IELTS Leitura

A secção de leitura do IELTS é a segunda parte do teste IELTS reading e dura 60 minutos no total. As tarefas individuais não são temporizadas, pelo que os alunos podem alocar o seu tempo como acharem melhor pelas diferentes taredas, e podem completar as várias tarefas pela ordem que quiser.

Tipo de perguntas

O teste de IELTS de Leitura é composto por textos e perguntas a esses textos. As perguntas podem ser de escolha múltipla, respostas curtas, preencher espaços brancos ou exercícios de atribuir legendas. Deve escrever as suas respostas à mão, pelo que a legibilidade da sua letra e os erros de gramática são muito importantes para ter sucesso na secção IELTS de Leitura. Tanto a ortografia Americana como Britânica são consideradas corretas, mas assim que escrever uma palavra de certa maneira no teste, deve continuar a escrevê-la da mesma forma ao longo do resto do teste.

Estrutura do teste

As duas versões do IELTS têm testes diferentes de leitura. O teste IELTS Academic de Leitura é composto por três textos para ler e perguntas sobre esses textos. Os três textos são académicos pelo que poderão ter extratos de livros universitários, de um jornal, de uma revista científica ou de fontes semelhantes. Não é necessário conhecimento prévio dos assuntos para responder às perguntas acerca destes textos.

O teste de treino de IELTS General Training de leitura tem três partes. A primeira parte tem vários textos curtos ou notificações que pode esperar ver num país de língua inglesa. A segunda parte têm dois textos relacionados com trabalho. Podem ser descrições de posições de trabalho, emails profissionais ou materiais de formação. A terceira parte do IELTS é composta por um único texto, mais longo e detalhado, como por exemplo um artigo de um jornal ou revista.

Pontuação

O resultado da secção IELTS de Leitura tem uma escala de 0 a 9 e é composto pelas suas secções com igual peso ao calcular o resultado final.