Pontuação do TOEIC

O seu resultado TOEIC vai depender de qual dos testes está a fazer. O mais comum - o teste TOEIC de Leitura e Compreensão oral – é avaliado numa escala de 10 a 990 com igual peso dado a cada uma das duas metades do teste. Se fez o TOEIC de Oralidade e Escrita, esse teste é avaliado numa escala de 10 a 400, também com ambas as partes com igual peso. Deve receber os resultados depois de 7 a 15 dias depois de fazer o teste.

Benchmark da pontuação

Se fez o TOEIC para se candidatar a um empreso, como muitas pessoas fazer, deverá decidir se tem os resultados suficientemente bons para que o seu CV seja forte. Se colocar um resultado baixo no seu CV, poderá tornar a sua candidatura mais fraca, pelo que poderá ser melhor omitir o resultado TOEIC.

O que conta então como um "bom" resultado TOEIC? Depende muito do país em que se está a candidatar e dos requisitos da oferta de emprego. A maioria das pessoas faz o TOEIC de Leitura e Compreensão Oral para fins profissionais. Um resultado TOEIC de 900 pontos ou mais é um resultado alto em quase todos os cenários. Como regra, deverá incluir o resultado TOEIC no seu CV se tiver 900 pontos ou mais. Esta gama de valores é qualificada por quem concebeu o teste como um nível de prificiência elevada em Inglês profissional.

Outros casos

Se se está a candidatar a um emprego que não requer Inglês, vale a pena incluir no seu CV qualquer resultado TOEIC acima de 785. Mostra que consegue usar o Inglês no espaço de trabalho, e fará sobressair a sua candidatura. No entanto, se a candidatura requerer Inglês fluente, não inclua um resultado de 900 ou menos. É melhor, neste caso, não incluir nenhum resultados, já que até os resultados entre 785 e 900 vão tornar a sua candidatura mais fraca. Se o seu resultado TOEIC for inferior a 785, não o inclua no seu CV.

É menos comum fazer o teste TOEIC de Oralidade e Escrita para razões profissionais, mas se o fizer, um resultado de 360 ou mais coloca-o na categoria de alta proficiência. Qualquer resultado acima de 360 deve sem dúvida ser incluído no seu CV, mas certifique-se que refere que é um resultado to TOEIC de Oralidade e Escrita, e não um resultado do TOEIC de Leitura e Compreensão Oral, porque nesse caso o resultados 360 seria muito baixo.