IELTS

O International English Language Testing System (IELTS) é um Exame de Inglês internacionalmente reconhecido e usado na sua maioria por estudantes que pretendem candidatar-se a uma universidade no estrangeiro e por emigrantes no Reino Unido. Existem três versões do teste IELTS – o IELTS General Training, o IELTS Academic e o IELTS Life Skills. O IELTS Academic é sem dúvida o mais popular, representando cerca de 80% dos exames IELTS feitos em cada ano.

Propriedade

O Exame IELTS é um produto da Cambridge English Language Assessment e é co-gerenciado por esta organização, o British Council e IDP IELTS Austrália. O Cambridge English Language Assessment está também envolvido na organização de outros exames mais antigos de Cambridge English, incluindo o Certificate of Proficiency in English (CPE) e o First Certificate in English (FCE).

VERSÕES DO TESTE

Os Exames IELTS Academic e o IELTS General Training são similares mas não idênticos. Partilham a mesma escala de classificação e duas das quatro secções do exame. O IELTS Life Skills é completamente diferente, já que testa apenas a compreensão e a fala apenas num nível de fluência, ou no nível principiante ou no nível intermédio. A informação deste site refere-se apenas aos Exames IELTS Academic e ao IELTS General Training. O IELTS é um exame escrito à mão, e não feito em computador. Os estudantes escrevem as suas respostas numa folha de respostas. Não é necessário saber escrever em teclado para poder fazer o IELTS.

A duas secções orais do teste de proficiência em ingles IELTS – compreensão e conversação – são idênticas nas duas versões do IELTS Academic e do IELTS General Training. As duas secções escritas do IELTS – leitura e escrita – são diferentes nos Exames IELTS Academic e IELTS General Training.

PONTUAÇÃO

Todos os candidatos ao IELTS, quer façam o Academic ou o General Training test, têm que completar as quatro secções e receberão o resultado do exame em 13 dias. A parte da leitura, escrita e de compreensão são feitas numa só sessão. A parte da conversação pode ser feita no mesmo dia ou eventualmente até 7 dias antes ou depois da outra sessão. Muitos alunos passam vários meses a fazer a Preparação para o IELTS, fazendo testes práticos para tentarem atingir a nota que precisam obter no Exame.