Linguaskill

Linguaskill é um teste online, usado essencialmente por instituições de Ensino e empresas que fazem os seus próprios testes de inglês, Substitui o BULATS (Business Language Testing Service) quando foi descontinuado em dezembro de 2019. Linguaskill consegue testar indivíduos e grupos de candidatos em todas as quatro competências da língua: speaking, writing, reading and listening. Contudo, é feito por módulos por isso também pode ser utilizado para uma única competência da língua.

A principal diferença entre Linguaskill e outros testes de inglês standards é que é apresentado como um serviço para escolas, centros de formação, e empresas que pretendem organizar as suas próprias sessões de testes no local. Para sessões de testes criadas pelos próprios, as medidas tomadas contra copiar nos testes são da responsabilidade do administrador/cliente ao invés da Linguaskill ou de terceiros.

Estrutura do Teste

Existem duas opções disponíveis, Linguaskill Geral e Linguaskill Business. Ambos os formatos do teste têm a mesma duração. Linguaskill é um teste modular e cada um dos seus três módulos pode ser feito separadamente ou junto com os restantes módulos.

A secção de listening e de reading do Linguaskill é um único módulo com a duração de 60-85 minutos. É um teste adaptativo, ou seja, questões serão mais fáceis ou difícies dependendo da resposta dada pelo aluno. As questões de tipo standard são de preenchimento de espaços em branco e de compreensão de escrita e audição. A maioria das respostas é de escolha múltipla. O resultado do módulo de listening/reading do Linguaskill fica disponível de imediato após a conclusão do teste, apesar de algumas instiuições que realizam o teste, poderem decidir não apresentar os resultados aos alunos, aguardando que completem os outros módulos.

O teste de escrita de Linguaskill dura 45 minutos e inclui duas tarefas: uma com um mínimo de 50 palavras (por norma um email) e outra com o mínimo de 180 palavras. Um computador avalia automaticamente o texto e apresenta o resultado num espaço de 12 horas.

O módulo de speaking do Linguaskill dura 15 minutos e inclui 5 tarefas. Esta secção é gravada e automaticamente acedida por um computador. Depois é analisada por examinadores noutra localização antes do resultado ser publicado. Os resultados estão disponíveis no espaço de 48 horas.

Avaliação

Os resutados em todos os módulos Linguaskill são na escala de Cambridge English, de 82 a 180, e é equivalente à escala do QECRL. Se um aluno faz mais do que um módulo, é calculado um resultado geral na mesma escala de 82-180 (uma média dos valores atingidos nos módulos realizados). Instituições que realizem o teste Linguaskill para grupos, recebem um relatório em resumo de todos os resultados dos alunos e escala do QECRL. Os resultados do Linguaskill estão disponíveis em 48 horas, tornando esta ferramenta de avaliação muito mais rápida que a maioria dos testes standardizados. A rapidez reside no facto da correcão ser feita automaticamente em vez de correcão manual.

Direitos

Linguaskill é um produto da Cambridge English Language Assessment, que também é a organização dos Exames de Inglês de Cambridge e do IELTS.