

Desde 2016, todos os Exames do Cambridge English são avaliados com a mesma escala de pontuação. Os exames de nível mais fácil atribuem resultados no nível mais baixo da escala e os exames mais difíceis atribuem resultados no nível mais alto da mesma escala. A pontuação no FCE Exam vai de 140 a 190 pontos. Um aluno com o resultado de 160 pontos ou mais "passa" no exame e irá receber o Cambridge First Certificate, que corresponde ao nível B2 de inglês no CEFR. Um aluno com o resultado de 180 pontos ou mais irá receber o Cambrige First Certificate para o nível C1.

A primeira parte do Exame FCE vale 40% da nota final. A segunda, terceira e quarta parte do Exame valem 20% cada na nota final. Cada aluno recebe os seus resultados divididos pelas quatro partes do exame, assim como a nota geral e o nível correspondente CEFR. Se o aluno foi aprovado no FCE, irá tambem receber o Certificado do Exame First Certificate in English, que tem validade vitalícia.

O Exame de Inglês de Cambridge seguinte chama-se CAE. Para decidir qual o Exame mais apropriado para o seu nível, Cambridge oferece para o ajudar a decidir qual é o exame adequado ao seu nível, o teste de nível online de Cambridge que dura menos de meia-hora para ter uma avaliação adequada. Procure por FCE Cambridge simulado e tenha acesso às provas anteriores para acelerar o seu desempenho.