GO Blog | EF Blog Portugal
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

Razões para aprender Francês

Razões para aprender Francês

Razões para aprender Francês? Ah, le Français! É uma língua que as pessoas associam ao amor, crepes, barretes e um certo “je ne sais quoi”. Sendo parte francófono – o meu pai é de uma zona franca da Suíça – pensei que deveria aprender francês rapidamente e sem esforço. Apercebi-me então que não é assim tão fácil e que tive alguns problemas pelo caminho. Deixe-me explicar…

“Esse franceses! Têm uma palavra diferente para tudo.” – Steve Martin

1. Família

Quando comecei a ir à Suíça visitar a minha família, eu não só desconhecia a existência da Suíça (tinha seis anos!) e também não falava uma única palavra em francês! Eventualmente fui percebendo algumas coisas, tendo em conta que estava no país e rodeado pela língua; passar Verões na terra dos chocolates e montanhas com neve foi uma óptima forma de aprender.

Se não tens essa oportunidade, podes sempre viajar e aprender francês com nativos.

2. Evitar desentendimentos

Os meus avós não falavam inglês, portanto, sempre que eu não sabia uma palavra em francês eu tentava usar o espanhol. A maior parte das vezes eles percebiam mais ou menos o que queria dizer, especialmente pelo contexto. Mas nem sempre…
Isto foi o que aconteceu: Tinha acabado de regressar de uma viagem ao Peru onde acidentalmente (ênfase no acidentalmente)) tentei provar Porco da Índia . E, obviamente, tinha de contar aos meus avós suíços deste evento. Em espanhol, Porco da Índia é “cuy”. Considerando que eu não sei como se diz em francês (é “cochon d’inde” no caso de se estarem a perguntar), disse aos meus avós: “En Peru, j’ai mangé du cuy”. Então, qual é o problema? Bem, “cuy” soa exactamente a “couilles”, o que em francês é uma parte anatómica masculina que eu não posso nomear aqui. Claro que o que eu queria dizer e o que eles entenderam foi bem diferente! Devem imaginar a humilhação e risos (da parte deles) que ecoaram!

3. Comediantes franceses

Adoro o humor francês! E alguns podem não saber disto, mas os franceses são hilariantes. Vejam o Gad Elmaleh, por exemplo. Se quiseres rir desalmadamente precisas de perceber a língua tendo em conta que muito do humor pode perder-se na tradução. De qualquer modo, muitas pessoas dizem que: a partir do momento em que perceber uma piada noutra língua, já a dominas!

4. Comunicas com (muitas) pessoas

Há muitas celebridades que falam francês e tu não imaginas. Como o grande e recentemente falecido Nelson Mandela disse uma vez, “se falares com um homem numa língua que ele perceba, isso vai-lhe ficar na cabeça. Se falares com ele na sua língua, isso vai ficar no seu coração.” Uma vez que cerca de 300 milhões de pessoas falam Francês, falar essa língua significa que consegues comunicar diretamente com 1 em cada 25 pessoas do mundo. O Francês é a língua oficial em 29 países e é a segunda mais estudada no mundo depois do Inglês. E não é só isso, mas, devido ao crescimento da população em África, onde vivem cerca de 50% das pessoas que falam Francês de forma nativa, poderá haver cerca de 700 milhões de falantes de Francês no mundo em 2050. Nesse mesmo ano, poderá até mesmo passar o Chinês Mandarim e o Inglês como a língua mais falada do mundo, tal como sugere um estudo. É uma razão suficiente para juntares esta língua ao teu repertório? Acho que sim.

5. Tornas-te um diplomata (e compreendes a história mundial)

O Francês é o crush do panorama diplomático e uma das 4 línguas mais bonitas do mundo. É a língua processual para a União Europeia, a única usada para discussões no Tribunal de Justiça da U.E. e uma das línguas de trabalho das Nações Unidas. A sua importância histórica também é imensa, particularmente em África, no período colonial, onde o uso do Francês pelos colonialistas franceses e belgas conectou os grupos étnicos. Por causa disso, aprender e falar Francês vai permitir-te estabelecer ligações fora de França. É uma perspectiva entusiasmante para qualquer pessoa que tenha interesse em compreender melhor a história e a cultura africana.

6. Mergulhas nas artes

É raro ir a uma aula de literatura na escola e não falar dos heróis literários franceses, incluindo Albert Camus e Alexandre Dumas. A literatura francesa teve um grande impacto nos temas, estilo de escrita e, acima de tudo, no desenvolvimento da literatura por si só, particularmente no século XIX. Na moda, Paris é a indiscutível capital mundial da moda, e por boas razões. É a sede de grandes casas da moda como a Chanel, Louis Vuitton e Dior que redefiniram – e continuam a redefinir – qual é o estilo que se usa. Se te quiseres ligar à literatura francesa e compreender o que é aquele je ne sais quoi omnipresente que define o estilo francês, só tens de falar a língua.

7. Falas a língua do amor

Na França medieval do século XII, o casamento não era por amor. O casamento era um arranjo económico, social e religioso e o amor era algo para idolatrar.
É assim que entra a história dos trovadores que entretinham os senhores e as senhoras dos castelos com as suas canções de amor e poesia e que, eventualmente, influenciaram cavaleiros e mercenários que voltavam de batalhas e tentavam cortejar as suas damas a cantar. Isso era conhecido como l’amour courtois ou cortejo/ namoro. Uma forma mais complicada de tentar conquistar o coração de alguém em vez de fazer uma abordagem direta. E que melhor forma de namorar que en français?

Tens uma boa desculpa para ir a França!

Estas são as minhas Razões para aprender Francês. É preciso dizer mais alguma coisa?

EXPLORA FRANÇASaiba mais
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me