APRENDER UMA LÍNGUA É CHAVE PARA UM FUTURO INTERNACIONAL

Os benefícios de expandir os horizontes linguísticos do seu filho (e os seus próprios) vão muito para além dos benefícios de aprender a comunicar numa nova língua, e ainda mais além de recompensas cognitivas curiosas. Para as crianças em particular, as capacidades que elas adquirem no seu caminho de aprendizagem da linguagem – empatia, flexibilidade e inteligência cultural – podem provar-se muito importantes no seu caminho para se tornarem cidadãos globais.  Assim, aprender uma íngua é chave para terem um futuro internacional com sucesso.

BILINGUALISMO E O CÉREBRO

Não interessa em que língua é que funciona, o cérebro é um órgão altamente complexo. Enquanto que dantes se pensava que ser bilingue não tinha nenhuma vantagem (pelo contrário, só tinha desvantagens), os benefícios de aprender uma nova língua são agora bem conhecidos, com mais pesquisa a ser feita a toda a hora.

Enquanto que não é necessariamente verdade que os bilingues sejam mais inteligentes, investigadores descobriram que o cérebro de uma pessoa bilingue é mais flexível e adaptável, especialmente à medida que envelhece. Os bilingues, por exemplo, desfrutam de um atraso entre 4 a 5 anos no início de demência e de recuperações cognitivas mais rápidas depois de um AVC. O seu cérebro mostra também uma maior quantidade de massa cinzenta no córtex pré-frontal dorsolateral, a parte do cérebro que lida com a “função executiva” do cérebro, permitindo-lhes que organizem informação em conflito, se concentrem e resolvam os problemas mais eficazmente.

Noutro estudo, descobriu-se que crianças bilingues tinham mais flexibilidade cognitiva demonstrada quando completavam exercícios mentais, enquanto que outro estudo adicional descobriu que adultos bilingues que falam regularmente nas duas línguas também desenvolveram uma flexibilidade mental mais elevada.

APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA E OUTRAS LIFE SKILLS

Para além dos benefícios cognitivos, aprender outra língua ajuda as crianças a desenvolverem outra capacidades essenciais. Num estudo, descobriu-se que crianças que falam mais do que uma língua têm mais empatia e uma melhor interpretação e melhores capacidades comunicativas. Este facto, supõe-se que seja consequência de crianças bilingues terem que interpretar continuamente as intenções e perspetivas dos outros.

Os benefícios de excelentes capacidades interpessoais – assim como flexibilidade cognitiva aumentada e funções executivas – vão muito para além da sala do investigador, e claro: são essenciais para a compreensão dos outros, trabalhando efetivamente e, em última análise, para o sucesso.

A CONEXÃO CULTURAL

É evidente que falar duas ou mais línguas dá às crianças e jovens uma vantagem competitiva, mas num mundo no qual é estimado que metade da população seja bilíngue – e muitas destas pessoas até vivem mais do que uma cultura em casa – não será falar só uma língua, uma desvantagem cultural?

Vários estudos confirmaram que os bilingues têm um espírito mais aberto e são culturalmente mais confiantes; duas capacidades que são essenciais para ter sucesso em ambientes de trabalho internacionais e sentir-se à vontade num mundo em constante mudança. De facto, as crianças e jovens que falam mais que uma língua, vão achar mais fácil trabalhar com pessoas que venham de meios diferentes e de todas as partes do mundo: a verdadeira inteligência cultural é encontrada na apreciação e compreensão de outras culturas e maneiras de pensar e agir. Daí que aprender mais do que uma língua seja mesmo uma a chave para um futuro internacional de sucesso.

LÍNGUAS NO EMPREGO

As línguas podem vir a ser um negócio tão poderoso no século 21 como a tecnologia foi no século 20, fazendo com que as capacidades linguísticas de cada um seja um fator diferenciador entre candidatos para a maior parte dos trabalhos. Devido aos avanços tecnológicos, que permitem que as empresas tenham cada vez mais negócios internacionais, os locais com capacidades linguísticas desenvolvidas, assim como elevado nível de Inglês, vão ser necessários para este mundo de negócios. Mesmo em países com alguma resistência tradicional ao multilinguismo, a importância das capacidades linguísticas está a ficar cada vez mais vincada: nos Estados Unidos, por exemplo, existem agora mais falantes de Espanhol do que em Espanha, fazendo com que seja a segunda maior comunidade de falantes de Espanhol, depois do México.

Comunicação eficaz multilingue conduz a uma boa produção e abre novas oportunidades como empregos e projetos globais, mas também há um benefício financeiro tangível por se falar mais que uma língua: falar Alemão, por exemplo, pode significar uma percentagem de 3.8 de aumento no seu salário e uma receita extra estimada de 128,000 dólares ao longo da vida.

RESUMINDO

Aprender uma língua é divertido, útil e em muitas áreas, essencial para o desenvolvimento das crianças e para o sucesso futuro dos jovens: transmite vantagens cognitivas e capacidades essenciais para a vida como a empatia, adaptabilidade e flexibilidade. Estas capacidades são atraentes para qualquer pessoa, mas particularmente importantes no futuro daqueles que sonham trabalhar, viver ou viajar para o estrangeiro.

Invista em mais línguasSaiba mais