BULATS

 O teste BULATS foi descontinuado em dezembro de 2019. O teste equivalente de Business English de Cambridge chama-se agora Linguaskill.

O Bulats (Business Language Testing Service) é um conjunto de testes utilizado maioritariamente por escolas de negócios e empresas que procuram Certificação Linguística. Até 2017, o BULATS existe em Inglês, Francês, Alemão e Espanhol, em versão online e papel. Muitos destes testes estão a ser descontinuados. Apenas o Inglês BULATS irá ficar disponível permanentemente.

Estrutura de Exame

O BULATS consiste num teste de uma hora obrigatória com secções de compreensão oral e leitura, seguido de módulos opcionais de oralidade e escrita. A secção de compreensão oral e escrita do teste BULATS é adaptativa, o que significa que as questões vão ficando mais fáceis ou difíceis dependendo se o aluno vai respondendo bem ou mal.

O teste de oralidade do BULATS têm a duração de 15 minutos e incluí 5 tarefas diferentes. Esta secção é gravada e avaliada pelos examinadores noutra localização. A parte escrita do teste dura 45 minutos e incluí duas tarefas: um e-mail e um ensaio ou carta. Ambos devem ser escritos a computador e enviados para correcção pelo examinador.

Pontuação

A pontuação da parte de compreensão oral e leitura do BULATS está disponível imediatamente após a conclusão do teste. São emitidas em níveis do CEFR, o Certificado do BULATS tem a validade de 2 anos. A pontuação da parte de oralidade e escrita fica disponível mais tarde visto que têm que ser corrigidos por mão humana.

Domínio

O BULATS é um produto de Cambridge English Language Assessment, que é tambem a organização por trás dos Exames de Cambridge e IELTS. O BULATS é apresentado como um teste especificamente para utilizadores de Inglês para Negócios, muito como o TOEIC.