GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Como te tornares fluente numa língua em um ano

Como te tornares fluente numa língua em um ano

Ser fluente numa língua é uma das qualidades mais procuradas pelos empregadores (desculpa, falar fluentemente “emoji” não conta). Por isso, se queres preparar o teu futuro e ser fluente numa língua em um ano:

Este artigo é para ti!

A capacidade de comunicar com as pessoas será importante até ao final dos tempos. É um facto. Aprender uma língua é ponto-chave para se ter uma carreira internacional. Outro facto.

Mas há 750 000 palavras em inglês. E o japonês o chinês nem usam os mesmos caracteres que as línguas europeias.

Aprender a falar outra língua não é fácil (apesar de ter benefícios para a saúde) e qualquer uma que escolhas tens de te esforçar. Há, no entanto, algumas estratégias e truques que podem ajudar-te a aprender uma língua.

Nota: Se neste ponto ainda não sabes que língua deves aprender, nós podemos ajudar. Clica no link anterior antes de prosseguires.

Aqui estão algumas dicas de como te tornares fluente numa língua em um ano.

MESES 1 – 3

Muda-te para outro país e integra-te

Sim, há muitas dicas para aprender línguas rapidamente.

E vamos concordar:

Nem tudo pode ser aprendido numa sala de aula.

Para te tornares verdadeiramente fluente, desafia-te e mergulha de cabeça numa vida em que tens de usar essa língua em todas as situações.

Para aprender espanhol? Muda-te para Madrid, Barcelona, Playa Tamarindo ou Buenos Aires. Francês? Tira uns meses (no mínimo!) para estar em Paris ou Nice.

Vais ter que te desenrascar todos os dias. Passado pouco tempo vais ver que perceber a língua e juntar as palavras certas se torna muito mais natural. Isto é especialmente importante se estás a aprender uma língua com um alfabeto completamente diferente do teu, como o Japonês ou o Chinês.

Vais conseguir ter um sotaque bem melhor, praticar todos os dias sem te dares conta e é uma ótima desculpa para viajares!

Vê televisão

Tenta acompanhar a história e os diálogos de uma série de tv numa língua diferente.

Decifrar as conversas enquanto vês uma cena em aberto ajuda os centros de linguagem do teu cérebro a perceber nova informação de uma maneira mais interessante, como se fosse um quebra cabeças, tornando mais fácil lembrares-te daquilo que aprendeste e mais próximo de te tornares fluente.

Ler as legendas ajuda-te a visualizar a estrutura frásica e a teres a certeza de que estás realmente a perceber o que estás a ouvir.

Ver as repetições da série Friends pode ajudar-te a aperfeiçoar o teu inglês, por exemplo (há outras séries que podem fazer o mesmo), enquanto vês Narcos no Netflix também pões o teu espanhol em dia sem te aperceberes.

Pergunta, pergunta, pergunta

“Não percebo!” vai passar a não fazer parte do teu vocabulário. A sério, não ignores uma frase que não percebes, principalmente durante os primeiros meses em que possivelmente há muitas coisas que ainda não estão claras.

Se estás a falar com alguém não tenhas medo de lhe perguntares ou se estás a ler alguma coisa e tens alguma dúvida faz uma pesquisa no Google. Estudos mostram que mais facilmente te lembras das coisas se as pesquisares do que se só as aprenderes nas aulas, porque tiveste que resolver o teu próprio problema. E não podes discutir com a ciência!

MESES 4 – 6

Ouvir podcasts

As viagens diárias podem ter muito mais utilidade do que só fazeres contacto visual com a tua crush.

Começa a treinar a tua fluência ao fazeres download de um curso de “Como aprender a língua X” e ouvir um por dia até estares confortável a traduzir o que é dito. A pequena série de entretenimento da BBC ‘6 Minute English’ (6 Minutos de Inglês) é uma ótima e rápida forma de melhorares o teu Inglês, por exemplo.

A seguir, encontra um podcast em que haja conversações ao ritmo normal de fala na língua que estás a aprender. Escolhe um tópico que te interesse (como críticas de filmes ou comida) e habitua-te ao ritmo natural de fala, ao discurso espontâneo, informal e natural.

É como teres uma conversa com os teus amigos, sem teres que responder.

Pratica e aprende regularmente

A chave para adquirir qualquer competência é a consistência.

Agora que estás a começar a familiarizar-te com os básicos da língua, arranja um tempo regular no teu calendário para te sentares e te focares. Por, no mínimo, uma hora por dia revê aquelas regras de gramática traiçoeiras que te deixam confuso ou compromete-te a aprender um conjunto de verbos novos.

Pratica-os no dia a seguir para ficarem realmente guardados na tua memória de longo prazo. Tens que ser rigoroso (um pouco como estar de dieta ou fazer exercício) – quanto mais esforço colocas na tua aprendizagem, mais cedo vais ver ótimos resultados.

Aprende em conjunto

Falar em voz alta é uma das melhores formas para aprender, mas pode ser difícil quando ainda não estás confiante.

Com colegas teus, que estejam no mesmo nível de aprendizagem que tu, tentem falar, praticar e melhorar em conjunto – o falar vai tornar-se mais natural. Para além disso, vais fazer novos amigos, o que é incrível.

MESES 7-9

Lê tudo

Desde livros, a literatura clássica e revistas até à parte de trás das caixas de cereais, habitua-te a ler palavras seguidas em frases corretas em todas as áreas da vida.

Segue lojas, blogs e websites populares estrangeiros nas redes sociais para que mesmo que não estejas a ver nada em específico, o tempo que passas a ver o feed de notícias do Facebook ou do Instagram tenha alguma utilidade.

Os livros podem preparar-te para conversas mais formais e para comprares bilhetes de autocarro, mas a melhor maneira de expandires o teu conhecimento da língua é diversificares os materiais de leitura a que estás a expor o teu cérebro.

Agora vê mais televisão…

… sem legendas! Há muitos programas de televisão que te podem ajudar a aprender uma língua.

Quando já conseguires acompanhar o espanhol na série Narcos, testa as tuas novas skills ao ver Los Tiempos de Pablo Escobar.

Esta série documental segue a história verídica de chefes de cartéis de drogas e é inteiramente em espanhol. Outros sites da internet, como canais de Youtube, podem rapidamente ajudar-te a perceber as tuas skills de conversação; para o Francês, tenta subscrever o canal Ooh la la, Hollywood Speaks French.

Alternativamente, tenta aprender enquanto vês Tedx Talks noutras línguas. Não vais apenas ter novas ideias interessantes de algumas das mentes mais brilhantes e inovadoras do mundo, como os oradores também falam de maneira clara e direta, tornando fácil acompanhá-los.

MESES 10 – 12

Fala

Quando tiveres completado os teus cursos de aprendizagem de línguas através dos podcasts, guarda os teus headphones.

Começa a falar com seres humanos a sério. Faz amizades com pessoas nativas e fluentes na língua que estás a aprender fora da sala de aula e fala com eles só na língua deles – não há literalmente melhor forma de praticares.

Se mudaste de país, arranjar um hobby é uma maneira fácil de conhecer novas pessoas com interesses semelhantes aos teus.

Mantém a cabeça erguida

Esta frase simplesmente significa ‘mantém-te positivo’.

Aprender uma língua é difícil. Nalguns dias vai parecer que estás a ganhar e que estás quase fluente, enquanto noutros vai parecer que o teu cérebro construíu uma barreira para não deixar qualquer língua estrangeira entrar. Uma barreira bem alta.

Em vez de te deixares ir abaixo, se sentes que estás a ter dificuldades, olha para trás e pensa nos meses que passaram e tira algum tempo para te dares conta do quanto já evoluíste.

Passa dez minutos a ler as tuas antigas notas das aulas ou traduz um simples texto e vais ver que é muito mais fácil do que costumava ser – especialmente passado um ano!

Sê perseverante e vais chegar lá.

Faz um intercâmbioSabe mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me